Mercado de panificação: conheça os 7 principais desafios

Prática • jul. 03, 2019

O empresário inserido no mercado de panificação enfrenta vários desafios para manter um empreendimento de portas abertas. Não é à toa que todo gestor busca soluções para diminuir os custos e aumentar os lucros.

Mas será que todos estão preparados para prosperar frente à concorrência? Muitas vezes, em meio a tantas tarefas e burocracias, a gestão acaba deixando de lado o cuidado com a rede de colaboradores, com a experiência do cliente e até mesmo deixa de investir no mix de produtos e em  novas tecnologias.

Se você acredita que esse é o seu caso, está no lugar certo. Ao longo do texto, você confere quais são os maiores desafios enfrentados pelo mercado de panificação e aprende como superá-los. Acompanhe!

7 principais desafios do mercado de panificação

1. Saber fazer investimentos

Grande parte dos empreendedores acreditam que, para ter um avanço considerável no negócio, é preciso injetar muito dinheiro. No entanto, como vivemos dinâmico do mercado de panificação, não é a todo mundo que se tem condições de fazer esse tipo aporte, não é mesmo?

Mas é preciso ter em mente que não é preciso dispor de uma enorme quantia para deixar a padaria melhor. Apenas com uma pesquisa bem-feita, por exemplo, é possível, estruturar e ampliar a produção .

Mas cuidado para não basear sua decisão na opinião de outros empresários, que muitas vezes não são o melhor exemplo de gestão de negócios. O segredo é sempre buscar fontes confiáveis de conhecimento e não parar de se informar.

2. Contar com profissionais qualificados

Ter bons profissionais também é um desafio e deve ser um dos principais pontos de atenção da sua padaria. Afinal, não adianta ter vários maquinários de última geração se os profissionais não souberem usá-los ou não tiverem conhecimento suficiente para produzir a melhor massa.

Por esse motivo, foque em formação, treinamento, consultorias, acompanhamento de profissionais especializados, nutricionistas para ajudar na segurança dos alimentos, regras da vigilância sanitária etc. Tudo para que a equipe seja capaz de criar os melhores produtos e sua padaria se torne referência em qualidade.

3. Diminuir o desperdício

Diminuir o desperdício é uma das metas que devem ser visadas por todos os empresários do setor de panificação. Afinal, a quantidade de insumos descartados impacta diretamente nas finanças do negócio.

Portanto, faça o planejamento completo do que pode ser reduzido, analise como anda o estoque e quais produtos não estão sendo utilizados, ocupando espaço.

Outra maneira é conscientizar os profissionais da importância de diminuir o uso de todos os materiais. A economia também deve ser de energia, água, gás etc. Mudar essa mentalidade faz parte da evolução do seu empreendimento.

4. Desenvolver um pensamento criativo

Acostumar-se com a clientela é um dos grandes erros para o empresário que deseja crescer e manter o negócio plenamente ativo. Mesmo já contando com os clientes fidelizados, atrair mais consumidores é uma ótima forma de melhorar o fluxo de caixa e a saúde financeira do negócio no mercado de panificação.

Logo, para mudar esse paradigma, é preciso pensar e agir de forma diferente. Transformar essa linha de pensamento só é possível com informações e busca por novos aprendizados e conhecimentos. Existem investidores que não ficam acomodados e estão sempre inovando. Você também precisa se movimentar para não perder s clientes.

5. Contar com um bom mix de produtos

As grandes marcas do setor de panificação não param de investir na atualização dos seus mix de produtos. Todo dia saem novas linhas de bolos, pães diferenciados e a melhor forma de se manter firme na concorrência é incluindo novas mercadorias, como pão artesanal, recheado com nozes ou castanhas, entre outros.

E se você acredita que produtos mais elaborados e diferenciados podem não ter muita saída, a dica é apostar em  ultracongeladores. Assim, sempre é possível providenciar uma fornada e entregar o produto fresquinho para o cliente, sem o risco de perder massa e dinheiro.

6. Cuidar da experiência do cliente

Nada como entrar em uma padaria e sentir o cheiro de pão novinho, independentemente do horário, não é mesmo? Mas isso só é possível quando o gestor se preocupa com a experiência do cliente e pensa toda a logística em prol desse desafio.

Se a ideia é oferecer produtos frescos o tempo todo, uma boa estratégia é investir em fornos menores, que conseguem assar pequenas quantidades de pães e outros itens ao longo do dia. Veja outras maneiras de melhorar a experiência do cliente:

  • investir na apresentação dos alimentos, deixando-os bem apresentados na loja;
  • criar promoções inovadores e que engajem o público;
  • ter atenção à iluminação do ambiente e às condições de acomodação;
  • preocupar-se com a qualidade do atendimento.

7. Conhecer a concorrência

Da mesma forma, a concorrência pode ser cruel, o que faz desse o maior desafio para uma empresa de panificação. Por isso, o objetivo deve ser sempre ficar atento ao que os outros empresários estão desenvolvendo, visando sempre oferecer à sua clientela produtos ainda melhores. Para isso, é necessário ter atenção a dois tipos de disputas:

  • direta — quando a concorrência é com empresários que fazem a mesma coisa que você;
  • indireta — quando a concorrência é com outro tipo de negócio, mas que trabalha com produtos similares aos de uma padaria, como os supermercados.

Como esses desafios impactam o mercado de panificação?

Dar as costas para esses desafios gera impactos negativos para o negócio, os quais podem até mesmo ser irreversíveis em alguns casos. Ignorar o desejo dos seus clientes, as falhas que eles apontam e as reclamações dos colaboradores pode levar você a problemas muito maiores.

Por isso, tenha em mente que o conhecimento não é algo estático. O mundo muda, e todo negócio precisa acompanhar as transformações.

Como resultado, um “efeito dominó” de uma análise equivocada da demanda e a contratação de profissionais com pouco conhecimento podem aumentar o desperdício de matérias-primas, o que, por sua vez, impacta diretamente no faturamento no final do mês. Ou seja, cuidar de todas as etapas e detalhes é fundamental.

Como esses desafios podem ser superados?

Para superar os desafios, é preciso saber exatamente onde investir, sem correr o risco de perder dinheiro e levar a padaria à falência. Antes de tudo, é fundamental conhecer suas forças e como crescer sem prejudicar a qualidade do produto. Mas também é importante saber quais são seus diferenciais e suas fraquezas.

Investir em equipamentos de ponta que tragam produtividade é outra maneira de sair na frente da concorrência com produtos de alto nível.

Portanto, busque fornecedores nacionais com extensa rede de técnicos e centros de distribuição de peças, com possíveis filiais, concessionárias ou revendedores que estejam mais próximos de você. No processo de compra, veja possibilidade de visitar estes espaços e conhecer os equipamentos que deseja adquirir de perto e até se puder testá-los.

Por fim, caso queira se aprofundar, veja também 9 tendências para o futuro da panificação no Brasil e como se preparar. Continue a leitura!

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: