fbpx

Forno Combinado: O que é e quais suas funções?

A praticidade, versatilidade e economia proporcionada pelos fornos combinados faz com que eles sejam um dos equipamentos mais desejados em cozinhas industriais, restaurantes de alta gastronomia, food-trucks, cozinhas de hotéis, bistrôs e lanchonetes.

O motivo é que eles favorecem tanto o preparo de pratos rápidos como daqueles que exigem cozimento mais lento, como o sous-vide — cocção em baixa temperatura, por longo período de tempo.

Quer saber mais como os fornos combinados podem ser úteis para a sua cozinha? Então, continue a leitura e descubra por que esse equipamento é o sonho de consumo de qualquer empreendedor!

O que é forno combinado

Os fornos combinados são equipamentos que possibilitam diversos tipos de cocção em uma única câmara. Esse equipamento surgiu no início da década de 1970, e melhorou muito com o avanço da tecnologia. Hoje, os fornos combinados são o que há de melhor quando se fala em cocção de alimentos.

Os fornos combinados possuem as funções de calor úmido, calor seco e uma opção de cozimento híbrida, que mescla essas duas funcionalidades. Daí o nome forno combinado.

A temperatura do equipamento é controlada por sensores presentes ao longo da câmara. Além disso, o termostato ajuda a manter a temperatura ideal e precisa, de acordo com o tipo de alimento preparado.

Funções de um forno combinado

Os fornos combinados têm 5 funções diferentes: vapor limpo, ar seco, combinado, banho-maria e regeneração. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas!

Vapor limpo

Essa opção permite cozinhar por meio de vapor quente alimentos que originalmente precisariam de água fervente, como arroz, legumes, ovos e verduras.

Outra grande vantagem é que os alimentos podem ser levados simultaneamente ao forno, sem que os sabores e aromas se misturem, já que a todo momento ocorre renovação do ar dentro da câmara.

A temperatura média alcançada no modo de vapor limpo é de 100°C. Nesse método, os alimentos mantêm 80% dos nutrientes, sendo que no cozimento convencional a retenção de propriedades é de apenas 40%.

Ar seco

O maior benefício da função de ar seco é poder preparar alimentos empanados, gratinados e “fritos” sem uso de óleo, o que resulta em alimentos mais saudáveis, sequinhos e crocantes.

Combinado

Com essa opção, é possível mesclar o uso de vapor limpo e de ar seco, o que resulta em um produto úmido por dentro e sequinho por fora. É isso que garante aquele acabamento bem crocante!

É ideal para o preparo de carnes bovinas, suínas, pescados e frangos, já que com esse modo de preparo evita-se que as proteínas fiquem ressecadas. Além disso, essa forma de cocção gera uma economia de até 20% de matéria-prima, pois o peso das carnes é pouco reduzido.

No forno combinado, o aclamado pão francês conta com uma função específica para o seu preparo, realizado na função ar quente com injeção manual de vapor.

Banho-maria

A função banho-maria permite a manutenção dos alimentos quentes, após o preparo.

Regeneração

Os fornos combinados também permitem que alimentos prontos ou semiprontos possam ser regenerados, pois suas funções conseguem manter as características e propriedades originais dos alimentos, sem ressecar ou deixar depósito de água no recipiente em que o prato é acondicionado.

Essa função é programada por tempo ou por sonda. O mais indicado é o processo por sonda, pois o equipamento determina o tempo adequado para o processo, uma vez determinada a temperatura no núcleo do alimento (acima de 65ºC, conforme determinações sanitárias).

Vantagens dos fornos combinados

O forno combinado pode substituir a frigideira, a chapa, a grelha e até mesmo o fogão. Ou seja, são pelo menos cinco equipamentos em um só. Por permitir a produção de vários alimentos simultaneamente (muitos deles sem imersão na água) também reduz o consumo de água em 40%.

O equipamento também proporciona economia de gás e energia elétrica em 60%. Basta contar com um bom planejamento de produção e uso eficiente de todas as funções disponíveis. Além disso, gasta 90% menos óleo e cozinha 20 kg de vegetais com apenas 4 litros de água.

Outra grande vantagem dos fornos combinados é que não há restrição quanto ao tipo de material que pode ser utilizado. Os pratos podem ser acondicionados e levados à câmara em recipientes de alumínio, vidro, porcelana, entre outros.

Soluções da Prática BR

Os fornos combinados da Prática são equipamentos de alta performance e, por isso, lideram o mercado nacional. São produzidos no Brasil e estão presentes em toda a América Latina, EUA e Europa.

A Prática comercializa as linhas C-MAX, Gourmet e TSi. Conheça a seguir os detalhes das soluções Prática!

Linha C-MAX

A linha C-MAX é a solução para quem busca produtividade e versatilidade, atendendo desde pequenos bistrôs e restaurantes, até grandes indústrias de alimentos.

O equipamento possui exclusivas tecnologias para desempenhos de altíssimo padrão e fácil operação. Os sistemas Ecopower e Steam Power garantem baixo consumo energético com o reaproveitando do calor da câmara.

O forno ainda conta com programação de até 500 receitas, além de função específica para higienização.

Linha Gourmet

A Linha Gourmet da Prática apresenta equipamentos com todas as funcionalidades de um forno combinado programável de última geração, com o menor uso de espaço.

Equipamentos versáteis e destinados para preparações de alta qualidade: assam, fritam, grelham, gratinam, regeneram, cozinham com vapor, assam com vapor, fazem cocção noturna, entre outras aplicações.

Linha TSi

A linha TSi – Technicook System Intelligent, é a Central de Cocção Inteligente da Prática. A perfeita combinação de sofisticação com a praticidade que a sua cozinha precisa.

Possui sistema operacional otimizado para realizar diversas receitas diferentes com um simples toque, elevando a sua produtividade com a interface mais intuitiva do mercado. Equipada por um exclusivo sistema Ecopower, a linha foi totalmente projetada para lhe proporcionar a melhor performance com economia e qualidade.

Como você viu, a versatilidade, produtividade e economia proporcionadas pelos fornos combinados são incontestáveis. E ainda há uma vantagem extra: além de toda tecnologia, a Prática ainda oferece 25 meses de garantia.

Não espere mais! Entre em contato conosco e decida pelo equipamento mais adequado para o seu negócio!

Assista ao vídeo: O que é um Forno Combinado?

Facebook Comments

Deixe um comentário