Mercado de alimentação: tendências para os próximos anos

Mercado de alimentação: tendências para os próximos anos

mercado de alimentação

Mercado de alimentação: tendências para os próximos anos

Em meio à crise financeira vivida por setores da indústria e do comércio, o mercado de alimentação respira ares de prosperidade. E a tendência para os próximos anos é de otimismo e expansão.

Os números falam por si: em 2015, o setor de alimentos teve um faturamento na casa dos 170 bilhões de reais. Em 2016, esse índice subiu 9,3%. Os dados são do Instituto Foodservice Brasil (IFB).

No post de hoje, vamos mostrar que isso vem ocorrendo porque, cada vez mais, a população busca no mercado de alimentação a resposta para os seus novos hábitos de vida e anseios de bem-estar e longevidade. Esse contexto faz com que o setor viva em constante mudança, para acompanhar as tendências e demandas.

Confira!

Mercado aquecido para investir

Os estilos de vida das pessoas têm impactado de forma positiva no setor de alimentos e gerado muitas e diferentes possibilidades de investimentos. Compreender o porquê dessa demanda ajuda as empresas do setor a traçarem estratégias de negócios mais eficazes.

De 2009 a 2014, a procura por alimentação saudável cresceu 98% no Brasil. Em valores, o setor de alimentação saudável movimentou cerca de 35 bilhões de dólares, fazendo o país despontar como o quarto maior no mundo nessa categoria. Um levantamento do Sebrae demonstrou que o aumento se deve a diversos fatores. Vamos a dois deles.

Crescimento nos últimos anos

De uns anos para cá, há uma tendência que aponta para a melhoria no nível de educação e renda da população brasileira. Esses aspectos socioeconômicos interferem no mercado de alimentação e trazem impactos positivos na seleção dos produtos que as famílias levam à mesa.

Mais conscientes, os clientes tendem a ser também mais exigentes e criteriosos. Consequentemente, é crescente a busca por alimentos de qualidade com garantia de procedência. Hoje, valoriza-se mais os produtos com selos de qualidade, conquistados por meio de boas práticas de fabricação, armazenamento e conservação.

Além disso, há uma tendência que diz respeito ao ritmo de vida agitado das famílias que moram nos grandes centros urbanos. A busca é por produtos que facilitam o dia a dia, marcado pela falta de tempo no preparo das refeições.

Questões relativas à sustentabilidade e ética se configuram também como uma tendência. Afinal, cada vez mais os consumidores se preocupam com os impactos no meio ambiente.

Saúde e bem-estar

A ciência contemporânea tem relacionado cada vez mais os aspectos da boa saúde e do aumento da expectativa de vida a uma dieta equilibrada. Uma prática alimentar saudável é o denominador comum entre os mais longevos.

O público adepto da alimentação saudável, segundo o relatório Brasil Food Trends 2020, busca por produtos que oferecem melhoria na qualidade de vida e que proporcionam disposição e benefícios à saúde, principalmente cardiovascular e gastrointestinal. Essas pessoas preferem consumir ingredientes naturais e com alto valor nutritivo agregado.

Oportunidades de negócio

Orgânicos, naturais, com baixo teor de sódio, sem adição de açúcares, sem lactose, livre de glúten e de transgênicos… É grande a lista de categorias de alimentos que ajudam as pessoas a colocar em prática hábitos de vida mais saudáveis. Ingredientes e versões menos processadas também vêm ganhando espaço e conquistando a preferência do consumidor.

É o caso dos grãos integrais usados para substituir a farinha branca de trigo, ou para enriquecer nutricionalmente os preparos. Chia, quinoa, aveia, linhaça, goji berry, óleo de coco e castanhas, entre outros, encabeçam a lista nos preparos de bolos, pães, tortas e biscoitos. Junto deles estão outros ingredientes que oferecem enormes benefícios à saúde e, por isso, são chamados de alimentos funcionais.

Tendências para os próximos anos no mercado de alimentação

No mercado de alimentação, quem diversifica seus produtos e serviços sai ganhando. Em geral, os casos de sucesso são os de quem buscou se adaptar às mudanças de consumo e se arriscou na expansão de negócio.

Hoje, muitos miram os públicos vegetariano e vegano, que buscam por opções mais saudáveis em suas refeições. Em função de suas restrições alimentares, demandam por produtos ainda mais específicos e escassos no mercado de alimentação.

A busca pela alimentação saudável passa também pelo enfretamento à obesidade. Este tem se tornado um problema de saúde pública que o país precisa enfrentar. Nos últimos 10 anos, o índice de obesidade aumentou 60% entre a população brasileira. O dado é do Ministério da Saúde.

Empresas estão investindo no leque de opções para atender o público consumidor que busca o emagrecimento. Apesar disso, a oferta de pratos menos calóricos ainda é um nicho que pode ser mais explorado.

Outras novidades do mercado de alimentação

Empreendedores atentos às tendências vêm ampliando os produtos e os serviços. Algumas redes se diversificam oferecendo produtos com custo/benefício mais atraente. Outras se renovam no atendimento por meio de aplicativos em smartphone e entregas em domicílios.

Ademais a “gourmetização” está na pauta. Produtos convencionais ganham releituras com o acréscimo de ingredientes mais sofisticados. As tapiocarias e quiosques de churros são exemplos notáveis.

Muito além do setor de academias, o público fitness também desperta a atenção dos investidores do ramo de alimentos. É crescente o número de lojas especializadas em nutrição esportiva e suplementos. E elas diversificam o cardápio: brigadeiro funcional, sorvete de whey protein, barra de cereais, shakes. A lista é extensa e criativa.

Para vencer a concorrência no mercado de alimentação

Primeiramente, na lógica capitalista, se cresce o público consumidor, cresce também a concorrência. Nessa corrida, sobressai o melhor produto e o atendimento mais especializado.

Atualmente, no mercado de alimentação, o consumidor busca por informações relevantes e lê os rótulos, atento aos ingredientes. Muitos também pesquisam na internet antes de realizar a compra — querem saber a opinião de quem já experimentou o produto.

Nos estabelecimentos, os funcionários precisam atender essa expectativa. Ou seja, precisam conhecer o produto e saber apresentá-lo. É necessário que a equipe fale com propriedade e saiba o diferencial de adotar cada ingrediente.

Em suma, como vimos, a busca por alimentação saudável é a forte tendência no mercado de alimentação. Investir na rotulagem adequada dos produtos com detalhamento das informações nutricionais pode ser uma estratégia para conquistar mais clientes e vencer a concorrência.

Por fim, se você deseja ampliar seus conhecimentos veja como atender a demanda com restaurantes saudáveis e como inovar com os pães aromatizados com ervas. Continue a leitura.

Tags:
Blog Comments

Prezados, boa tarde
No Curso de Gastronomia da PUCPR, já sintonizamos estas tendências no ano de 2015, por meio da matriz curricular, das disciplinas e atividades internas e externas.
Os estudantes aprendem e executam processos de produção de adubo orgânico com o qual cultivam alimentos no decorrer do semestre e na avaliação, precisam colher e transformar em uma receita.
As necessidades alimentares especiais (NAEs), são abordadas em eventos que atendem diferentes públicos com restrições alimentares, acompanhados e orientados por estudantes do Curso de Nutrição.
Parabéns pela matéria e certamente todos nós que atuamos com alimentos, temos o papel de intervir na cultura gastronômica brasileira, valorizando cada vez mais os nossos produtores, tanto de alimentos como de equipamentos para a transformação destes.
Alexandre,

Olá Alexandre tudo bem? Agradecemos seu feedback 😀

Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.

Gir Leiteiro

Ahh que feedback mais lindo Gir! Ficamos muito felizes com você aqui =)

Dentro desse setor, o de alimentacao saudavel, com produtos naturais, sem gluten, sem lactose ou ainda que utiliza os organicos tem se destacado. Isso acontece porque as pessoas estao mais informadas sobre as propriedades dos alimentos e sobre a importancia de adotar um estilo de vida focado na saude e qualidade de vida.

Deixe um comentário

error: Content is protected !!