O que fazer para ter um restaurante sustentável? Descubra!

Na última década, houve um grande aumento pela procura de empreendimentos com ideias inovadoras em favor da natureza, graças às mudanças no comportamento do consumidor moderno. No setor alimentício não é diferente, dito que a ideia de um restaurante sustentável se tornou uma grande tendência.

Muitos empreendedores têm investido nesse tipo de estabelecimento, seja pelo fato de oferecer comidas saudáveis preparadas com alimentos orgânicos, seja pela publicidade positiva gerada, ou até mesmo pelo fato de utilizar os recursos de maneira mais responsável e reduzir os custos operacionais.

Neste conteúdo, mostraremos o que você precisa saber para montar um restaurante sustentável. Acompanhe a leitura para conferir!

Por que a sustentabilidade nos restaurantes é uma tendência?

Porque a sociedade evoluiu no decorrer dos últimos anos, e as pessoas se preocupam bastante com os impactos que o consumo desenfreado gera no meio ambiente. Estamos diante de uma geração de consumidores que sabe que, se não começarmos a mudar nossos hábitos agora, o futuro pode estar severamente comprometido.

Como tornar um restaurante sustentável?

Com base nas informações abordadas no tópico anterior, muitos empreendedores entenderam que adaptar o restaurante para preceitos de sustentabilidade está muito além de uma simples jogada publicitária. Por isso, mostraremos algumas boas práticas para tornar seu estabelecimento sustentável.

Evite o desperdício de comida

Muitas pessoas passam fome ao redor do mundo. Isso significa que o ato de desperdiçar alimentos é praticamente um crime. Infelizmente, mais de 41 toneladas de comida são perdidas em nosso país todos os anos, de acordo com um levantamento realizado pelo World Resources Institute.

Portanto, invista em sistemas para reaproveitar os alimentos. É claro que não estamos falando da comida que sobra no prato dos fregueses. Mas é possível estimular práticas de consumo consciente, elaborando cardápios que considerem as sobras do dia anterior.

Com o auxílio de um nutricionista, é possível calcular uma quantidade aproximada de alimento a ser utilizado no dia para desenvolver cardápios criativos e que evitem possíveis sobras. Tudo isso sempre mantendo a qualidade máxima das refeições.

Utilize alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos geram baixíssimos impactos na natureza, pois os produtores se preocupam com a redução de danos em todas as etapas de sua comercialização. Ou seja, desde a produção — que não leva agentes tóxicos ou aditivos para acelerar o crescimento — até o armazenamento e o processo de distribuição.

Além disso, alimentos orgânicos são mais saborosos, frescos e saudáveis, o que pode elevar a qualidade dos pratos preparados em seu restaurante.

Use decoração ecológica

Para o consumidor, uma das tendências da alimentação fora de casa é usufruir de conforto, pois o que fideliza um cliente não é somente a entrega de um prato saboroso, mas sim toda a experiência de consumo.

Dito isso, a decoração do restaurante, por exemplo, pode tornar o ambiente mais atrativo e aconchegante para o público. Uma ideia interessante é reaproveitar espaços do estabelecimento para deixá-lo mais confortável, arejado, acessível e, consequentemente, sustentável. Decore as mesas com mudas de flores, utilize o bambu como matéria-prima nos apetrechos e nas divisórias, crie jardins verticais para remeter à natureza e assim por diante. 

Reduza o consumo de água

O brasileiro consome muita água e isso não é novidade. Mas no caso das empresas, a água pode tirar o sono do gestor, uma vez que o seu consumo excessivo diário impacta as contas.

Por isso, se você pretende mudar a cultura do restaurante e torná-lo mais sustentável, pense na economia de água como um dos pilares do novo sistema. Desenvolva treinamentos para que a equipe aprenda a moderar o consumo. Invista em reformas estruturais para evitar o desperdício e crie avisos de conscientização.

Descarte o lixo corretamente

Por fim, incentive o descarte de lixo ecologicamente correto. Eduque seus funcionários e espalhe avisos no estabelecimento para que os clientes sigam o mesmo exemplo. Fale sobre a importância da reciclagem, em especial sobre o destino de cada tipo de material a ser reciclado.

Também é possível trabalhar com produtos retornáveis, com a finalidade de desenvolver um programa de reciclagem com recompensas. Aquela tradicional garrafa de refrigerante de vidro pode ser trocada por um refrigerante com desconto, por exemplo. Essa é uma ótima ideia de sustentabilidade.

Quais os benefícios de investir na sustentabilidade?

Agora que você conhece as melhores práticas para montar um restaurante sustentável, mostraremos as maiores vantagens que esse tipo de empreendimento pode gerar para o seu negócio.

Aumenta a visibilidade do restaurante

Nos dias modernos, questões ambientais e causas sociais são cada vez mais bem vistas pelo consumidor 4.0. As pessoas se preocupam com os ideais das empresas das quais adquirem produtos ou serviços.

Dado o contexto, uma das vantagens de ter um restaurante sustentável é que, dessa forma, o negócio gera uma publicidade positiva diante da sociedade, de clientes e da concorrência, com mais visibilidade para a empresa no segmento em que ela atua.

Contribui com o meio ambiente

Vivemos em tempos em que a redução de danos ao meio ambiente não deve ser encarada como um diferencial competitivo por questões publicitárias ou como um ato de caridade, mas sim como uma necessidade para garantir a sobrevivência das gerações futuras.

O fato é que a sociedade evoluiu bastante nas últimas décadas, mas quem pagou o preço foi o meio ambiente. O nosso crescimento acelerado e a ambição pelo progresso levaram o ser humano a consumir muito mais do que a natureza tem a oferecer. Sendo assim, pensar em manter um negócio sustentável é uma questão humanitária.

Atrai mais clientes

Como já foi mencionado, as pessoas têm apoiado causas sociais e questões ambientais, principalmente quando a iniciativa parte de marcas que elas consomem. Por isso, a ideia de ir a um restaurante sustentável pode atrair muito mais clientes para o seu estabelecimento.

Além de aumentar a lucratividade, seus fregueses podem propagar essa ideia, convidando mais pessoas para comparecerem no restaurante por meio do tradicional marketing “boca a boca”.

Diferencia dos concorrentes

Em um mercado altamente acirrado como o atual, no qual, para cada ideia de negócio, há pelo menos uma dezena de concorrentes explorando o que pode, ter um diferencial competitivo é fundamental. Isto é, uma característica que diferencia o seu estabelecimento dos concorrentes e aumenta os motivos para que os consumidores escolham a sua marca.

Só existem vantagens em investir na ideia de ter um restaurante sustentável. Além de colaborar com uma causa nobre e humanitária, como a recuperação e a preservação do meio ambiente, você está investindo em uma ideia inovadora e garantindo uma posição de destaque entre a concorrência.

Como você pôde conferir, montar um restaurante sustentável não é uma tarefa impossível. Na verdade, a linha de produtos Prática oferece uma vasta gama de opções de equipamentos que ajudam na redução de desperdícios de alimentos, além de otimizarem as tarefas cotidianas de manuseio, preparo e armazenamento de insumos. A Prática tem o objetivo de fazer com que seus clientes aproveitem ao máximo de seus recursos.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a aderir a ideias de sustentabilidade para os procedimentos cotidianos? Então, entre em contato com a gente para que possamos ajudar!

Facebook Comments

Deixe um comentário