fbpx

7 equipamentos de panificação que não podem faltar em uma padaria

  • Home
  • Panificação
  • 7 equipamentos de panificação que não podem faltar em uma padaria

Se você se sente inquieto pela vontade de empreender, investir e produzir produtos diferenciados, está no post certo! Selecionamos aqui os principais equipamentos de panificação para você abrir o seu próprio comércio.

Com os aparelhos listados a seguir, os seus produtos serão fabricados com excelente padrão de qualidade e de segurança, e esse poderá ser o seu diferencial para vencer a concorrência no mercado de alimentação.

Venha conferir quais equipamentos de panificação são esses e se prepare para ter um negócio para chamar de seu.

Equipamentos de panificação dentro dos padrões de segurança

Antes de tudo, é muito importante investir em maquinários e equipamentos que atendem às normas de segurança estabelecidas pelos órgãos competentes, como o INMETRO e a Vigilância Sanitária. Basicamente, essas normas se referem à segurança no manuseio feito pelos funcionários, segurança alimentar e elétrica.

Vale a pena também verificar se o fabricante dos equipamentos possui outras certificações, como a ISO 9000, que atesta, entre outros quesitos, a seriedade da empresa. Dito isso, vamos aos equipamentos!

1. Fornos

Em se tratando de padaria, podemos afirmar que o forno é a alma do negócio. E há muitos tipos para atender a esse nicho de mercado.

Há fornos convencionais, elétricos, a gás, os mais compactos e, entre outros, os mais robustos. A variedade é grande!

Forno de convecção

Os fornos de convecção são uma ótima opção de investimento. São menores e podem ser facilmente colocados na frente da loja (área de venda).

As turbinas desse equipamento forçam o ar quente a circular. Dessa forma, alcançamos qualidade no preparo e muita economia!

Forno turbo

Assim como no forno de convecção, o ar quente no forno turbo é forçado a circular de forma homogênea dentro do equipamento. Dessa forma, temos um aquecimento com bastante rapidez e uma alta produtividade, preservando a qualidade da cocção dos alimentos. O forno turbo é muito indicado para panificação e confeitaria, na preparação de pães e bolos em geral.

Forno de lastro

Esse equipamento possui câmaras com controles independentes, que permitem atender flutuações de demanda, ou seja, realizar a cocção de diferentes produtos ao mesmo tempo.

No forno de lastro, é possível controlar com precisão a temperatura do teto e lastro da câmara, garantindo a qualidade do preparo. Com ele, o assado ganha uma excelente aparência, casca crocante, sem ressecar o alimento. Todas essas características resultam em qualidade, maior eficiência e menor gasto energético.

2. Amassadeiras

Essencial na panificação profissional, é nesse equipamento que a massa do pão é preparada. A amassadeira faz toda a homogeneização dos ingredientes, permitindo que o preparo aconteça alcançando as especificidades de uma massa perfeita: a formação da “rede de glúten” para conter os gases, o “ponto de véu”, quando a massa está lisa e consegue ser “rasgada”.

É importante lembrar também o nível de hidratação que a amassadeira em espiral oferece à massa. Há um truque aqui: um equipamento de qualidade consegue fazer a farinha absorver mais água. Isso é muito bom, pois reflete em maior rendimento, já que aumenta o peso final do pão, deixando-o com uma textura bem macia e úmida. É puro sabor!

3. Divisoras de massas

Este é um equipamento de panificação que aumenta a produtividade, e isso significa rentabilidade! Além disso, o divisor de massas ajuda a ter uma produção mais padronizada, com controle do peso de cada alimento possibilitando ao empreendedor fazer a conversão precisa de quilos em unidades.

4. Modeladoras de massas

Esse equipamento traz agilidade ao processo de produção. Ele é responsável por comprimir as porções de massa cortadas nas divisoras, fazendo com que esses pedaços sejam enrolados no formato dos pães para depois serem colocados nas assadeiras.

Na hora da compra desse maquinário, dê preferência aos mais robustos, já que no dia a dia agitado da padaria é preciso um equipamento com sistema construtivo diferenciado.

Outras características a serem observadas na hora da compra das modeladoras de massas são: se os cilindros são revestidos de cromo, se há uma regulagem bem unificada e se o sistema facilita a troca periódica dos feltros. Fica a dica!

5. Resfriador de água

Não subestime a importância desse equipamento! Vivemos em um país tropical cujas temperaturas nem sempre são amigáveis. O preparo de uma boa massa de pão não está imune às altas temperaturas do solo brasileiro. A situação se agrava no manuseio do fermento: o calor excessivo faz esse ingrediente começar a fermentar antes do momento certo.

É aí que entra o resfriador. Esse importante equipamento de panificação é um grande aliado para fazer a água ficar na temperatura de 0 a 5ºC, ajudando a retardar a fermentação.

6. Cilindro

Não é verdade que a tecnologia substituiu tudo. Há equipamentos mais antigos que ainda preservam o seu lugar cativo na lista de itens essenciais de uma padaria. O cilindro é o melhor exemplo disso.

Ele concede à massa características que seduzem muitos consumidores. Sabe aquele miolo mais uniforme e fechado? É o cilindro que confere essa característica à massa. E sabe o pão sovado, o preferido por muitas pessoas? É preparado no cilindro.

7. Batedeiras

Elas são ideais para garantir uma mistura homogênea. Ágeis e seguras, conseguem fazer com que os ingredientes formem uma massa perfeita para os preparos de massas leves, pastosas e líquidas com produtividade.

É importante definir o perfil do negócio

Agora que você já está ciente de quais equipamentos de panificação deve investir, separamos algumas dicas para orientar a abertura do seu próprio negócio. Antes de tudo, é muito importante definir o perfil do seu empreendimento:

  • o negócio visa atender uma localidade pequena como conveniência local?
  • ou é um empreendimento maior para atender um nicho de mercado?

A resposta para essas perguntas já permite desenhar o perfil do seu empreendimento. Se ainda não bateu o martelo sobre isso, vamos ajudar! Já adiantamos que, hoje, as duas opções de perfil de negócio são interessantes.

Conveniência local

Veja bem: no Brasil, os empreendimentos menores, como os comércios locais de pães artesanais e produtos mais personalizados, vão muito bem. Esse tipo de negócio exige produtos elaborados com ingredientes de ótima procedência e alta qualidade. São produtos mais sofisticados. Alguns são elaborados com matéria-prima integral, rica em fibras. Há um público fiel que busca por esse tipo de mercadoria e está disposto a pagar mais por isso.

Nicho de mercado

Se a sua ideia é abrir uma padaria ou confeitaria maior para atender a uma demanda grande de pessoas de um bairro em que não há concorrentes nesse perfil, o empreendimento exige uma infraestrutura mais robusta com uma quantidade maior de equipamentos. Dessa forma, exige também um investimento que atenda à produção em escala maior.

A importância do investimento acertado

Independentemente do tamanho do negócio, o sucesso em curto e longo prazo de uma padaria ou confeitaria está intimamente ligado ao investimento e escolha dos equipamentos de panificação. Uma loja bonita é importante, mas é o maquinário adequado que vai otimizar o processo de produção, contribuindo diretamente para a qualidade do produto e a segurança dos funcionários.

O investimento subestimado ou inapropriado pode comprometer toda a capacidade produtiva do negócio! Por isso é tão importante investir em equipamentos de panificação de alto desempenho, com boa assistência técnica e baixo custo de manutenção.

Aproveite agora mesmo para entrar em contato conosco e conhecer as nossas soluções em equipamentos de panificação de alto padrão.

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Quero orçamento dos 7itens ok

Prática

Bom dia Carlos, tudo bem? Realize um orçamento conosco sem compromisso! 🙂
http://www.praticabr.com/quero-orcamento.php

Avatar

Queria saber quanto custa esses equipamentos para panificação

Prática

Bom dia Adilvo, tudo bem? Realize um orçamento conosco sem compromisso! 🙂
http://www.praticabr.com/quero-orcamento.php

Deixe um comentário