fbpx

Máquina de gelo em flocos: como escolher o melhor fabricante?

máquina de gelo em flocos

Uma máquina de gelo em flocos é um investimento importante que quase todas as empresas de serviços alimentícios precisam fazer. Por isso, saber quais são as suas necessidades de uso de gelo é a chave para decidir sobre qual tipo específico de máquina comercial você deve adotar.

O clima tropical brasileiro garante muito sol, calor e umidade, o que torna a refrigeração de produtos um desafio. O gelo comprado, além de representar um custo extra, deixa o empresário dependente de terceiros e de sua capacidade de entrega. Afinal, quando um fornecedor deixa de atender no prazo combinado, o ritmo de produção cai e outros prejuízos, gerando a necessidade de prospectar às pressas outro parceiro.

Neste post, vamos apresentar quais são as especificações essenciais de uma máquina de gelo industrial e o que deve ser observado ao escolher o modelo e a marca ideal. Continue a leitura e fique por dentro!

A importância de uma máquina de gelo industrial

Se você é gestor de uma padaria, já sabe que o gelo é muito utilizado na produção de pães. Isso porque o calor é um fator que deve ser levado em consideração durante o preparo das massas, já que ele ativa previamente a atividade do fermento.

Quando a ação do fermento é precoce, sua capacidade de “fazer o pão crescer” diminui. Assim, na fase de fermentação, propriamente dita, o tempo, o volume e a aparência não conseguem atender aos padrões de qualidade. Isso porque, conforme a massa fermenta, ela se torna mais gaseificada, mole, pegajosa e delicada, o que faz com que a manipulação, divisão e modelagem tornem-se difíceis, comprometendo padronização.

Espaços reduzidos, layout confuso, muitos utensílios, fornos mal isolados termicamente e má ventilação contribuem para o aumento da temperatura do ambiente e do produto. E é aí que o gelo se torna um grande aliado da panificação.

Agora, imagine um cenário em que seu gelo acaba durante o horário de pico de um dia quente e seu principal fornecedor demora para fazer a entrega. Você certamente terá clientes insatisfeitos e pode até mesmo ter prejuízos, devido à insatisfatória qualidade dos produtos.

Por esse motivo, uma máquina de fazer gelo é um dos principais equipamentos de panificação. Ela é fundamental para melhorar as experiências nesses processos delicados, atendendo assim às demandas do dia a dia. 

Os tipos de gelos comercializados

O gelo pode ser comprado em cubos, em barras ou triturado, havendo uma boa variação de preços entre eles. 

Quando o gelo é comprado em barras, estas devem ser “quebradas” ou “moídas”, e esse é um trabalho que consome tempo útil do colaborador, além de ser cansativo. Quanto ao gelo comprado moído, esse costuma ser mais caro e também é muito delicado, já que se torna líquido com grande facilidade. O gelo em cubo, por sua vez, nem sempre tem dimensão adequada para determinada finalidade.

Por esses motivos, comprar gelo não costuma ser um bom negócio. Afinal, além desses fatores, existe ainda a necessidade de reservar espaço extra para armazenagem e até mesmo a chance de algum funcionário se acidentar, por utilizar objetos perfurocortantes.

Portanto, se você administra um restaurante, bar, lanchonete ou qualquer outro estabelecimento que sirva comida e bebida, uma máquina de fazer gelo comercial é uma necessidade absoluta. Você certamente vai se surpreender com a economia, qualidade e todos os benefícios desse investimento.

As vantagens de adquirir uma máquina de gelo em flocos

Escolher fabricar o próprio gelo não é a opção de muitas cozinhas comerciais, mas investir nesse equipamento pode ser um grande diferencial. 

O gelo em flocos é muito versátil e pode ser utilizado para diversos fins dentro da padaria, e não só para resfriar as massas. Uma opção é, por exemplo, aproveitar a produção da máquina para incluir gelo nas bebidas vendidas aos clientes. Assim, você tem a garantia de estar disponibilizando um produto limpo e de qualidade.

Em épocas de muito calor, a máquina de gelo também pode auxiliar no resfriamentos de outros produtos, evitando perdas e mantendo a qualidade da entrega.

Pontos a serem considerados ao comprar uma máquina de gelo

Ao pesquisar qual máquina de gelo é a ideal para o seu empreendimento, procure observar que modelo atende a todas as suas necessidades. 

Avalie com atenção qual é a sua real demanda e de que capacidade de produção você precisa. Qual é a quantidade de itens que sua padaria produz por dia? Como é o clima na sua cidade? Para quais finalidades você precisa de gelo? Quanto você gasta comprando gelo pronto em determinado período? Respondendo a perguntas como essa, fica mais fácil identificar qual é o equipamento ideal para o seu empreendimento. 

Outro fator muito importante é analisar se o fabricante escolhido conta com uma rede de assistentes técnicos treinados e credenciados. Afinal, você precisa ter confiança na garantia, facilidade na reposição de peças e na compra de acessórios e acompanhamento técnico durante a instalação. 

máquina de gelo em flocos da Prática ocupa pouco espaço e pode armazenar até 388 quilos. Além disso, tem baixo custo de instalação e manutenção e consome pouca energia. O reservatório isolado termicamente protege do degelo excessivo e a produção ocorre de forma contínua. Além disso, o equipamento conta com um sistema de segurança que detecta a falta de abastecimento do reservatório, desligando-o antes de gerar um problema, o que previne custos com reparação. 

Como você viu, contar com uma boa máquina de gelo em sua padaria resulta em benefícios para a produção, evita desperdícios e ainda pode garantir a entrega de bebidas geladas e de qualidade para a clientela.

Fazendo a escolha certa, o investimento em uma máquina de gelo industrial se paga automaticamente, só com a economia na compra desse produto. Com independência de fornecedores, mais espaço livre e um produto de qualidade, seu negócio se tornará muito mais produtivo, lucrativo e competitivo!

E então? Gostou das dicas sobre máquina de gelo industrial? Para receber mais dicas sobre esse e outros assuntos, assine nossa newsletter. Assim, você recebe diretamente em sua caixa de e-mail muito mais novidades e se mantém à frente da concorrência!

Facebook Comments

Tags:
Deixe um comentário