Como escolher batedeira planetária: saiba o que considerar na compra!

Quem trabalha no setor das panificadoras sabe o quanto uma boa batedeira pode fazer a diferença na qualidade do produto final. O mercado de confeitaria cresce exponencialmente no Brasil, o que faz com que o consumidor dos dias atuais seja cada vez mais exigente. Por isso, saber como escolher a batedeira planetária é muito importante.

Pequenos, médios e grandes empreendedores do ramo precisam investir em equipamentos de qualidade e que atendam suas necessidades em curto, médio e longo prazo. As batedeiras planetárias foram pensadas para atender esse público, e os parâmetros utilizados para avaliá-las são diferentes das batedeiras convencionais, voltadas para o uso doméstico.

Neste post, você vai entender quais são as vantagens de adquirir esse equipamento, qual o impacto dele na sua produção e como escolher o melhor modelo. Boa leitura!

Quais são as vantagens da batedeira planetária para o seu negócio?

Você sabe por que as batedeiras planetárias têm esse nome? Pense nos movimentos de rotação e translação. Com o movimento de rotação, o planeta dá uma volta em torno de si, isto é, no próprio eixo. Já no movimento de translação, o planeta dá a volta ao redor do Sol. Os movimentos da batedeira planetária são similares. Nela, o batedor gira em torno do próprio eixo e, ao mesmo tempo, dá voltas no tacho.

No entanto, mais importante do que entender a origem do nome “batedeira planetária”, é saber os benefícios que esse equipamento pode oferecer a quem trabalha com panificação e confeitaria. Quer saber quais são os outros pontos positivos de contar com esse equipamento em seu negócio? Continue a leitura!

Produtividade mais alta

Um dos pontos-chave para quem produz em larga escala é uma cozinha que suporte um regime intenso de trabalho, e só é possível conquistar isso apostando nos equipamentos certos. O tamanho e configuração da batedeira planetária resultam, por exemplo, em uma quantidade de massa maior e mais homogênea, de forma muito mais rápida. Por isso, ela garante mais produtividade. 

Além disso, é preciso levar em consideração a vida útil do aparelho. Afinal, quando um equipamento não funciona bem, toda cadeia de produção do negócio é impactada. Se exposta a uma carga intensa de produção, até as batedeiras semiprofissionais — que não são baratas, diga-se de passagem — podem estragar. Isso acontece porque o motor projetado para elas não foi feito para ser utilizado na frequência requerida por profissionais ou empreendimentos de confeitaria.

A batedeira planetária profissional da Prática suporta um regime de trabalho contínuo e intenso, já que foi pensada para esse contexto específico. Além de estrutura elétrica e mecânica ideal, ela ainda atende a diferentes tipos de demanda, já que existe no tamanho de 18 ou 36 litros. 

Equipamentos robustos

A fim de garantir a eficiência de produção com a potência e o volume desejados, as batedeiras planetárias dispõem de equipamentos mais robustos. Elas têm, por exemplo, construtivo, motor, correias e inversor de frequência com capacidade de suportar um regime contínuo de trabalho.

Um utensílio com design refinado pode ser muito bonito, mas de nada adianta se ele não atender ao que a rotina diária de uma confeitaria ou padaria exige.

É muito comum se deparar com batedeiras mais frágeis, que passam por constante manutenção, principalmente quando o assunto é o motor, que invariavelmente queima pelo uso frequente. Além dele, peças e acessórios também estragam e, nesses casos, o conserto é ainda mais difícil. Por isso, os equipamentos profissionais mais robustos são os mais indicados para profissionais do ramo. 

Um diferencial da Prática é sua rede de Assistência Técnica e os centros de distribuição de peças. É possível acionar profissionais treinados, certificados e autorizados pela própria fábrica, em todo o Brasil.

Normas de segurança respeitadas

A Norma Regulamentadora número 12 (NR 12), criada na década de 1970 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), garante que o trabalhador tenha acesso a máquinas e equipamentos seguros. Ao contrário dos modelos planetários, as batedeiras domésticas não estão de acordo com a NR 12, já que não foram feitas para serem usadas profissionalmente.

As batedeiras planetárias Prática cumprem todos os requisitos da norma. Há botão de emergência, botão de rearme, grade de proteção etc. É importante salientar que, para os gestores, a segurança sempre deve ser um ponto de atenção. Caso os equipamentos utilizados pelos funcionários não estejam dentro da norma, o estabelecimento pode ser interditado pela fiscalização. 

O ruído é, definitivamente, uma característica negativa de batedeiras comuns, ele gera incômodo e, muitas vezes, é responsável por criar um ambiente insalubre no estabelecimento. A batedeira planetária Prática é bem silenciosa, o que contribui para a adequação à NR12. 

Higiene garantida

Além das normas de segurança, é preciso se ater também às normas de higiene e boas práticas. Equipamentos antigos que não estão em bom estado de conservação, limpeza e higiene podem ser um problema.

Batedeiras antigas (com partes oxidadas, pintura descascando, fiação e partes elétricas aparentes ou improvisadas, barulhentas, sem proteção nas partes móveis, sujas e sem identificação clara dos dados do fabricante) são uma questão e tanto para qualquer empreendimento. A batedeira planetária Prática é um equipamento projetado para que o processo de limpeza seja simples e eficiente.

Como escolher a batedeira planetária ideal?

Agora que os benefícios foram apresentados, é hora de entender como escolher a batedeira planetária ideal para o seu negócio. Neste momento, é preciso ter três pontos principais em mente: 

  • produtividade;
  • demanda atual;
  • projeção de demanda.

O erro mais comum é escolher um modelo menor: mais compacto, mas que muitas vezes pode não ser adequado ao volume de produção. Por isso, é importante levar em consideração não só a demanda atual, mas também a projeção dela. Se a intenção é ter uma produção escalável no futuro, por que não investir logo em uma batedeira com um dimensionamento maior?

Processos convencionais exigem batedeiras de, no mínimo, 18 litros. Mesmo que a demanda rotineira não seja enorme, é preciso pensar que pedidos maiores podem surgir e, se o desejo é atendê-los e crescer enquanto empreendimento, o equipamento precisa estar de acordo.

Bolos decorados e sobremesas gourmet estão muito em alta. Para fazê-los, é preciso bater cobertura, massa de bolo, recheio etc. São muitas etapas que precisam ser produzidas em volume, caso a intenção seja a lucratividade e a otimização do esforço de trabalho. 

Além disso, esses alimentos contam com produtos que aumentam muito em volume, como o chantilly, que exige um tacho maior. O ideal é que padarias que têm a produção muito grande invistam no modelo de 36 litros. Se o desejo é manter o padrão de qualidade alto, a batedeira planetária de grande porte será a sua maior aliada.  

Batedeira planetária Prática 

Os pontos apresentados anteriormente já explicam por que a batedeira planetária é a melhor opção para as panificadoras e confeitarias. Mas você já conhece os diferenciais dos modelos Prática? Veja abaixo:

  • padronização de tempo e velocidade no painel digital, o que evita falhas na produção e falta de padronização;
  • inversor de frequência que controla o fluxo de energia dentro do equipamento, prevenindo danos ao motor e painel; 
  • 10 níveis de velocidade para produção de uma gama de produtos;
  • tacho e acessórios em aço inoxidável. 

É fundamental saber como escolher uma batedeira planetária. Afinal, ela é um equipamento imprescindível para quem busca criar produtos da melhor qualidade possível, sem deixar de lado a escalabilidade da fabricação. Os modelos Prática foram criados especialmente para esse segmento. Lembre-se: não basta adquirir um equipamento apenas pelo design bonito. O fundamental é a eficiência e a adequação à realidade das cozinhas.

Agora que você aprendeu a escolher uma batedeira planetária, confira as vantagens em optar pela Prática quando o assunto é equipamentos ideais para uma cozinha produtiva e otimizada!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar
Responder

Ronaldo Ribeiro de Souza

Vcs podem me mandar alguns preços e modelos fotos?

Prática

Olá Ronaldo, tudo joia? Você pode nos contatar no e-mail sac@praticabr.com ou no whatsApp 35 3449-1213 . Aguardamos seu retorno =)

Avatar

Gostaria saber sobre modelos capacidade e valores
Att

Prática

Olá, tudo bem? Entre em contato conosco através do e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 . Aguardamos seu retorno 🙂

Deixe um comentário