fbpx

Fornos turbo: quais são os diferenciais desse equipamento?

As vantagens dos fornos turbo estão relacionadas tanto à praticidade quanto à alta produtividade. Mas as qualidades desse equipamento não param por aí, e é por isso que ele é um item fundamental, tanto na produção artesanal quanto em cozinhas industriais.

Quer saber mais sobre as funcionalidades desse importante item e como ele pode auxiliar na produtividade e margem de lucro do seu negócio de food service? Então, continue a leitura!

Da lenha à turbina

Antes de falar sobre as inúmeras vantagens dos fornos turbo, vamos entender melhor como esse equipamento se tornou “a menina dos olhos” dos negócios de panificação e confeitaria.

Antigamente, a produção artesanal de pães era toda feita em fornos a lenha. Eficientes, porém carentes de praticidade, os fornos a lenha demandavam uma série de cuidados na rotina das padarias e, com o tempo, foram se tornando obsoletos. As restrições impostas a certas madeiras até então usadas na queima também contribuíram para inviabilizar o uso.

Os fornos turbo, então, apareceram no mercado e ofereceram eficiência, praticidade, qualidade e modernidade. Foi há 50 anos que os fornos turbo ganharam espaço nos negócios de panificação e, ao longo desse tempo, já evoluíram sobremaneira em termos de design e tecnologia.

Especificações dos fornos turbo

Sabe aquele assado bonito, com casca crocante na medida certa, coloração perfeita e miolo macio? O segredo está no tipo de forno escolhido, ou melhor, na presença de um jato de vapor dentro da câmara e no controle da temperatura. Essas especificações, bem como a tecnologia do equipamento, fazem toda diferença na hora de assar um alimento.

Os fornos turbo possuem características e especificações que fazem com que eles tenham um desempenho muito diferenciado em relação aos demais fornos convencionais. Confira que especificações são essas!

Turbo e vapor

Foi na década de 1960 que surgiu a tecnologia capaz de promover a circulação do calor de maneira uniforme por meio da força elétrica ou do gás.

Os fornos turbo têm um sistema com bico injetor de água, que é acionado por um botão no painel. Esse sistema libera vapor úmido sobre a turbina em rotação, que dissipa o vapor de forma homogênea dentro da câmara. Esse processo de vaporização é o responsável por formar a casquinha crocante do pão francês, por exemplo.

Isolamento térmico

Outra especificação do forno turbo é a questão do isolamento térmico. No mercado, há muitos fornos considerados turbo, mas que deixam essa especificidade de lado. E, acredite, isso faz toda a diferença!

O isolamento térmico é essencial porque ele impede a dispersão de energia para o ambiente. O uso de isolantes de qualidade, aplicados em lugares estratégicos do forno, confere ao equipamento maior durabilidade e, consequentemente, eficiência energética.

Diante disso, na hora de comprar um forno turbo, escolha os que são produzidos por fabricantes mais criteriosos e que investem nesse quesito!

Material seguro e durável

A escolha do material dos fornos turbo é outro quesito que faz diferença na eficiência e no design.

O aço inoxidável é uma matéria-prima de excelente qualidade para a fabricação de equipamentos dessa natureza. Esse tipo de aço funciona como um espelho — a face brilhante faz com o que o calor dentro da câmara seja refletido no alimento. O resultado é um assado de alta qualidade com uma cor belíssima e convidativa.

Além disso, o aço inoxidável agrega muito valor e beleza ao design do forno. Já percebeu que antigamente os fornos ficavam no fundo das padarias, bem escondidinhos? Isso mudou, pois o design moderno fez dos fornos turbo um equipamento de vitrine.

Posicionados estrategicamente, os fornos turbo possibilitam ao cliente apreciar o produto. O aspecto apetitoso e o perfume da quitanda assando é um convite à compra.

Sendo assim, os fornos turbo fabricados em aço inoxidável podem ser incorporados à decoração do espaço e identidade do negócio.

Tecnologia para uma produção de qualidade

Com as pesquisas constantes, o forno turbo ganhou novos dispositivos e formatos mais compactos e robustos. Confira!

Equipamento compacto

A tecnologia aplicada na compactação do forno agregou prateleiras e estantes, trazendo um grande diferencial no aspecto da produção. Pães de diferentes tipos e tamanhos agora podem ser assados simultaneamente, preservando a qualidade do produto. Para cada demanda do cliente, há um tamanho ideal de forno turbo.

Programação digital

Os equipamentos mais modernos têm um eficiente controle digital do processo de assar os alimentos. Há um temporizador digital para registrar o tempo e acionar um alarme assim que o produto estiver pronto. Além disso, há funções para realizar o controle da temperatura com precisão.

Há modelos de fornos turbo que fazem a programação de receitas específicas. No painel digital, é possível programar a temperatura de preaquecimento, a intensidade da vaporização e o tempo de assamento do produto. Para quem é novo no mercado de panificação, esses recursos possibilitam uma ótima inserção no negócio.

Sensores

Na programação digital, os sensores são os responsáveis por avaliar a temperatura interior e garantir a padronização dos processos, facilitando o ganho energético.

Manutenção de fornos turbo

Equipamentos e maquinários de cozinha industrial, da mesma forma que podem contribuir para a produção, podem também dar muita dor de cabeça se não forem fabricados com rigorosos critérios de qualidade e segurança.

A primeira dor de cabeça vem na manutenção do equipamento: dificuldades na higienização da máquina, ferrugem, superfícies porosas, fragilidade das peças etc.

Processo de higienização

O aço inoxidável facilita a manutenção, já que é um material extremamente prático, resistente e fácil de limpar. A durabilidade agrega mais valor a esse material nobre.

A superfície lisa traz praticidade para a limpeza e impede proliferação de bactéria e outros micro-organismos. A Vigilância Sanitária é rigorosa nesse tipo de inspeção. O fiscal é minucioso ao avaliar se as superfícies dos móveis e equipamentos da cozinha não apresentam ranhuras ou porosidades.

Por esse motivo, fornos turbo de alto padrão devem ser confeccionados preferencialmente em aço inoxidável e com um design robusto, garantindo produtividade sem ocupar muito espaço na cozinha. Isso facilita até mesmo na circulação dos profissionais e funcionários no espaço.

Um comparativo com outros tipos de fornos

Para ficar ainda mais clara as possibilidades dos fornos turbo, vamos fazer uma breve comparação desse equipamento com outros tipos de fornos. Acompanhe!

Forno de convecção

São elaborados para evitar a variação da temperatura dentro da câmara. Deixa os alimentos assados de forma uniforme, mas não possuem a alta capacidade e produtividade dos fornos turbo.

Forno de lastro

Esse tipo de equipamento é indicado para alimentos de alto valor agregado: pães especiais, salgados, e confeitaria em geral. A máquina tem um aquecimento rápido de qualidade na cocção pois possui câmaras independes.

Como você viu, os fornos turbo são equipamentos essenciais para que o seu empreendimento se mantenha competitivo no mercado, oferecendo produtos de alto nível para os consumidores. Com as informações que apresentamos, você já consegue fazer uma boa escolha e investir nos melhores fornos turbo do mercado.

Entre em contato com a Prática e conheça nossas facilidades e soluções em fornos e equipamentos de panificação e confeitaria.

Facebook Comments

Deixe um comentário