Como impulsionar seu restaurante com o Google Meu Negócio

google meu negócio
Powered by Rock Convert

O Google Meu Negócio para restaurantes é uma ferramenta do Google planejada especialmente para impulsionar vendas por meio de uma maior visibilidade do negócio a partir do maior mecanismo de buscas do mundo. De acordo com estudo realizado pela Internet Live Stats, são realizadas pelo menos 3,5 milhões de pesquisas por dia no Google, o que corresponde aproximadamente a 40 mil pesquisas a cada segundo. Muitas pessoas pesquisam sobre restaurantes pela internet, uma vez que é um modo fácil, prático e ágil de conhecer mais sobre o estabelecimento antes de se dirigir até o local.

Desse modo, é possível saber se vale a pena realizar refeições no restaurante por meio da visualização de comentários de pessoas que já frequentaram o local, valor das refeições, cardápio, localização, dentre outras informações. Se você é proprietário de um restaurante e deseja conquistar novos clientes, confira este post e saiba mais sobre o assunto!

Como funciona o Google Meu Negócio para restaurantes?

Ao cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio para restaurantes, qualquer pessoa que estiver na mesma cidade onde está localizado seu negócio poderá encontrá-lo ao realizar uma busca no Google por restaurantes locais. Além de mostrar seu estabelecimento, o Google informa o endereço, o telefone, o horário de funcionamento e até os horários de pico no estabelecimento, de modo que seja possível o potencial cliente verificar se o restaurante está aberto, para solicitar um delivery ou até mesmo se dirigir até o local, a partir da disponibilização de rotas que o próprio buscador oferece pelo Google Maps para o usuário.

Vale destacar que o Google informa as melhores rotas, tanto a pé quanto de bicicleta ou de carro. Desse modo, fica muito mais fácil o cliente decidir se vale a pena se deslocar até o local.

Experiência do cliente

O Google também apresenta para o usuário a nota, os comentários e até fotos sobre o restaurante, que contam a experiência de pessoas que já frequentaram o local, com fotos tiradas por usuários ou publicadas pelo próprio restaurante. Dessa forma, é possível o potencial cliente avaliar se o ambiente o agrada e se a refeição é de qualidade, com base no que outras pessoas como ele tiveram de experiência.

Por fim, caso você tenha um site ou redes sociais e disponibilize para o Google, ele o mostrará para os usuários, de modo que será possível obter um maior tráfego nesses ambientes virtuais para a verificação de mais informações, cardápio e promoções do dia.

Quais as principais vantagens de ter o Google Meu Negócio otimizado?

Dispor de um cadastro no Google Meu Negócio para restaurantes proporciona diversas vantagens para quem possui um estabelecimento desse gênero. Confira os principais benefícios a seguir. 

Proporcionar maior visibilidade ao negócio

Uma das principais vantagens de se cadastrar no Google Meu Negócio para restaurantes é proporcionar uma maior visibilidade ao seu empreendimento, pois, hoje em dia, grande parte das pessoas está acostumada a fazer pesquisas antes de escolher um restaurante. É fundamental ocupar esse espaço para aumentar as chances de ser encontrado, além disso o Google favorece os resultados das suas plataformas, então suas chances de aparecer em primeiro nas buscas aumentam muito em comparação com outros restaurantes que não estão no Google Meu Negócio. 

Obter mais credibilidade perante o público

Como mencionado anteriormente, além de obter mais visibilidade, o Google Meu Negócio para restaurantes possibilita que o potencial cliente possa conferir nota e comentários de outros usuários que já frequentaram o estabelecimento. Além disso, é possível verificar também fotos do local, sites e redes sociais. Por meio dessas informações, seu restaurante obtém maior credibilidade perante o público-alvo, visto que ele pode verificar a qualidade do espaço mesmo antes de se dirigir até lá. A conquista do seu cliente começa muito antes dele colocar os pés em seu estabelecimento.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Aumentar o tráfego nos sites e redes sociais

É possível aumentar o tráfego de usuários no seu site com mais facilidade e sem investir muito, uma vez que o cadastro é totalmente gratuito. Existem soluções pagas para aumentar os recursos, mas não é necessário para desfrutar das principais funcionalidades.

Favorecer o boca a boca

Como é possível que os clientes que já frequentam seu restaurante possam dar uma nota e deixar um comentário sobre a experiência que tiveram ao visitarem o local, é possível obter um bom marketing de indicação para seu restaurante sem a necessidade de investir em estratégias pagas.

Inclusive faz muito sentido incentivar a recomendação na plataforma com displays no local e até bonificar com sobremesas ou mimos os clientes que se prestarem a relatar sua experiência, claro que sem incentivar os clientes de forma tendenciosa a falar positivamente do restaurante, e sim indicar que avaliem com sinceridade e de forma construtiva. O relato precisa ser verdadeiro para ser efetivo.

Facilitar o acesso ao estabelecimento

Por último, ao informar o endereço de seu restaurante ao Google, o buscador elabora automaticamente as melhores rotas para os potenciais clientes chegarem até o estabelecimento. Isso facilita muito o acesso até seu restaurante, trazendo mais clientes para visitar o local.

Como realizar o cadastro no Google Meu Negócio?

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio para restaurantes, como ele funciona e quais as vantagens de utilizar essa ferramenta, veja como cadastrar seu estabelecimento e conquiste cada vez mais novos clientes!

Criar uma conta no Google

Para cadastrar seu restaurante, é necessário dispor de uma conta no Google. Caso você ou seu restaurante não possuam, forneça os dados solicitados para fazer a sua conta.

Acessar a plataforma Google Meu Negócio

Logo após, acesse a plataforma do Google Meu Negócio. Ao abrir a página, selecione a opção “Fazer login”, localizada no canto superior da tela, à direita. Você será direcionado para uma página com a seguinte frase escrita “Encontre e gerencie sua empresa”. Mais abaixo, você irá visualizar a opção “Inclua sua empresa no Google”. 

google meu negócio - Busca

Fornecer as informações solicitadas

Ao clicar na opção mencionada anteriormente, você será encaminhado para uma página que irá perguntar o nome do seu restaurante, categoria, endereço, telefone, site, se você realiza entregas, dentre outras informações.

Google meu negócio - Perfil

Realizar a verificação de segurança

Ao oferecer todas as informações solicitadas e selecionar a opção “Concluir”, você será direcionado para uma página de verificação de segurança. Ela irá solicitar que você forneça o código de verificação. Esse código é enviado por cartão-postal pelos Correios para o endereço do restaurante. Após receber o código, forneça a informação e acrescente mais informações, como fotos de seu restaurante. 

Concluindo

Viu como cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio para restaurantes é fácil? Além de aumentar a visibilidade de seu negócio, é possível que você monitore as estatísticas de acesso e interaja com clientes que já são seus ou com àqueles que têm potencial para se tornar. Mas ainda temos muitas dicas de como você pode melhorar ainda mais seu negócio. Confira nossos artigos sobre empreendedorismo!

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário