Gourmetização: entenda o fenômeno

Prática • mar. 16, 2020

O fenômeno da gourmetização na gastronomia pode ser visto em diferentes lugares por todo o Brasil. A prática de incrementar os produtos para adicionar valor de mercado é uma estratégia muito interessante, mas requer alguns cuidados para não afastar seus clientes de seus produtos.

É importante entender melhor essa tendência no food service, para obter vantagens reais e sustentáveis ao seu negócio. Por isso, neste artigo, trouxemos as informações essenciais. Confira!

O que é a gourmetização ?

A gourmetização se refere à oferta de produtos diferenciados, agregando maior valor à ele, seja através de ingredientes, processos, apresentação ou customização. Em outras palavras, oferecer alimentos com uma “cara” nova e “exclusiva” pelos quais os clientes estão dispostos a pagar mais.

Outro aspecto, é que ela está atrelada a “experiência gastronômica”, isto é, como o cliente percebe seu produto, do momento que ele vê um anúncio, passando pela degustação, até a impressão final.

Como ocorre a gourmetização ?

Uso de ingredientes especiais em receitas tradicionais ou comuns

O mais comum de ser visto no mercado é o uso de ingredientes diferenciados em receitas tradicionais ou que sejam do conhecimento do público geral. É o caso do brigadeiro, por exemplo. Os “gourmets” podem ser feitos de sabores novos, alguns até mesmo inusitados. Tudo para atrair clientes dispostos a pagar mais para experimentar a novidade.

Uso de técnicas de produção diferenciada s

Já no caso do uso de técnicas de produção diferenciadas, os ingredientes podem ou não ser os mesmos da receita original. O que vai trazer a gourmetização é o resultado de um processo diferente. Um processo mais complexo e demorado, feitos artesanalmente ou manualmente, envolvendo trabalho artístico ou não.

Só para ilustrar, em panificação, o uso da fermentação natural e longa, transforma a massa comum do pão francês (farinha, água, sal e fermento) em pães como ciabatta ou baguetes.

Já em um restaurante, a cocção longa, em vapor e em baixa temperatura dentro de um forno combinado, deixa as carnes mais tenras e saborosas do que o preparo convencional em grelhas, chapas ou assando em forno comum.

Uso diferenciado de estratégia de marketing e de venda

Outro ponto a ser destacado é que toda a parte de divulgação e de gestão de vendas deve ser diferenciada. Os esforços do marketing precisam explorar um novo tipo de linguagem para alcançar o público certo. O setor precisa evidenciar o acréscimo no valor da experiência que o cliente está levando, para que o preço se torne justificável.

Quando é necessário ter cuidado com esse fenômeno?

A gourmetização pode trazer diversas vantagens para o negócio, mas também necessita cuidados para não tornar seu preço proibitivo ou restringi-lo a um público pequeno e limitado. Para que você consiga adotar o conceito em seu estabelecimento de forma eficaz e benéfica, vejamos alguns pontos de atenção:

Público-alvo e mercado

Inicialmente, você precisar conhecer bem sua clientela em potencial. Só para ilustrar, uma reportagem da revista InfoMoney com dados da Tendências Consultoria , 50,7% dos domicílios do país em 2022, ficaram nas classes D e E. Isto é, com renda mensal domiciliar é de até R$ 2,9 mil. Por outro lado, apenas 2,8% serão da classe A, com rendas acima de R$ 22 mil.

Dessa forma, cabe ao empreendedor analisar qual mercado pretende atingir, as faixas de preço que seu público costuma pagar por um produto ou serviço, se há demanda e principalmente, se esta é suficiente para cobrir os custos e gerar lucro.

Quando o perfil do público não condiz com o produto

Imagine que você tenha um restaurante em uma região residencial, escritórios e trabalhadores, onde o foco não é o consumo de cardápios finos e elaborados, mas sim de refeições mais simples, rápidas e acessíveis.

De uma forma geral, esse tipo de público preza bastante pelo preço.  Por mais atrativa e deliciosa que seja a sua nova receita, o cliente não frequentará seu estabelecimento com grande recorrência. Lembre-se: produções mais complexas resultam em preços mais elevados.

Contudo, isso não significa que essas pessoas não gostem de produtos gourmetizados. O importante é entender até que ponto elas estarão dispostas a pagar um pouco mais e com qual frequência elas conseguem fazer isso.

Com base nessas informações, a sua linha de produção gourmet pode ser mais bem desenhada, para que os custos de produção não sejam tão elevados, e o volume de produtos seja adequado à demanda real do estabelecimento.

Quando o custo da gourmetização é muito elevado

Seguindo o exemplo anterior, o incremento de alguns ingredientes faz com que a receita se torne mais cara. Com isso, o aumento no preço é uma necessidade primária, que permite a sustentação da operação.

Sendo assim, se o seu público não consegue gerar o volume de vendas necessário para arcar com os custos dessa linha, o melhor é optar por níveis menores de gourmetização. Em lugar de acrescentar ingredientes mais caros, a mudança no processo de fabricação ou o uso de apenas alguns incrementos na receita já serão suficientes.

A relação entre o preço e o valor percebido pelo cliente pode ser o grande diferencial para impulsionar os ganhos seu estabelecimento. Por exemplo, uma preparação que leve uma carne de baixo custo, como o músculo, e passe por uma técnica de sous vide ganhará maciez e sabor. Isso elevará o valor percebido pelo seu cliente e possibilitará uma margem de lucro mais atrativa.

Quando o volume de vendas não sustenta o custo de produção

Por fim, é essencial que haja uma previsão de vendas precisa e condizente com o volume de produção. Os produtos alimentícios são perecíveis e, quando gourmetizados, sua perda têm um impacto de custo muito superior. Cabe ressaltar que a qualidade é um requisito de grande importância, e ela vai se perdendo no decorrer do tempo em que o alimento está na prateleira, esperando para ser adquirido.

A sugestão que damos é que a adoção de receitas especiais seja feita com cuidado e aos poucos. Dessa forma, é possível avaliar a aceitação do público e medir o volume real de demanda por cada uma das novidades apresentadas.

Como você pôde ver, a gourmetização traz vantagens, mas demanda cautela em sua aplicação. As dicas que podemos extrair deste artigo é que conhecer o seu público é primordial e que, começando gradativamente, suas chances de sucesso serão bem maiores.

Agora, amplie seus conhecimentos sobre a técnica do sous-vide. Continue sua leitura.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: