Gastronomia no supermercado é apenas rotisseria? Como inovar?

  • Home
  • Gastronomia
  • Gastronomia no supermercado é apenas rotisseria? Como inovar?

As mudanças no comportamento dos consumidores obrigaram as empresas do setor de food service a se adaptarem. A correria do dia a dia faz com que as pessoas busquem por novas soluções em alimentação, que sejam mais práticas e contribuam para um aproveitamento eficiente de seu tempo. Nesse sentido, o uso da gastronomia no supermercado é a melhor alternativa para atender a essa nova demanda.

Contudo, a rotisseria não é a única opção a ser explorada. Muitos empresários adotam a palavra como sinônimo de “produzido em nossa cozinha”, mas o conceito desse termo não é exatamente esse, como você vai entender neste artigo. Além desse esclarecimento, vamos falar como inovar na gastronomia em supermercados, por meio de ações importantes que ajudam a oferecer um diferencial aos clientes.

Quer aumentar as vendas e atender melhor o público do seu estabelecimento? Confira as nossas dicas!

O que é uma rotisseria?

Vamos começar esclarecendo o conceito de rotisseria. O termo, que vem do inglês “rotisserie” (e não francês, como muitos pensam) se refere ao modo de preparo de carnes assadas em espeto. Podem ser utilizados a brasa, o gás ou a eletricidade e serem feitas na horizontal ou vertical. Os exemplos mais comuns vistos no Brasil são o churrasco e o frango assado.

Diante disso, fica fácil perceber que a gastronomia no supermercado pode, e deve, ir muito além da rotisseria. O termo tem sido utilizado para denominar o setor que fornece alimentos preparados pela equipe do estabelecimento na cozinha industrial do local e oferecido como opção de refeições rápidas ou ingredientes prontos para utilização em receitas.

Apesar da aplicação equivocada, ele representa melhor as possibilidades que as empresas do setor têm de oferecer produtos e serviços mais adequados aos perfis de seus clientes.

Como inovar em gastronomia no supermercado?

Esclarecidos os conceitos, vamos agora dar dicas que ajudam a inovar na oferta de gastronomia em supermercados. Acompanhe.

Entenda as características do seu público

Qualquer decisão estratégica de um supermercado precisa se basear no perfil do público que ele atende. Portanto, o primeiro passo é identificar e entender suas principais características. Entre os pontos mais relevantes a serem levantados, estão:

  • faixas etárias predominantes;
  • tipos de composições familiares;
  • preferências alimentares;
  • hábitos de horários de compras.

Cada detalhe ajuda a compreender o processo de tomada de decisão dessas pessoas e o que elas mais valorizam. Isso interfere nos direcionamentos a serem adotados e nas táticas de atração e fidelização dos clientes.

Escolha um local mais adequado

Escolha um espaço em seu supermercado que faça mais sentido para o público que pretende alcançar. Nem sempre estar mais próximo da cozinha é a melhor opção. Eles podem querer estar mais afastados dos demais clientes em compras para fazerem suas refeições no local, por exemplo.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Levante quais serão os produtos e serviços a serem oferecidos e identifique uma estratégia mais efetiva. Se não houver a necessidade de ofertar refeições no local, uma tática de ter produtos espalhados em diversas gôndolas pode aproximar os consumidores dos itens e, com isso, aumentar as vendas.

Monte um mix de produtos bem variado

O público de um supermercado, por mais segmentado que seja, é variado. Não dá para restringi-lo a apenas mulheres, ou apenas jovens, ou a apenas a casais sem filhos. É preciso fornecer alternativas para diferentes realidades. Por isso, a variação no mix de produtos é tão importante para um estratégia de sucesso.

O supermercado pode oferecer pratos congelados para serem feitos no micro-ondas, cremes e pastas para compor receitas de tortas ou mesmo porções individuais de sobremesas, como pudins. O importante é pensar nas variações do público e encontrar produtos que atendam às suas necessidades.

Tenha um ambiente para refeições no local

As pessoas iam ao supermercado, antigamente, para fazer a compra de mantimentos e produtos de limpeza que durariam o mês inteiro. Hoje em dia, elas frequentam esses estabelecimentos com muito mais frequência, encaixando as visitas nos pequenos intervalos que consegue dispor ao longo do dia. É muito importante que o local forneça facilidades a esse público que tem a vida tão corrida.

Por isso, é interessante reservar um espaço para que os clientes possam fazer suas refeições dentro do supermercado. Assim, eles podem comprar algo que está faltando em casa e aproveitar o momento para fazer um lanche ou mesmo almoçar. Sem falar que é um excelente estímulo para que eles provem e aprovem os produtos feitos pelos profissionais da cozinha industrial.

Forneça serviços além de produtos

Quando pensamos em gastronomia no supermercado, a primeira coisa que nos vem em mente são os balcões com comidas bonitas e apetitosas, que você escolhe o que quer levar, pega e paga por ela. Mas, quando pensamos no mesmo conceito em um restaurante, a imagem é completamente diferente, e a principal diferença está nos serviços.

Um restaurante tem garçons, maître, banheiros, entre outras coisas. Então, além da possibilidade de alimentação no local, o estabelecimento pode fornecer alguns serviços agregados aos produtos que facilitem a vida dos clientes. Por exemplo, a encomenda de refeições, salgados e tortas para eventos.

Outra ideia que gera excelentes resultados é contar com um serviço de entregas. Ele pode ser próprio do local ou pertencer a uma rede, como as que utilizam aplicativos para celular. O mais importante para conseguir mostrar que a gastronomia no supermercado é muito mais do que uma simples rotisseria é a dedicação que você aplica no fornecimento de melhores produtos e serviços aos clientes.

Essas ações vão desde a escolha dos equipamentos até mesmo aos treinamentos feitos pela equipe, além do atendimento com relação à segurança alimentar e vigilância sanitária. Comece a cuidar desses detalhes e você verá o quanto o seu estabelecimento pode crescer e se destacar no mercado.

Gostou de conhecer todas essas ações? A melhor forma de se tornar um gestor melhor e proporcionar o avanço do seu negócio é se mantendo atualizado sobre as principais novidades e tendências do seu setor de atuação. Por isso, assine a nossa newsletter e receba informações valiosas diretamente em seu e-mail!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário