Pão congelado: as características se mantêm?

Pão congelado: as características se mantêm?

Descubra como o pão congelado pode otimizar o seu empreendimento, garantindo menos desperdício, mais rentabilidade e a satisfação dos clientes.

Pão congelado: as características se mantêm?

O pão é um alimento muito consumido no Brasil e talvez até você já tenha comido um pão que estava congelado antes de chegar quentinho até a sua mesa e nem percebeu.

Será que existe alguma mudança nas características de um e de outro? Vale a pena utilizar esse tipo de pão no seu negócio? Leia este post até o final para saber mais sobre esse assunto!

Alimentos congelados

Nos últimos anos, o uso de alimentos congelados em estabelecimentos gastronômicos vem crescendo exponencialmente por conta da facilidade e durabilidade, como é o caso das verduras, comidas prontas e até mesmo pães.

O pão congelado, além de ser muito utilizado nas padarias, pode ser encontrado facilmente em supermercados. Um exemplo disso são os pães de queijo congelados, seu preparo consiste apenas em levar ao forno por alguns minutos e, depois, é só saborear.

Por gastar menos recursos e ser mais ágil, muitos estabelecimentos adquirem esses produtos. E você, deseja acompanhar essa tendência?

Pão francês: o queridinho dos brasileiros

O pão francês, também chamado de pão de sal, é sem dúvidas o pão mais consumido no Brasil. Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo em outras refeições, acompanhado ou não de um café ou de outra bebida, o pão francês está presente diariamente na mesa de milhões de brasileiros.

Tradicionalmente feito à base de farinha, fermento, água e sal, é um produto bastante acessível. Por conta disso, esse pão se popularizou e conta com uma forte predominância no Brasil.

Nesse sentido, ele acaba sendo responsável pela maior parte das vendas e do giro de caixa das padarias. Então, ao otimizar os custos da sua produção, consequentemente o lucro será maior em sua venda. 

O pão congelado ainda mantém suas características?

Essa é uma pergunta muito frequente quando se pensa em pão congelado e a resposta é sim, desde que o procedimento seja feito em um ultracongelador. Esse equipamento realiza o congelamento rapidamente e da forma certa, já que freezers e geladeiras são produzidos para a conservação, não para congelamento.

Como congelar os pães corretamente? 

O processo de congelamento de pães, aliado a um bom planejamento de produção, é ideal para ter praticidade, redução de desperdícios e para oferecer pães sempre quentinhos para os clientes. Ou seja, ele auxilia a padaria a aumentar o lucro de várias formas.

Como vimos anteriormente, é ideal que o processo seja feito no ultracongelador, pois o congelamento rápido garantirá mais segurança e qualidade para o produto.

Confira como você pode realizar o congelamento de pães crus ou pré-assados:

Para pães crus congelados:

  1. Congelar o pão cru e não fermentado em um ultracongelador com temperatura a -40 ºC, até a temperatura interna desse pão estar em -18 °C;
  2. Armazenar corretamente o pão congelado em câmara fria a -18 °C;
  3. Retirar os pães da embalagem e colocá-los na assadeira para descongelar em uma câmara de fermentação à frio (2°C a 5°C).
  4. Fazer a fermentação na mesma câmara, após o descongelamento.
  5. Levar ao forno para assar.

Para pães pré-assados e congelados:

  1. Realizar todo o processo de produção e assar o pão, geralmente utilizando 70% do tempo normal;
  2. Congelar o pão pré-assado em um ultracongelador com a temperatura em -40 °C até a temperatura interna desse pão estar a -18 °C;
  3. Armazenar corretamente o pão congelado em câmara fria a -18 °C;
  4. Retirá-lo e assá-lo durante os 30% de tempo que restaram.

Especialistas recomendam que os pães fiquem congelados por, no máximo, dois meses, para que assim eles possam manter as suas características.

Como usar o pão congelado em seu negócio?

Para utilizar o pão congelado, você pode implementar o uso do ultracongelador no seu negócio, para que você mesmo produza e congele rapidamente seus pães, ou pode adquirir os pães já congelados de fornecedores externos, desde que eles também façam esse congelamento corretamente.

Feito isso, os pães devem ser armazenados na temperatura ideal de -18 °C. Depois é só seguir o processo de descongelamento e de preparo indicado.

Veja agora os benefícios de usar pães congelados em seu negócio.

Otimização de matéria-prima

Ao utilizar o pão congelado, você não precisa mais se preocupar em comprar diversos ingredientes para fazer as massas, muito menos prepará-las, pois elas já chegam prontas. Assim, não há necessidade de grandes dispensas para armazenar as matérias-primas, já que elas não são mais necessárias para se ter um delicioso pão francês.

Otimização de tempo e de produção

O tempo para a produção de pães é grande, porque o processo de preparo é extenso.Com o uso de pães congelados, pode-se realizar a produção antecipada, que nada mais é que a produção e o congelamento em maior escala, concentrados em dias específicos, para que o restante dos horários seja focados apenas na finalização e na venda.

Economia em equipamentos e espaço

Caso você opte por comprar os pães já congelados de um fornecedor externo, você não precisa ter uma grande cozinha com vários equipamentos para produzir massas, por exemplo: masseira, modeladora, balanças, entre outros. Tudo o que você precisa é de uma fermentadora e de fornos. 

Então, se o seu negócio está no início e você não tem condições financeiras para investir em uma área de produção grande e profissional, essa é uma boa oportunidade para gerar economia, reduzir os custos com a manutenção dos equipamentos e diminuir os gastos com eletricidade e com o espaço que seria ocupado por essas máquinas.

Maior oferta

Problemas, como muita demanda para pouca oferta serão resolvidos, visto que é possível ter uma grande quantidade de pães congelados em estoque. Desse modo, sempre haverá uma grande oferta disponível, potencializando ainda mais os lucros de seu estabelecimento.

Para os dias de pouco movimento, também não haverá desperdícios, já que os pães congelados têm mais durabilidade e podem ser assados sob demanda.

Otimização de mão de obra

Com processos mais automatizados, os colaboradores podem ser realocados em outras tarefas, o que impacta positivamente no bem-estar desses e nos resultados da padaria. Já que você pode, por exemplo, ter um colaborador a mais no atendimento.

Além disso, com mais tempo você pode proporcionar cursos de qualificação aos trabalhadores, para que eles fiquem mais preparados no ramo da panificação.

Conclusão

Neste post apresentamos algumas vantagens de usar o pão congelado no seu negócio. Essa é uma boa forma de melhorar as suas vendas e reduzir custos, porque o pão congelado mantém o sabor e a consistência original, como se tivesse sido feito na hora e sem congelar. 

Quer aprender mais sobre gastronomia e, em especial, sobre panificação? Leia outros posts do nosso blog, assim será mais fácil entender como o seu empreendimento pode crescer e ganhar visibilidade no mercado!

Fornos de Panificação
Tags:
Blog Comments
Responder

Luciana Monteiro Barbosa de Melo

Gostaria de saber mais, vocês fornece o pão é isso ?

Olá Luciana, tudo bem?
A Pratica é um empresa que fabrica fornos e equipamentos voltados para panificação.
Entre em contato conosco no e-mail sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213 (ou nesse link: https://wa.me/553534491213). Nosso telefone fixo é 35 3449-1200.

E muito bom esse pão congelado

Tem como vocês indicarem fabricantes de pães congelados em Natal RN e que façam a venda dos pães e forneça o material como comodato. Agradeço!

Olá Celso, tudo bem? Infelizmente não temos conhecimento sobre empresas de pão congelado em Natal-RN ?

Olá gostaria de saber se vcs fornece pão congelado para RJ

Olá Rodrigo tudo bem?
Não trabalhamos com pão congelados.
O conteúdo de nosso blog é técnico, para orientações de uso dos equipamentos industriais e como eles auxiliam na produção de determinados produtos. 🙂

Deixe um comentário

error: Content is protected !!