fbpx

Você sabe escolher uma máquina de panificação? Aprenda como!

No ramo de panificação e confeitaria, equipamentos e utensílios, bem como ingredientes e matéria-prima, são essenciais para garantir uma produção uniforme e de excelente qualidade. A falta de um equipamento adequado ou o uso de um aparelho ineficiente pode colocar tudo a perder.

O post de hoje é para ajudar você a escolher a melhor e mais eficiente máquina de panificação para seu negócio. Acompanhe o conteúdo até o final e aprenda tudo sobre esse tipo de equipamento. Você verá que estamos falando de máquinas indispensáveis para o bom funcionamento e sucesso do empreendimento.

Boa leitura!

A importância da máquina de panificação

Quando falamos sobre produção de padaria e de confeitaria temos que ter o entendimento de que são dois ramos que lidam com uma vasta gama de produtos. Em muitos estabelecimentos desse nicho de mercado, a produção é feita em larga escala para agradar clientes de diferentes perfis e paladares exigentes. Ou seja, são muitos itens feitos em grandes quantidades!

O ponto de partida para alcançar uma produção uniforme e de altíssima qualidade está na escolha da máquina de panificação, já que os equipamentos são a alma do negócio.

Uma cena ilustrativa

Para que você entenda bem a importância de uma máquina de panificação vamos descrever a cena que segue.

Na padaria, um pão perfeitamente assado, com a cor dourada na medida certa, chama a atenção de um cliente. Ele resolve comprar, pois, além da aparência, o cheiro está muito convidativo. Ao partir o pão, logo percebe a casca crocante e a maciez do miolo. No paladar, sente o sabor inigualável dos ingredientes minuciosamente selecionados. A experiência positiva faz o cliente voltar e se fidelizar.

Todo ciclo de produção do item que encantou o cliente contou com várias máquinas de panificação. Elas são responsáveis pela mistura perfeita, pela fermentação no tempo certo, pela divisão uniforme e por outras características.

Muitas vezes, os empreendedores não se conscientizam da importância dessas máquinas e acabam incorrendo ao erro de improvisar diante da falta de um equipamento adequado. O resultado disso costuma ser desastroso, com uma produção sem padrão e clientes insatisfeitos.

Modelos existentes de máquina de panificação

Até aqui, entendemos a importância da máquina de panificação. A questão agora é identificar quais modelos são realmente imprescindíveis para o seu negócio.

Há muitos tipos de máquinas disponíveis no mercado. Algumas são indispensáveis no ciclo de produção da padaria, seja qual for o tamanho do negócio. Outras, porém, são fundamentais apenas para os estabelecimentos maiores.

Entender o perfil do empreendimento 

Antes de citar os modelos existentes, é importante esclarecer que a máquina de panificação deve ser escolhida tendo como referência as especificidades do negócio:

  • tamanho do empreendimento;
  • perfil da clientela.

Ter essas questões bem definidas ajuda a investir nos equipamentos certos, sem gastar mais do que o planejado e sem cair no arrependimento do barato que sai caro. Agora sim vamos aos modelos de máquinas!

Resfriadores de água

O clima tropical quente e úmido do nosso país nem sempre favorece a produção de produtos de panificação e confeitaria. As altas temperaturas tendem a acelerar a fermentação da massa, o que nem sempre é bom!

É nesse momento que entram em cena os resfriadores, equipamentos que fornecem água fria que auxilia a manter a temperatura certa da massa para que o processo de fermentação ocorra no tempo adequado. Os resfriadores de água são fundamentais para garantir a qualidade dos produtos.  

Amassadeiras

Assim como a batedeira, as amassadeiras fazem parte dos equipamentos que estão na base do processo de produção, seja qual for o tamanho do empreendimento. Isso faz delas um item indispensável!

Em função da alta tecnologia com que são elaboradas, elas conseguem entregar a massa no ponto ideal para dividir e modelar. É uma praticidade que agrega também agilidade no processo de produção. 

Divisoras

A divisão de massa feita manualmente pode gerar alguns transtornos. Veja só esse exemplo: um cliente compra uma certa quantidade de pães e paga determinado valor. Em outro dia, ele paga o mesmo valor mas com uma quantidade de pães diferente. Embora ele saiba que o peso foi e mesmo, a falta de padrão no tamanho dos pães gera desconfiança e dúvidas.

É por isso que a divisora ajuda a padronizar a produção, evitando a variação no tamanho dos produtos.

No mercado, há divisoras que atendem a diferentes volumes de produção, para negócios de pequeno, médio e grande porte. As mais arrojadas, além do alto rendimento, conseguem fazer a divisão e a modelagem do pão automaticamente.

Há ainda as que trabalham o boleamento da massa, ótimas para o pão de hambúrguer, o de batata e para todos que têm formatos arredondados.

Modeladoras 

A modeladora é mais uma máquina que ajuda na padronização dos produtos, além de economizar na mão de obra. Ela é a responsável por moldar, por abrir a massa e enrolar em formato de caracol, como é cortado o pão francês, a baguete e muitos outros pães comercializados.

Depois da moldagem, o pão vai para a câmara de fermentação e, em seguida, para os fornos de panificação.

Batedeiras

São mais usadas para confeitaria. Misturam e batem os ingredientes de bolos, cremes, coberturas, recheios, biscoitos e bases de tortas, garantindo que tudo fique bem homogeneizado.

batedeira é um equipamento bastante flexível aos diversos volumes de produção. Escolhendo bem o fabricante, fica fácil decidir em qual investir.

Laminadoras

Ideias para a produção de folhados, as laminadoras são grandes aliadas. São elas que fazem as aberturas e cortes das massas para os diferentes fins. Laminam em espessuras diferentes, substituindo o trabalho manual, o qual toma bastante tempo e é muito cansativo!

Dicas de como escolher a máquina ideal

O propósito de se investir em uma máquina de panificação de alto padrão é o valor agregado que ela trará ao seu negócio. Estamos falando de eficiência, agilidade e muita praticidade no processo de produção. Isso inclui também aspectos de segurança no manuseio e facilidade no processo de higienização do equipamento.

Para que isso ocorra, é preciso investir em máquinas fabricadas por empresas que investem em rigorosos padrões de produção, com tradição e expertise em fabricação de equipamentos para o segmento alimentício.

Busque o melhor fornecedor

Assim como os ingredientes, busque pelos melhores fornecedores de equipamentos, em especial por aqueles que entregam propostas de valor que vão além do custo-benefício da máquina em si.

Bons fabricantes disponibilizam aos seus clientes não apenas um equipamento, mas sim uma solução completa, uma consultoria para concretizar bons resultados.

Outro diferencial é o tempo de mercado do fabricante e o investimento que ele faz em tecnologias de ponta. Um bom indicativo é verificar se a empresa possui selos e certificações de qualidade de produção.

A máquina de panificação confeccionada dentro desses padrões de qualidade, segurança e eficiência agrega ainda mais valor ao seu negócio. Lembre-se sempre de escolher os modelos levando em consideração as características do seu empreendimento. Isso garantirá uma compra acertada!

Com essas dicas, agora você está pronto para escolher a melhor máquina de panificação para investir. Entre em contato conosco e conheça os diferenciais fornecidos por nossa empresa.

Facebook Comments

Deixe um comentário