Forno Combinado: O que é e quais suas funções?

forno combinado
Powered by Rock Convert

A praticidade, versatilidade e economia proporcionadas pelos fornos combinados fazem com que eles sejam um dos equipamentos mais desejados em cozinhas profissionais, como: restaurantes de alta gastronomia, food-trucks, cozinhas de hotéis, bistrôs e lanchonetes.

O motivo é que eles favorecem tanto o preparo de pratos rápidos quanto daqueles que exigem cozimento mais lento, como o sous-vide — cocção em baixa temperatura por um longo período de tempo.

Quer saber mais como os fornos combinados podem ser úteis para a sua cozinha? Então, continue a leitura e descubra por que esse equipamento é o sonho de consumo de qualquer empreendedor!

O que é forno combinado?

Os fornos combinados são equipamentos que possibilitam diversos tipos de cocção em uma única câmara. Esse equipamento surgiu no início da década de 1970 e melhorou muito com o avanço da tecnologia. Hoje, os fornos combinados são o que há de melhor quando se fala em cocção de alimentos.

O modelo original era complicado de usar. No entanto, os benefícios — maior velocidade de cozimento, melhor aproveitamento dos ingredientes e melhor sabor dos alimentos — fizeram com que os fornos combinados conquistassem seu espaço na cozinha comercial.

Os fornos combinados têm as funções de vapor e ar quente e, também, a de vapor combinado, que mescla essas duas funcionalidades. Daí o nome forno combinado.

A temperatura do equipamento é controlada por sensores presentes ao longo da câmara. Além disso, o termostato ajuda a manter a temperatura ideal e precisa, de acordo com o tipo de alimento preparado.

Funções de um forno combinado

Como já foi dito, os fornos combinados têm três funções diferentes: vapor, ar quente e vapor combinado. Vamos ver um pouco sobre cada uma delas!

Vapor

Essa opção permite cozinhar por meio de vapor quente alimentos que, originalmente, precisariam de água fervente, como arroz, legumes, ovos e verduras, ou seriam preparados em banho-maria, como os pudins, por exemplo.

Outra grande vantagem é que os alimentos podem ser levados simultaneamente ao forno, sem que os sabores e aromas se misturem, já que a todo momento ocorre renovação do ar dentro da câmara.

A temperatura média alcançada no modo de vapor limpo é de 100 °C. Nesse método, os alimentos mantêm 80% dos nutrientes, sendo que no cozimento convencional a retenção de propriedades é de apenas 40%.

Ar quente

O maior benefício da função de ar quente é poder preparar alimentos empanados, gratinados e “fritos” sem uso de óleo, o que resulta em alimentos mais saudáveis, sequinhos e crocantes.

É indicado para alimentos que demandam mais crocância, como frituras, e permite fazer os alimentos sem usar gordura, o que reduz o consumo de óleo e torna os alimentos mais saudáveis. Pode-se, também, ser usado para a produção de pães, mas isso só é possível se houver a função de injeção manual no forno combinado.

Combinado

Com essa opção, é possível mesclar o uso de vapor e do ar quente, o que resulta em um produto úmido por dentro e sequinho por fora. É isso que garante aquele acabamento bem crocante e um produto com mais peso e suculêcia.

É ideal para o preparo de carnes bovinas, suínas, pescados e frangos, já que com esse modo de preparo evita-se que as proteínas fiquem ressecadas. Além disso, essa forma de cocção gera uma economia de até 20% de matéria-prima, pois o peso das carnes é pouco reduzido.

Regeneração

Os fornos combinados também permitem que alimentos prontos ou semiprontos possam ser regenerados, pois suas funções conseguem manter as características e propriedades originais dos alimentos, sem ressecar ou deixar depósito de água no recipiente em que o prato é acondicionado.

Essa função é programada por tempo ou por sonda. O mais indicado é o processo por sonda, pois o equipamento determina o tempo adequado para o processo, uma vez determinada a temperatura no núcleo do alimento (acima de 65ºC, conforme determinações sanitárias).

Como funciona a tecnologia dos fornos combinados?

Nos fornos há um ponto quente, geralmente o fogo, na parte inferior da câmara. O avanço da tecnologia nos trouxe um forno de convecção, que tem uma turbina que pode movimentar o ar e homogeneizar rapidamente a temperatura.

Os fornos combinados ainda são o aprimoramento dos fornos de convecção. Também é equipado com turbina e, além disso, tem um injetor de vapor. Portanto, tudo, desde alimentos cozidos no vapor até ar quente seco, pode ser produzido. Por outras palavras, é o único forno que combina várias funções diferentes.

Outra diferença é o sonda contida no forno combinado, com ela, há a possibilidade de reconhecer, de forma automática, a temperatura do núcleo do alimento e se adaptar às necessidades de umidade e temperatura de cada situação. A umidificação da câmara evita que os alimentos ressequem. Porém, além de umidificar, também é eficaz na desumidificação do ambiente. Isso fornece, por exemplo, alimentos empanados crocantes por fora e suculentos por dentro.

O forno combinado também é muito preciso. Isso significa que eles podem manter a temperatura, o tempo e a umidade precisos para obter resultados de cozimento perfeitos. Eles são muito fáceis de usar. Os fornos combinados podem receber programações por tempo ou por sonda, o que faz da operação algo prático e intuitivo.

Quais são as vantagens dos fornos combinados?

O forno combinado pode substituir a frigideira, a chapa, a grelha e até mesmo o fogão. Ou seja, são pelo menos cinco equipamentos em um só. Por permitir a produção de vários alimentos simultaneamente (muitos deles sem imersão na água), também reduz o consumo de água em 40%.

O equipamento também proporciona economia de gás e energia elétrica em 60%. Basta contar com um bom planejamento de produção e uso eficiente de todas as funções disponíveis. Além disso, gasta 90% menos óleo e cozinha 20 kg de vegetais com apenas quatro litros de água.

Outra grande vantagem dos fornos combinados é que não há restrição quanto ao tipo de material que pode ser utilizado. Os pratos podem ser acondicionados e levados à câmara em recipientes de alumínio, vidro, porcelana, entre outros.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Mais saúde

Ao usar a gordura do próprio alimento no preparo, em vez de colocar óleo extra, a dieta se torna mais saudável e interessante, pois pode reduzir o teor de gordura dos alimentos que você ingere.

O aparelho pode ser usado para preparar refeições de baixo teor calórico, pois sua potência permite um preparo mais saudável por meio do cozimento a vapor.

Esse investimento é muito interessante e pode se destacar da concorrência e agregar valor ao consumidor, pois a qualidade dos pratos supera a de locais onde são utilizados métodos convencionais de preparo.

Mão de obra

O uso do forno combinado também pode melhorar o dia a dia das pessoas que trabalham na cozinha, pois o aparelho tem função de isolamento térmico e não sobreaquece o ambiente durante o funcionamento.

Com a utilização desse modelo de forno, você pode até mesmo reduzir o uso de mão de obra. Porém, a principal vantagem desse aspecto é que o colaborador requisitado para a cozinha poderá contar com um local mais agradável para o desempenho de suas funções, o que pode até refletir em melhor desempenho.

Espaço

O forno combinado é um aparelho multifuncional que pode desempenhar diversas funções. Isso permite que você obtenha mais espaço na cozinha do empreendimento, otimizando o lugar para diversas finalidades.

Padronização de sabor

A possibilidade de gravação de receitas, aliada a uma boa gestão de produção, faz com que os preparos sejam mais padronizados e facilita o controle de qualidade.

Portanto, além de realçar a cor, o sabor e até o cheiro dos alimentos, também leva a uma melhor digestão. Essa não é apenas uma vantagem interessante para o pessoal que administra uma única unidade, mas principalmente para garantir a padronização entre diferentes franquias e filiais com chefs diferentes.

Quais as soluções da Prática BR?

Os fornos combinados da Prática são equipamentos de alta performance e, por isso, lideram o mercado nacional. São produzidos no Brasil e estão presentes em toda a América Latina.

A Prática comercializa as linhas Gourmet, C-MAX Gourmet e TSi. Conheça, a seguir, os detalhes das soluções Prática!

Linha C-MAX

A linha C-MAX é a solução para quem busca produtividade e versatilidade, atendendo desde pequenos bistrôs e restaurantes até grandes indústrias de alimentos.

O equipamento tem exclusivas tecnologias para desempenhos de altíssimo padrão e fácil operação. Os sistemas Ecopower e Steam Power garantem baixo consumo energético com o reaproveitando do calor da câmara.

O forno ainda conta com programação de até 500 receitas, além de função específica para higienização.

Linha Gourmet

A Linha Gourmet da Prática apresenta equipamentos com todas as funcionalidades de um forno combinado programável de última geração, com o menor uso de espaço.

Equipamentos versáteis e destinados para preparações de alta qualidade: assam, fritam, grelham, gratinam, regeneram, cozinham com vapor, assam com vapor, fazem cocção noturna, entre outras aplicações.

Linha TSi

A linha TSi — Technicook System Intelligent — é a Central de Cocção Inteligente da Prática. A perfeita combinação de sofisticação com a praticidade que a sua cozinha precisa.

É dotada de sistema operacional otimizado para realizar diversas receitas diferentes com um simples toque, elevando a sua produtividade com a interface mais intuitiva do mercado. Equipada por um exclusivo sistema Ecopower, a linha foi totalmente projetada para proporcionar a melhor performance com economia e qualidade.

Resumindo, os fornos combinados são o melhor investimento que você fará em seu estabelecimento. Algumas das principais vantagens de ter um forno combinado no seu espaço: reduz a mão de obra na cozinha por meio da otimização de processos; economiza espaço, equipamentos e louças; reduzir o uso de óleo na alimentação; tem controle automático de temperatura, temporizador, ponto de cozimento e grau de cozimento.

Além de tudo isso, usa menos água, energia ou gás para obter melhor desempenho; tem painel digital com configurações de receita; não há troca de sabores entre alimentos cozidos; não há necessidade de transferência de calor ao redor do produto, pois não transfere calor para o meio ambiente; limpeza automática; regeneração de alimentos.

Por poder utilizar o mesmo equipamento para preparar receitas diferentes ao mesmo tempo, pode-se encurtar o tempo de cozimento dos alimentos e maximizar os lucros, devido à possibilidade de não necessitar de terceiros para cuidar, o que economiza muito os salários dos funcionários. Os fornos combinados elevam o nível do seu negócio e acompanham o ritmo das melhores cozinhas comerciais do mundo.

Como você viu, a versatilidade, produtividade e economia proporcionadas pelos fornos combinados são incontestáveis.

O que ainda falta para você se convencer da importância de adquirir um forno combinado para o seu estabelecimento? Não espere mais! Entre em contato conosco agora mesmo e decida pelo equipamento mais adequado para o seu negócio!

Assista ao vídeo:

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Tags:
Blog Comments
Avatar
Responder

osvaldo belmiro barbosa

Boa tarde,
Ja trabalhei em várias empresas de alimentação, que fornecem refeições em grandes quantidades.
Na maioria delas, usávamos forno da Prática, que nos davam um resultado final muito bom, em relação a tempo e qualidade final dos preparos, alem da higiene
Hoje trabalho em uma empresa que não tem fornos, mas estou demonstrando para a diretoria as vantagens em adquirir fornos da Prática

Prática

Ahh que bacana Osvaldo! Ficamos muito felizes com seu feedback e agradecemos a indicação. Se precisar nos contatar, estamos à disposição =) 35 3449-1200 ou sac@praticabr.com

Avatar

Preco e indicacao de um forno combinado para restaurante self service a quilo com previsao de 800 refer oes por almoco.

Prática

Olá Amauri, tudo bem? Faça um orçamento conosco sem compromisso, nos contate através do 35 3449-1200 ou sac@praticabr.com =) https://www.praticabr.com/ShowProduto.aspx?IdMateria=8YG5K1wMyhLLpox2vUO9/A==#orcamento

Avatar
Responder

Ludmila de Marcos Rabelo

O combinado é utilizado apenas a nível comercial ou tem algum tipo p residencia também?

Prática

Ola Ludmila tudo bem? Os nossos modelos são industriais. Porem nós temos um modelo mais compacto, que pode de servir até 100 refeições por turno, é muito utilizado em residências. C-Max 3 Gourmet. Entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 (ou nesse link: https://wa.me/553534491213). Nosso telefone fixo é 35 3449-1200.
Aguardamos seu retorno =)

Avatar

A Prática fornece algum treinamento para uso de seus fornos mais modernos?

Prática

Olá Eldo tudo joia? Entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 (ou nesse link: https://wa.me/553534491213). Nosso telefone fixo é 35 3449-1200.

Avatar

Tenho um forno combinado da prática
E necessito muito a trmperatura pra fazer cupim,osso buco e peito bovino nesse forno…
Eu nao estou acertando…
Por favor me ajudem!

Parabéns e obrigado

Prática

Olá Natan, tudo bem?
Você pode entrar em contato com nosso canal chef, departamento responsável por instruções operacionais. Eles estão disponíveis no telefone 011 25261208 ou final 1200
opção 5 / WhatsApp (35) 9 8416-4996- canalchef@praticabr.com

Avatar

Boa tarde, se comprar um c max3, teria alguém pra me explicar como faria as comidas de todo dia no meu estabelecimento?

Prática

Olá Francisco!!Disponibilizamos aos nosso cliente o contato com nosso canal chef , onde vai poder tirar todas as sua duvidas de como trabalhar suas receitas em nosso forno combinado. Para Maiores informações entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 (ou nesse link: https://wa.me/553534491213). Nosso telefone fixo é 35 3449-1200.

Deixe um comentário