Divulgação em redes sociais: atraia seu público e venda mais

Prática • fev. 03, 2020

Na era da informação digital, a divulgação em redes sociais se tornou uma necessidade para empresas. Isto é, as que almejam serem notadas pelo público, independentemente de qual seja o segmento em que atuam.

No setor alimentício, por exemplo, há uma grande vantagem, o fato de lidarem com produtos visualmente chamativos, abrindo inúmeras possibilidades em estratégias que atraem o consumidor  pela visão.

Neste conteúdo, mostraremos por que é tão importante fazer a divulgação em redes sociais e quais as melhores práticas para realizar essa tarefa de maneira eficiente. Acompanhe a leitura para conferir!

Saiba por que investir em mídias sociais

Sem dúvida, investir em campanhas de marketing nas redes sociais é algo que gera grandes retornos, porém não deve ser enfrentando como uma fórmula mágica para todas as questões da organização.

As redes sociais são apenas mais um entre os diversos canais de que podem ser utilizados de acordo com o panorama geral das estratégias de marketing digital.

O grande trunfo está no fato de que elas aumentam as chances de que sua marca se relacione com o público-alvo de maneira mais segmentada, pessoal e interativa.

Além disso, essas mídias permitem que o negócio se aproxime mais do consumidor e conheça seus anseios e necessidades. As equipes de marketing obtém dados facilmente sobre o mercado que deseja impactar.

Confira 7 dicas para fazer a divulgação em redes sociais ser eficaz

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre o papel das redes sociais no mundo moderno, mostraremos algumas dicas úteis para realizar uma boa divulgação em redes sociais.

1. Crie personas

O primeiro passo é saber com quem você está falando, pois, todas as ações que integrarão as campanhas devem girar em torno do público da empresa. Dito isso, foque em divulgar para um determinado grupo que esteja alinhado com os produtos. Em marketing digital, chamamos isso de persona.

Trata-se um perfil fictício de um consumidor ideal para o que sua marca comercializa. Por isso, todas as ações, devem visar a persona. É possível obter informações comportamentais e demográficas que servirão como base para suas campanhas.

2. Defina quais redes sociais serão utilizadas

Outro ponto é saber em quais mídias deve estar presente. Em marketing digital, diferentemente de como era feito no passado, a ideia não é atirar para todos os lados, mas usar inteligência na direção certeira.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social mais direcionada para os profissionais. Já o Instagram, por ser focado em impactar o público de maneira visual, é uma mídia muito utilizada por empresas do segmento alimentício, já que permite o compartilhamento de fotos de comidas, receitas, dicas e muito mais.

3. Produza conteúdo que realmente agregue valor

O consumidor costuma ser exigente com a experiência de compra e à qualidade. Seja um produto físico, seja informação. Sendo assim, é importante produzir conteúdo que faça a diferença.

Isso dará credibilidade e reconhecimento à marca como autoridade, além de impactar na performance das redes sociais. No Instagram, por exemplo, poste fotos de qualidade e chamativas, mas não deixe de agregar um texto à imagem e um link que leve ao blog, pois isso potencializará ainda mais os resultados.

4. Interaja com seu público

Muitos empreendedores não entendem o porquê de os perfis de suas marcas não conseguirem um bom desempenho com o público-alvo. Em grande parte dos casos, o motivo está ligado ao fato de que há falta de interação com os usuários nas redes sociais.

Se você pretende expandir  o negócio  também no âmbito digital, saiba que, para engajar os seguidores, será necessário responder aos seus comentários e mensagens. Dê atenção aos usuários e, se possível, até mime um pouco o público, já que isso pode ajudar a melhorar a performance nessas mídias.

5. Evite divulgar seu produto excessivamente

Por mais que soe de forma estranha, é necessário compreender que a lógica das redes sociais é bastante específica. Cada plataforma atende a um determinado perfil de usuário e um nicho específico do mercado, como já foi dito.

Se a página de uma marca só divulga seus produtos ou serviços, existem grandes possibilidades de que ela caia no esquecimento, pois os usuários se identificam mais com organizações que oferecem vantagens, sem que isso signifique que eles precisem comprar algo.

É óbvio que a ideia central de investir na divulgação em redes sociais é  aumentar as vendas , entretanto isso precisa ser feito com inteligência, sutileza e profissionalismo. Antes de “empurrar” um produto, ofereça algo como:

  • dicas úteis;
  • conteúdos interessantes;
  • notícias sobre o mercado;
  • depoimentos e cases de consumidores satisfeitos;
  • tendências atuais  do seu segmento.

O objetivo é estabelecer um vínculo de confiança com seus seguidores. Desse modo, a marca será vista com bons olhos pelo público.

6. Marketing digital para uma melhor divulgação em redes sociais

Você não precisa ser um especialista, mas é importante que invista em conhecimentos nessa área. Isto pode gerar vantagem em relação à concorrência. Faça cursos online e estude técnicas para divulgação em redes sociais.

Quanto mais você souber sobre essas ferramentas, mais familiaridade terá com os conceitos e tendências sobre o comportamento do consumidor na internet.

7. Desenvolva estratégias eficientes

Por fim, é importante mencionar que, apesar de todas as dicas que demos até aqui, é você quem deve desenvolver estratégias. O segredo é alinhar um bom planejamento a uma visão clara de que as redes são aliadas na captação de clientes.

Conclusão

Em síntese, como você pôde contemplar neste artigo, a divulgação em redes sociais é algo que não pode ser mais ignorado no mercado atual. O consumidor passou por mudanças comportamentais drásticas na última década e, para acompanhar suas necessidades, é preciso utilizar estratégias inovadoras.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: