Grupos Automáticos Prática: diferenciais e vantagens competitivas

Grupos Automáticos Prática: diferenciais e vantagens competitivas

  • Home
  • Panificação
  • Grupos Automáticos Prática: diferenciais e vantagens competitivas
grupos automáticos prática

Grupos Automáticos Prática: diferenciais e vantagens competitivas

Os grupos automáticos Prática vieram para aumentar a produtividade e a padronização na produção de pães, atendendo às necessidades do mercado. Antes de 2006, as variações no peso do pão francês eram comuns, o que resultava em reclamações frequentes dos consumidores.

Com o objetivo de solucionar esses problemas, a Portaria Inmetro nº 146/2006 determinou que a venda de pães deveria ser feita por peso. Essa mudança estimulou o setor a modernizar-se, buscando equipamentos e métodos que assegurassem maior controle na produção.

Confira nosso post de hoje e aprenda mais.

Como é a produção convencional de uma padaria?

Primeiramente, para entendermos como o investimento em automação e a produtividade otimizam a produção, precisamos conhecer como é o dia a dia em uma padaria tradicional.

Após fazer a massa na amassadeira, o operador a passa no cilindro e a divide manualmente. Em seguida, os pedaços vão para uma modeladora, que dá a forma final conhecida do pãozinho que comemos todos os dias.

No entanto, isso demanda tempo e o uso de dois equipamentos distintos (divisora e modeladora), ou a divisão é feita manualmente pelo profissional, que já coloca as porções de massa diretamente dentro da modeladora, ocasionando as diferenças.

 Consequentemente, seus clientes notam essa variação no número de unidades no pacote, peso na balança e tamanho de cada pão.

O que são grupos automáticos Prática?

Os grupos automáticos são equipamentos de alta velocidade e produtividade que centralizam as funções de divisão e modelagem de pães alongados, permitindo a padronização e a produção de uma variedade de gramaturas.

O abastecimento do equipamento é feito com bastões de massa, reduzindo assim a movimentação e o tempo entre operações e equipamentos, o que traz maior agilidade ao processo produtivo.

Além disso, é possível variar a produção utilizando a mesma receita básica, já que muitos pães diferem apenas na gramatura. Os grupos automáticos também contam com alongadores que variam a apresentação dos pães de acordo com o gosto do cliente.

Como esses equipamentos possuem alta vazão, recomenda-se o uso de esteiras de distribuição motorizadas na saída para facilitar a coleta dos pães, transformando sua padaria em uma pequena indústria.

Clique aqui para conhecer mais sobre os Grupos Automáticos Prática

Quais os tipos de alimentos podem ser preparados?

  • Pães franceses
  • Pães doces (de leite)
  • Pães de forma
  • Hot dog
  • Baguetes
  • Mini baguetes
  • Mini pães
  • Bisnaguinhas: modeladas ou não, neste último caso, não se utiliza a modeladora do equipamento.
  • Pães com farinha integral (sem grãos)
  • Ou outros em geral, sempre de formato alongado com massa em “ponto de véu”.
Grupos Automáticos Prática
Grupos Automáticos Prática com assadeira de pães modelados.

A quais tipos de padaria esses produtos atendem?

Ao contrário do que se possa imaginar, essa tecnologia não é exclusiva de grandes empreendimentos, mas também de estabelecimentos de pequeno e médio porte.

Os grupos automáticos Prática possuem capacidade entre 400 e 800 kg de massa por hora (GAP400 e GAP800, respectivamente) e, como oferecem controle de velocidade, permitem ajustar o ritmo de produção.

Em vez de produzir quantidades fracionadas ao longo do dia, é possível produzir o volume total da demanda em pouco tempo, o que torna ainda mais interessante a utilização do ultracongelamento.

Complementando o uso dos ultracongeladores, você pode fazer a produção antecipada e ter toda a variedade de itens da padaria disponível. Dessa forma, você pode descongelar, fermentar, assar e comercializar sob demanda.

Além disso, esses grupos ocupam pouco espaço. Por exemplo, o modelo GAP400 da Prática não ocupa mais de 5 m² e pode produzir até 7.000 unidades de pães franceses de 65 gramas por hora. Ele também pode ser operado por apenas um profissional em produções menores.

Por outro lado, para negócios maiores, os grupos automáticos Prática GAP800 conseguem entregar, por exemplo, 12.000 unidades de pães franceses de 65 gramas por hora em apenas 18 m². Em outras palavras, alta produtividade em um espaço reduzido.

Quais são os benefícios dos grupos automáticos Prática?

Apenas para exemplificar, seguem algumas das vantagens do uso dos Grupos Automáticos Prática GAP400 e GAP800:

  • Aumento da velocidade de produção;
  • Aumento da produtividade;
  • Padronização dos produtos;
  • Processo contínuo sem interrupções;
  • Fácil abastecimento, ajuste e operação;
  • Flexibilidade e variedade na produção, permitindo a criação de vários formatos diferentes de pães alongados e agregando valor ao produto;
  • Perfeitos para trabalhar com ultracongeladores, o que possibilita a produção antecipada e o atendimento ininterrupto;
  • Ideais para a implementação do conceito de Centralização de Produção;
  • Fácil instalação e movimentação, já que só necessitam de uma tomada compatível e têm rodízios que facilitam a movimentação;
  • Robustez e baixo custo de manutenção: os equipamentos suportam o dia a dia do empreendimento.

Para quais outros tipos de empreendimentos os grupos automáticos são indicados?

Supermercados: lojas pequenas, médias, grandes ou mesmo grandes redes, que podem inclusive optar pelo conceito de centrais de produção.

Hotéis e resorts: onde há produção própria de panificação e alta ocupação. Estes estabelecimentos necessitam de pães várias vezes ao dia ou em diversas ocasiões, e com os grupos automáticos conseguem atender a esta demanda.

Centrais de produção: produção em um único local. Não necessariamente em áreas específicas, mas alocada em lojas e espaços já existentes que possam comportar maiores volumes de produção.

Conclusão

Em suma, o uso de equipamentos de ponta, como os Grupos Automáticos Prática GAP400 e GAP800, pode trazer inúmeras vantagens para as padarias, desde maior velocidade e produtividade até flexibilidade na produção de vários formatos de pães alongados.

Além disso, a facilidade de abastecimento, ajuste e operação tornam esses equipamentos ideais para empreendimentos de pequeno, médio e grande porte. Com a possibilidade de trabalhar em conjunto com ultracongeladores, a produção antecipada e o atendimento ininterrupto ao cliente tornam-se ainda mais viáveis.

Por fim, quer expandir seus conhecimentos? Tire suas dúvidas sobre o congelamento de pães ou também como fazer a centralização de produção em supermercados.

Clique aqui se você deseja consultar nossa linha de seminovos.

Fornos de Panificação
Tags:
Blog Comments

Bom dia Antonio, tudo bem? Nos contate através do 35 3449-1200 ou sac@praticabr.com, vamos esclarecer suas dúvidas =)

Gostaria de saber o preço dos conjunto para pão francês

Olá Bento tudo bem?
Entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 (ou nesse link: https://wa.me/553534491213). Nosso telefone fixo é 35 3449-1200.

Olá

Parabéns pelo vídeo, super bem explanado o sistema de funcionamento.
Gostaria de saber quanto fica o combo com a amassadeira, cilindro e a parte de automação pra modelagens dos pães, por favor, meu WhatsApp 19-98877-5116 – Silvania.
Fico no aguardo.

Olá Silvania, tudo bem? Você pode contatar a equipe de pré venda no 35 3449-1213 (WhatsApp). Eles vão te ajudar com as informações sobre orçamento =)

Deixe um comentário

error: Content is protected !!