fbpx

Como marcas tradicionais estão se reinventando para atrair novos clientes?

Os empresários do setor de panificação estão enfrentando uma concorrência cada vez mais acirrada. As marcas tradicionais se vêem diante do desafio de se atualizar para atender às novas demandas dos consumidores, principalmente das gerações mais novas. Ao mesmo tempo, precisam lidar com o surgimento de novos estabelecimentos, mais modernos e tecnológicos.

Manter o espaço conquistado é algo que exige o uso de estratégias diferenciadas, que gerem valor para os clientes. Por isso, é essencial acompanhar as mudanças e conhecer quais práticas adotadas pelos concorrentes têm surtido bons efeitos.

Neste artigo, você vai entender a importância de inovar constantemente em seu negócio e quais são as soluções que as marcas tradicionais do setor de panificação estão implementando para se adequarem ao novo cenário do mercado. Confira!

A importância de inovar sempre

O filósofo Heráclito de Éfeso já dizia, por volta do século V antes de Cristo, que a única constante da vida é a mudança. Estamos sempre buscando coisas novas, mais fáceis, práticas, saborosas e sustentáveis. Os avanços tecnológicos aumentaram a velocidade em que a inovação acontece, exigindo que as empresas tenham uma atenção redobrada para se manterem atraentes para seus clientes.

Existem diversos motivos para ter uma preocupação a mais com a inovação na padaria, mas vamos focar aqui naquele que exerce um impacto maior no sucesso do negócio. Acompanhe!

Manter a padaria competitiva

A padaria é um tipo de estabelecimento facilmente encontrado em qualquer cidade ou bairro. Elas são essenciais para a rotina de muitas pessoas, que já começam seus dias em busca de um pão fresco para o café da manhã. Com isso, existem inúmeras padarias pelo país, muitas delas próximas às outras. 

Diante de tantas opções, os consumidores têm seu poder de escolha aumentado e vão preferir o local que melhor atender às suas necessidades. Se eles encontram sempre os mesmos produtos e o atendimento não é satisfatório, fatalmente eles buscarão novas padarias.

Acompanhar as tendências do mercado

O mercado evolui e está sempre apresentando novas tendências. Tratam-se de características observadas no comportamento de consumidores e empresas que mostram o surgimento de novas práticas e preferências.

Ao acompanhar tais movimentos, o estabelecimento se prepara melhor para atender os clientes em suas demandas mais atuais. Os consumidores, por sua vez, tendem a preferir esses locais, pois encontram tudo o que precisam, quando precisam e como precisam. 

Atrair e fidelizar novos clientes

Ambientes inovadores são mais atrativos, principalmente para as gerações mais novas de clientes, nascidos após o ano 2000. As marcas tradicionais contaram, por muitos anos, com a reputação construída no mercado, mas isso não é suficiente para esses novos consumidores.

A empresa precisa se manter atenta e atualizada para garantir que os produtos e serviços oferecidos estão de acordo com o que seus clientes esperam e precisam. Algo que esteja vendendo muito bem hoje, pode deixar de ser interessante nos próximos meses, e a padaria precisa estar pronta para perceber essa mudança e agir em tempo hábil.

Como as padarias vêm criando novas soluções

Diante de todos esses desafios enfrentados pelas marcas tradicionais de padaria, foram necessárias a criação de novas estratégias de atuação no mercado. Veja, a seguir, algumas das soluções mais adotadas pelas empresas do setor de panificação para atrair e manter seus clientes.

Lançamento de lojas conceito

As padarias conceito são estabelecimentos que oferecem mais do que os pãezinhos aos seus clientes. O foco é proporcionar uma experiência diferenciada, para que a pessoa possa fazer suas refeições com qualidade e conforto.

Esse tipo de solução é mais personalizada, trazendo o que há de mais demandado pelo público do local. Em algumas, são montados espaços para lanches, almoços e jantares para pequenos grupos. Em outros, é incorporado um pequeno bistrô, para ambientar o lugar, criando um clima mais aconchegante e acolhedor.

É uma estratégia que aumenta a percepção de valor dos clientes, tornando-os mais fiéis e possibilitando a aplicação de margens maiores de lucro para o negócio,

Uso do ponto quente

O ponto quente é uma tática bastante interessante, por meio da qual os produtos são assados nas vistas dos clientes. É bastante utilizado para alimentos como os pães de queijo, biscoitos, bolos e principalmente os pães franceses. 

Além de ver os produtos sendo produzidos, os consumidores ainda sentem o cheiro deles com mais intensidade. São dois aspectos que aumentam o apetite e fazem com que eles acabem comprando mais produtos a cada visita à padaria.

Este conceito literalmente permite fazer jus ao lema: “Pão quentinho a toda a hora” de verdade! Ao invés de se fabricar grandes quantidades somente nos horários de pico, neste sistema, é possível se fornecer pães frescos a todo momento, em quantidade menor, mas constante. Isto é possível graças a adoção do ultracongelador e o processo de produção antecipada. 

Criação de lojas temáticas

As lojas temáticas são ambientes focados em um tema específico. Essa prática, que já é comum em restaurantes, agora também é utilizada em padarias. Qualquer temática pode ser abordada, desde que faça sentido para os frequentadores do local.

Algumas opções interessantes são:

Uso da tecnologia na interação com os consumidores

A tecnologia é uma da principais responsáveis e facilitadoras da inovação. Nas padarias, ela está presente nos equipamentos da linha de produção, na gestão do negócio e também na parte de marketing e comunicação com os consumidores.

Os clientes podem manter um contato mais próximo por meio das redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, além de fazerem pedidos por aplicativos de delivery. Os materiais de propaganda impressa ou veiculados em TV levam um código bidimensional que direciona os leitores e telespectadores para o site da padaria, bastando apenas apontar a câmera do smartphone.

As marcas tradicionais estão se reinventando para atender aos novos consumidores de diferentes formas. O mais importante é saber que não dá para seguir oferecendo sempre os mesmos produtos e serviços e esperar que eles sejam suficientes para destacar sua empresa no mercado. Entenda as novas necessidades dos seus clientes, evolua junto com eles e faça da sua padaria um negócio de sucesso!

Este artigo foi útil para você? Ele também pode ser útil para outras pessoas! Ajude empresários, como você, a entender a importância de se reinventar no mercado, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais.

Facebook Comments

Deixe um comentário