Como impulsionar suas vendas com a produção na frente da loja

Como impulsionar suas vendas com a produção na frente da loja

Produção na frente da loja

Os conceitos de “produção na frente da loja” ou “ponto-quente” de uma padaria são uns dos maiores chamarizes que uma panificadora pode ter, já que cativam nos clientes o desejo por aquele produto fresquinho e saído direto do forno.

Um observador desavisado às tendências tecnológicas e comerciais pode imaginar que estamos falando apenas de expor produtos prontos, o que em parte não deixa de ser verdade, contudo, com os avanços na tecnologia para o ramo da panificação, já podemos ir além.

Aqui, falaremos um pouco mais sobre como funciona esse tipo de produção e quais os equipamentos necessários para colocá-la em prática e vender mais.

Acompanhe o post e confira!

O que é ponto quente e frente de loja?

Primeiramente, vamos explicar melhor os dois conceitos:

  • Ponto quente: são locais destinados apenas para assar e vender pães em fornos compactos, ou seja, normalmente ficam distantes da produção. Esses podem receber pães e outros produtos de um centro de distribuição da marca ou de terceiros.
  • Assamento na frente de loja: nessa solução, tudo é preparado na área de produção da padaria e, desses produtos, alguns são selecionados para serem forneados em fornos compactos na frente da mesma padaria.

Hoje novas linhas de fornos revolucionam, dia após dia, os ramos de serviços de alimentação (food service) e panificação e, dentre esses fornos, podemos destacar alguns como:

  • Fornos Turbo: equipados com um sistema de turbinas que distribui o calor uniformemente e de maneira controlada em seu interior;
  • Speed Ovens: fornos ultrarrápidos que finalizam os mais diversos tipos de produtos em questão de segundos, conciliando temperatura de resistência, micro-ondas e ar impingido ao mesmo tempo.
  • Fornos de convecção compactos: fornos com a qualidade dos turbos, porém compactos, utilizados para uma produção mais concisa de produtos;
  • Fornos de Lastro e Fornos Vitrine: sobre os quais entraremos em mais detalhes posteriormente e que são muito interessantes para a produção na frente da loja. 

Quais são as principais vantagens de assar os produtos na frente de loja?

Atratividade

Pense, por exemplo, em como o expositor de frangos de uma padaria ou supermercado sempre chama a atenção por conta do aroma e da aparência. Agora responda: por que não fazer isso com outros produtos?

Ao assar à vista dos clientes, além de atraí-los com o delicioso aroma de pão quentinho, de salgados e até de doces, você vai mostrar que tem algo que é extremamente procurado: produtos frescos, assados na hora.

Redução de desperdícios

Esse processo, principalmente quando unido à produção antecipada, pode minimizar desperdícios. Isso porque, após produzir e assar em grande escala para oferecer produtos nos horários de pico, você pode separar parte dos produtos para assá-los na frente de loja nos horários de menos movimento.

Dessa forma, dois grandes problemas do fornecimento são reduzidos: você terá menos perdas com excesso de produtos e você conseguirá oferecer itens sempre frescos, o que auxilia tanto no aumento da lucratividade quanto na fidelização de clientes.

Fornos Vitrine 

Esses equipamentos são uma alternativa para levar um pouco do processo da produção do pão ao cliente, ou seja, ele vê o produto sendo feito na hora, já que o forno está sempre na área de exibição, produzindo e finalizando produtos durante todo o expediente, proporcionando a experiência visual e olfativa do pão quentinho.

São equipamentos incríveis e podem se tornar destaque do seu estabelecimento. Mais compactos e eficientes, os fornos vitrines são uma alternativa para quem procura construir uma boa estratégia de produção na frente da loja, além de facilitarem o planejamento e a organização interna.

Com um tamanho reduzido, servem principalmente para produção de itens continuamente durante todo expediente, trazendo o consumidor mais próximo ao processo de produção. Esse forno também é ideal para quem trabalha com pães e produtos congelados ou pré-assados.

Fornos de Lastro

Outro equipamento que é um forte aliado nesse processo é o Forno de Lastro, principalmente pelas tendências à diversificação com maior valor agregado, pelas quais muitas panificadoras vêm optando, como a produção de produtos diferenciados como pães de fermentação natural, alta hidratação e padrão europeu. 

Produtos esses que exigem uma diferença na finalização como cascas mais grossas e acabamento rústico, que remontam aos pães feitos em fornos antigos, de difícil produção em fornos convencionais, além de também serem poderosas ferramentas para a confeitaria fina, já que permitem um controle individualizado da temperatura de piso e teto.

Sabe aquele produto que você gosta mais clarinho embaixo e mais douradinho em cima? Com fornos lastros fica fácil alcançar este e outras variações de resultado.

Tanto os fornos de lastro quanto os fornos vitrine são perfeitos para a produção na frente da loja, pois ambos não transmitem seu calor interno para o interior da loja da mesma forma que suas portas de vidro e iluminação interna permitem o acompanhamento da produção ao longo de todo o seu processo.

Cuidados com legislação local

Em algumas regiões, as vigilâncias e fiscalização podem solicitar itens como vidros separando a área de assar pães do contato direto com o público, pias e lavatórios para higienização das mãos e utensílios, mesas inox para manipulação de produtos ou outros requisitos que variam localmente, devido ao fato de que as legislações são dinâmicas.

Assim, entre em contato com os fiscais e envolva-os no processo de reorganização da sua loja e, caso esteja em um projeto, converse também com o arquiteto ou engenheiro responsável para que tudo fique de acordo.

Conclusão

Como vimos, a produção na frente da loja é um importante diferencial competitivo para a sua padaria. Ela permite criar uma imagem mais atrativa nos produtos, além de reduzir o desperdício, possibilitando que o panificador finalize apenas os produtos que têm maior demanda no dia.

Para implementar a estratégia, é importante que a padaria invista em bons equipamentos e na tecnologia de ponta para gerar uma produção mais atrativa ao público.

Gostou do post? Descubra também como aumentar a lucratividade do seu negócio com os pães congelados.

Fornos de Panificação
Blog Comments

Preciso de um orçamento dos seguintes equipamentos para uma padaria pequena.
-Forno de lastro.
-Amassadeira.
-Divisora de massas.
-Mideladora.
-Resfriador de água.
-Camera de fermentação.
-Batedeira.
Grato
Tel :71 9 9957-9660

Olá Gulmar, tudo bem?
Entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 (ou nesse link: https://wa.me/553534491213). Nosso telefone fixo é 35 3449-1200.

Deixe um comentário