fbpx

5 vantagens de incorporar o pão artesanal em sua padaria!

Está pensando em oferecer pão artesanal em sua padaria? Esse produto, que tem história milenar e é a base de todas as receitas mais modernas de pães, nunca esteve tão em alta. Sua principal característica é a fermentação natural da massa.

Por meio desse processo, os pães são fabricados sem muitos produtos industrializados altamente processados, que vão contra as tendências de mercado de produtos naturais e mais saudáveis. Na fermentação natural, o crescimento da massa se dá de forma artesanal, proporcionando um resultado com mais qualidade e um sabor diferenciado.

Quer saber se vale a pena investir nesse tipo de produto em sua padaria? Confira estas 6 vantagens!

1. Produtos integrais ricos em fibras

A busca por uma alimentação saudável tem sido uma preocupação cada vez maior na população. Entre os fatores que chamam mais a atenção nas principais dietas está um controle mais rigoroso dos alimentos ingeridos associados a problemas graves, como diabetes e obesidade.

Os pães industrializados têm um índice glicêmico bastante elevado, devido aos ingredientes adicionados para melhorar o produto final. Além de causarem pouca saciedade, prejudicam dietas de baixa ingestão de calorias.

Em contrapartida, a tendência pelo uso da fermentação natural e produção de pães diferenciados e mais saudáveis, tem uma abordagem diferente com uma maior variedade receitas incluindo grãos integrais e seu maior teor de fibras, o que promove saciedade e evita prejuízos à saúde. Logo, ele ajuda a controlar a impulsividade pela comida, além de fornecer nutrientes importantes, conforme a receita escolhida.

2. Livre de aditivos

Uma das características mais importantes do pão artesanal é o uso de ingredientes naturais em sua composição. Além da fermentação sem o auxílio de aditivos artificiais, as receitas dispensam produtos como corantes e conservantes, de forma a garantir um resultado mais rústico, que lembra os pães feitos em casa.

Grandes marcas de pães embalados já estabeleceram os integrais em suas linhas conscientes desta tendência. No entanto, os aditivos, ainda que mínimos, descaracterizam e distanciam esse perfil de produto daquele que a padaria pode produzir.

A ausência desses compostos artificiais nas produções artesanais torna as massas mais saudáveis, evitando o consumo de substâncias nocivas à saúde ao longo do tempo, como por exemplo, os altos teores de sódio, associado à hipertensão e outros problemas.

3. Qualidade nutricional superior

Esse ponto positivo tem como base os ingredientes naturais utilizados nas receitas, os quais agregam um valor nutricional bastante superior se comparados aos produtos que visam “imitá-los”. Afinal, um sabor “idêntico ao natural” de uma fruta, não é igual ao sabor da própria fruta.

Além do sabor, muitos componentes industrializados visam auxiliar na textura ou na conservação dos pães por mais tempo, contudo a fermentação realizada de forma natural supre todas essas necessidades apenas com ingredientes naturais.

Adicionalmente, as variações das receitas de pães artesanais estimulam a criatividade, no que diz respeito à combinação de sabores e texturas. É bastante comum ver padarias que criam massas com adição de uma grande variedade de grãos e também de vegetais, como cenoura e a beterraba, criando versões mais coloridas, nutricionalmente enriquecidas e atrativas.

4. Características preservadas

O tempo de conservação de um pão tradicional em uma padaria, seja ele do tipo francês ou doce, é de poucas horas. Após esse tempo, esses tipos de pães perdem a maciez e a casca crocante. Tanto é que, ao encerrar o expediente de cada dia, as unidades que não são vendidas não podem voltar à prateleira. Por esta razão, estes pães de alto valor agregado são perfeitos para a produção que utiliza o ultracongelador como aliado, o que possibilita utilizar somente o que será vendido no dia, fresco e com perda zero.

No caso dos pães artesanais, as características marcantes de maciez do miolo e crocância da casca se mantêm por vários dias, podendo durar até uma semana inteira na casa do cliente. O processo natural de fermentação proporciona maior durabilidade por causa da preparação mais lenta da massa, que tem tempo suficiente para se estabilizar antes de ser assada.

5. Atendimento a um público diferenciado

Apresentados alguns dos muitos pontos positivos de se produzir e consumir pães artesanais. Torna-se visível o grande número de perfis de consumidores aos quais essa categoria de produto pode ser bem aceita, como:

  • diabéticos;
  • pessoas que buscam emagrecer;
  • vegetarianos e veganos (várias receitas são ricas em proteína vegetal);
  • pessoas que buscam alimentação saudável.

Cada um desses públicos têm exigências específicas, portanto, é preciso ter um cuidado especial para atendê-los de forma adequada. A vantagem desse processo de produção de pães é que ele permite uma variação imensa nas receitas.

Você pode criar pães ricos em proteínas, em determinada vitamina ou até mesmo sem algum elemento. Os produtos ainda podem ganhar nomes criativos, que ressaltem suas propriedades nutricionais e os benefícios à saúde. A partir daqui, tudo depende da sua criatividade e das orientações de um bom nutricionista.  

A produção do pão artesanal demanda tempo e paciência, mas existem equipamentos que podem auxiliar em algumas etapas do processo, sem prejudicar o resultado final. É o caso das câmaras de fermentação que possuem controle de temperatura e de tempo. O fermento natural segue agindo conforme necessário e a padaria conta com um controle maior da produção. Dessa forma, fica muito mais fácil incorporar esse produto em seu mix!

Quer inovar em sua padaria e entregar produtos com mais qualidade? Entre em contato com a Prática BR e conheça nossa linha de equipamentos.

Facebook Comments

Deixe um comentário