Saiba como criar um plano de marketing para o seu negócio!

A padaria é um tipo de negócio que tem tudo para dar certo, já que faz parte da rotina de boa parte dos brasileiros. Contudo, é preciso ter cuidado para não cair na mesmice e perder clientes para a concorrência. Mas, afinal, como manter um estabelecimento dessa natureza sempre atrativo para o público? Por meio de um plano de marketing!

Essa ferramenta proporciona estratégias eficazes de atração e fidelização de clientes, além de aliar boas práticas de gestão de custos e de otimização do uso dos recursos. Assim, a empresa se torna mais competitiva no mercado, ganhando força e destaque.

Se você tem uma padaria e quer saber como fazer para atrair uma nova clientela, este artigo foi feito para você! Veja como elaborar um plano de marketing eficiente e colha os resultados que sempre desejou em seu negócio!

Considere as características específicas do seu público

O primeiro ponto que precisa ser considerado na montagem de um bom planejamento de marketing em padaria é entender, a fundo, quem é o seu público. Algumas perguntas ajudam a orientar essa definição. Confira a seguir.

  • Existe uma faixa etária predominante?
  • Quais são os tipos de estabelecimentos no entorno?
  • Qual é a classe social predominante?
  • Qual é o estilo de alimentação que essas pessoas preferem?
  • Quais são os hábitos do seu cotidiano?

Cada uma dessas questões contribuem para a identificação de detalhes que podem ser utilizados como diferencial na estratégia de criação dos produtos e na divulgação da padaria. Esses fatores interferem na linguagem das comunicações, nos tipos de promoções mais adequadas e até mesmo na escolha das datas comemorativas mais importantes a serem exploradas.

Crie uma conexão com seus clientes

Depois de entender quem são as pessoas que você atende em sua padaria, o próximo passo é criar uma conexão com elas. Isso pode ser feito de diferentes formas. O que vai determinar a ideal são as características de cada público.

Se existem escolas nas proximidades e uma faixa de horário tem uma grande movimentação de crianças e adolescentes, que tal oferecer promoções de lanches rápidos e um espaço para que eles possam se sentar para comer e conversar? Ou, se existe um grupo de clientes que prefere uma alimentação mais saudável, um espaço separado apenas com produtos de baixa caloria, restritos em açúcares, pode agradar essas pessoas.

Independentemente de quais sejam as características dos seus clientes, busque algo que mostre que a sua padaria se importa. Faça com que eles se sintam bem-vindos e especiais.

Invista nas mídias sociais

A internet domina as relações das pessoas e a sua padaria precisa estar presente na web de alguma forma. O uso das redes sociais como estratégia de divulgação dos produtos, promoções e do estabelecimento em si é uma tática básica nos dias atuais.

Contudo, além da autopromoção, é importante utilizar esses canais como ponto de comunicação bilateral. Ou seja, não se limite apenas a postar na rede, converse com seus seguidores, responda os comentários, instigue a interação.

Essa atitude faz com que as relações sejam mais próximas e ainda se torna uma fonte valiosa de informações a respeito das preferências dos clientes e de tendências a serem observadas e adotadas em ações futuras.

Crie promoções atrativas

A elaboração de uma promoção em uma padaria deve levar em consideração uma série de fatores. Não dá para seguir “modinhas” ou “achismos”. Nada de usar essa ferramenta como solução para se livrar de produtos que tiveram pouca saída. Conheça os gostos dos seus clientes e crie ofertas irresistíveis.

Se existe a necessidade de aumentar as vendas de determinado produto, pense em como os consumidores perceberiam uma vantagem real. Um lote de biscoitos está com o prazo de validade próximo? Que tal uma promoção leve 3 pague 2 ou então um desconto na compra do biscoito junto com um suco?

O mais importante é se perguntar: essa promoção faz sentido para meu cliente?

Fidelize os clientes

Se você seguir todas as dicas até aqui, boa parte do caminho para a fidelização já estará cumprido. Os consumidores serão fiéis quando virem em sua padaria um lugar no qual se sentem bem-atendidos, tanto no que se refere ao serviço dos funcionários quanto em suas necessidades e gostos alimentares.

Mas sempre existe uma forma de melhorar essa questão, criando programas de fidelidade, que podem ser um sistema de acumulação de pontos ou a premiação pela frequência. São práticas simples, porém, bastante eficientes.

Aproveite as sazonalidades

Um bom plano de marketing aproveita os períodos de sazonalidades para aumentar o faturamento da padaria. Eles podem estar relacionados às safras dos alimentos, como às épocas de cada fruta ou legume, ou às datas comemorativas, como Natal e Festa Junina.

Use esses elementos para criar promoções diferenciadas e oferecer produtos temporários (que seriam inviáveis no ano todo). As datas comemorativas são ótimas oportunidades para a criação de eventos, como festivais de caldos, no inverno, sorteio de cestas de café da manhã, no Dia dos Namorados e no Dia das Mães, entre outras ideias.

Atualize o mix de produtos com frequência

As pessoas se cansam cada vez mais rápido das coisas e buscam por novidades o tempo todo. Quando vão à padaria todos os dias e se deparam sempre com os mesmos tipos de pães, elas tendem a procurar nos concorrentes algo de diferente, para variar um pouco.

Quando o seu estabelecimento investe na atualização frequente do mix de produtos, os clientes não têm mais motivos para buscar novidades em outro lugar. Você ainda pode aproveitar o lançamento de novas receitas para promover uma degustação, o que atrairá novos consumidores.

Como mostrado ao longo do post, a elaboração de um plano de marketing para padaria não envolve tarefas complexas. Basta ter cuidado com os detalhes e prestar bastante atenção ao público. Assim, seu estabelecimento será capaz de oferecer os melhores produtos da região e se destacar frente aos concorrentes.

Essas dicas ajudaram você a entender melhor sobre a atração de novos clientes para sua padaria? Que tal ajudar mais pessoas com esse conteúdo? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário