fbpx

Guia de investimentos em padaria: veja regras para boas aquisições!

  • Home
  • Panificação
  • Guia de investimentos em padaria: veja regras para boas aquisições!

A competitividade do mercado é um fator que preocupa a todos aqueles que pretendem abrir um negócio no setor de alimentação. Os investimentos em padaria precisam ser feitos de forma adequada para gerar valor aos clientes e mantê-los fiéis.

As aquisições de equipamentos são apenas uma parte desse esforço, que deve envolver um bom planejamento e a preocupação com treinamentos para a equipe, estruturação de processos de produção e diversos outros fatores que você verá neste artigo.

Quer investir certo em sua padaria e garantir que ela seja um grande sucesso? Confira estas dicas!

Tenha um bom plano de negócio

Antes começar a botar a mão na massa, é fundamental criar um bom plano de negócio. Mais do que um documento, ele funciona como um mapa do tesouro, no qual estão descritos os objetivos a serem buscados e os caminhos que levarão até eles. Ele será sua principal fonte de informações para guiar suas decisões daqui em diante.

Garanta que seu planejamento seja bastante abrangente e detalhado. Não deixe de considerar questões orçamentárias e previsões seguras de faturamento. Utilize dados do mercado para fazer suas definições. Afinal, de nada adianta querer um faturamento mensal de R$ 100 mil se a média dos concorrentes é de R$ 50 mil. Seja otimista, mas acima de tudo, realista.

Determine o tipo de padaria que será montada

Para ajudar na elaboração do plano de negócios e garantir bons investimentos para sua padaria, é importante determinar qual será o tipo de estabelecimento que você deseja abrir. Atualmente, existe uma grande variedade de nichos, dos quais vamos destacar alguns exemplos.

Padaria tradicional

As padarias tradicionais são as mais encontradas nos bairros de qualquer cidade do país. Em geral, ficam localizadas em uma região mais central, próxima a diversos outros tipos de comércios. O pão francês é seu “carro-chefe”, mas os grandes atrativos são os diferentes produtos elaborados internamente e expostos no interior da loja.

Padaria portuguesa

As padarias portuguesas são mais voltadas para os doces tradicionais de Portugal. O principal produto é o pastel de Nata, mas o mix pode ser bastante variado, com oferta de alimentos doces e salgados. Normalmente, atende um público mais exigente, de classes econômicas mais altas. Também são boas pedidas para regiões com muitas empresas e escritórios.

Padaria artesanal

A padaria artesanal tem uma pegada mais rústica. Ela preza pela produção de pães e outras massas com o fermento natural, criado no próprio local. São produtos com características especiais de sabor, cheiro e textura, que agradam bastante ao paladar dos clientes. Os pães artesanais também podem ser incorporados nas padarias tradicionais, como uma linha especial.

Encontre o local ideal

O próximo passo para acertar nos investimentos em padaria é escolher o local ideal. Como abordamos no tópico anterior, o tipo de estabelecimento influencia na escolha do lugar onde ele será aberto. É importante entender bem os hábitos do público-alvo para saber como estar mais perto dele.

Alguns pontos demandam mais atenção, como:

  • tipo de pessoas que frequentam a região (famílias, trabalhadores, estudantes etc.);
  • classe social predominante;
  • presença de concorrentes diretos;
  • tipo de comércio no entorno que possa atrair mais clientes.

Invista na qualidade do atendimento

Um erro bastante comum, e grave, que novos empreendedores acabam cometendo é a falta de investimento em treinamentos e qualificações para sua equipe. O atendimento de qualidade vai muito além de pessoas educadas que dizem “por favor”, “obrigado” e “bom dia”. Seus clientes esperam e merecem mais do que isso.

Contrate pessoas proativas, forneça qualificação e mantenha seus colaboradores motivados. Pense em como as pessoas devem se sentir ao entrar em sua padaria e faça com que isso se torne uma característica básica do lugar.

Foque em um diferencial

Não é segredo para ninguém que a concorrência está cada vez mais acirrada. A cada dia surgem novos estabelecimentos e apenas aqueles que se destacam sobrevivem e prosperam. Por isso é tão importante que os investimentos em padaria abordem um fortalecimento do diferencial da marca.

Cada empresa adota um específico, de acordo com as características do seu público. São os clientes que ditam o que desejam e o que os atrai mais. Dentre as opções, temos como exemplo:

  • qualidade dos produtos;
  • preço mais baixo;
  • atendimento de excelência;
  • um produto único e original.

Lembrando que, para ser considerado um diferencial, é preciso que a característica esteja bem acima da média dos concorrentes.

Adquira equipamentos de ponta

A qualidade dos equipamentos de uma padaria faz toda a diferença nos resultados dos alimentos. É muito melhor investir em fornos com alta tecnologia e amassadeiras de ponta, do que economizar nisso e ter pães e bolos medianos. Sem falar no aumento dos gastos com manutenções e consertos, que serão mais frequentes.

Otimize os espaços

Por fim, é bom lembrar que os layouts da loja e da área de produção são muito importantes para investir certo em uma padaria. Na parte da loja, onde os clientes circulam, escolhem seus produtos e realizam o pagamento, todo o caminho percorrido por eles deve ser muito bem pensado. Isso ajuda a entender onde é melhor colocar um balcão expositor ou em que posição um forno vitrine atrairá mais a atenção dos clientes.

Já na área da produção, é fundamental garantir uma boa circulação e um bom uso dos espaços para a manipulação das massas. Em ambiente menores, os fornos turbo podem ajudar a economizar espaços e ainda proporcionar mais versatilidade no preparo das receitas.

Enfim, acertar nos investimentos em padaria requer cuidado e atenção a detalhes, mas, depois de ler este artigo, você já está preparado para lidar muito bem com esse desafio. Esses são os passos seguidos por todos os empresários de sucesso nesse setor, e o próximo pode ser você! Aproveite esse conhecimento e tire seu sonho do papel!

Se você gostou deste conteúdo e está em busca de mais informações para montar a sua padaria, que tal se aprofundar um pouco mais? Temos um outro artigo em nosso blog que vai ajudar você nessa jornada! Veja como escolher uma máquina de panificação.

Facebook Comments

Deixe um comentário