fbpx

Conheça os 7 principais desafios do mercado de panificação

O empresário inserido no mercado de panificação enfrenta vários desafios para manter um empreendimento de portas abertas. Não é à toa que todo gestor busca soluções para diminuir os custos e aumentar os lucros. 

Mas será que todos estão preparados para prosperar frente à concorrência? Muitas vezes, em meio a tantas tarefas e burocracias, a gestão acaba deixando de lado o cuidado com a rede de colaboradores, com a experiência do cliente e até mesmo deixa de investir no mix de produtos e em novas tecnologias.

Se você acredita que esse é o seu caso, está no lugar certo. Ao longo do texto, você confere quais são os maiores desafios enfrentados pelo mercado de panificação e aprende como superá-los. Acompanhe!

7 principais desafios do mercado de panificação

1. Saber fazer investimentos

Grande parte dos empreendedores acreditam que, para ter um avanço considerável no negócio, é preciso injetar muito dinheiro. No entanto, como vivemos em um momento delicado da economia nacional, não é todo mundo que tem condições de fazer esse tipo aporte, não é mesmo?

Mas é preciso ter em mente que não é preciso dispor de uma enorme quantia para deixar a padaria melhor. Apenas com uma pesquisa bem feita, por exemplo, é possível, estruturar e ampliar a produção.

Mas cuidado para não basear sua decisão na opinião de outros empresários, que muitas vezes não são o melhor exemplo de gestão de negócios. O segredo é sempre buscar fontes confiáveis de conhecimento e não parar de se informar.

2. Contar com profissionais qualificados

Ter bons profissionais também é um desafio e deve ser um dos principais pontos de atenção da sua padaria. Afinal, não adianta ter vários maquinários de última geração se os profissionais não souberem usá-los ou não tiverem conhecimento suficiente para produzir a melhor massa. 

Por esse motivo, foque em formação, treinamento, consultorias, acompanhamento de profissionais especializados, nutricionistas para ajudar na segurança alimentar, regras da vigilância sanitária etc. Tudo para que a equipe seja capaz de criar os melhores produtos e sua padaria se torne referência em qualidade.

3. Diminuir o desperdício

Diminuir o desperdício é uma das metas que devem ser visadas por todos os empresários do setor de panificação. Afinal, a quantidade de insumos descartados impacta diretamente nas finanças do negócio.

Portanto, faça o planejamento completo do que pode ser reduzido, analise como anda o estoque e quais produtos não estão sendo utilizados, ocupando espaço.

Outra maneira é conscientizar os profissionais da importância de diminuir o uso de todos os materiais. A economia também deve ser de energia, água, gás etc. Mudar essa mentalidade faz parte da evolução do seu empreendimento.

4. Desenvolver um pensamento criativo

Acostumar-se com a clientela é um dos grandes erros para o empresário que deseja crescer e manter o negócio plenamente ativo. Mesmo já contando com os cliente fidelizados, atrair mais consumidores é uma ótima forma de melhorar o fluxo de caixa e a saúde financeira do negócio.

Para mudar esse paradigma, é preciso pensar e agir de forma diferente. Transformar essa linha de pensamento só é possível com informações e busca por novos aprendizados e conhecimentos. Existem investidores que não ficam acomodados e estão sempre inovando. Você também precisa se movimentar para não perder s clientes.

5. Contar com um bom mix de produtos

As grandes marcas do setor de panificação não param de investir na atualização dos seus mix de produtos. Todo dia saem novas linhas de bolos, pães, biscoitos etc., e a melhor forma de se manter firme na concorrência é incluindo novas mercadorias, como pão artesanal, recheado com nozes ou castanhas, entre outros.

E se você acredita que produtos mais elaborados e diferenciados podem não ter muita saída, a dica é apostar em ultracongeladores. Assim, sempre é possível providenciar uma fornada e entregar o produto fresquinho para o cliente, sem o risco de perder massa e dinheiro.

6. Cuidar da experiência do cliente

Nada como entrar em uma padaria e sentir o cheiro de pão novinho, independentemente do horário, não é mesmo? Mas isso só é possível quando o gestor se preocupa com a experiência do cliente e pensa toda a logística em prol desse desafio. 

Se a ideia é oferecer produtos frescos o tempo todo, uma boa estratégia é investir em fornos menores, que conseguem assar pequenas quantidades de pães e outros itens ao longo do dia. Veja outras maneiras de melhorar a experiência do cliente:

  • investir na apresentação dos alimentos, deixando-os bem apresentados na loja;
  • criar promoções inovadores e que engajem o público;
  • ter atenção à iluminação do ambiente e às condições de acomodação;
  • preocupar-se com a qualidade do atendimento.

7. Conhecer a concorrência

A concorrência pode ser cruel, o que faz desse o maior desafio para uma empresa de panificação. Por isso, o objetivo deve ser sempre ficar atento ao que os outros empresários estão desenvolvendo, visando sempre oferecer à sua clientela produtos ainda melhores. Para isso, é necessário ter atenção a dois tipos de disputas:

  • direta — quando a concorrência é com empresários que fazem a mesma coisa que você;
  • indireta — quando a concorrência é com outro tipo de negócio, mas que trabalha com produtos similares aos de uma padaria, como os supermercados.

Como esses desafios impactam em um negócio de panificação

Dar as costas para esses desafios gera impactos negativos para o negócio, os quais podem até mesmo ser irreversíveis em alguns casos. Ignorar o desejo dos seus clientes, as falhas que eles apontam e as reclamações dos colaboradores pode levar você a problemas muito maiores.

Por isso, tenha em mente que o conhecimento não é algo estático. O mundo muda, e todo negócio precisa acompanhar as transformações.

Como um efeito dominó, uma análise equivocada da demanda e a contratação de profissionais com pouco conhecimento podem aumentar o desperdício de matérias-primas, o que, por sua vez, impacta diretamente no faturamento no final do mês. Ou seja, cuidar de todas as etapas e detalhes é fundamental.

Como esses desafios podem ser superados?

Para superar os desafios, é preciso saber exatamente onde investir, sem correr o risco de perder dinheiro e levar a padaria à falência. Antes de tudo, é fundamental conhecer suas forças e como crescer sem prejudicar a qualidade do produto. Mas também é importante saber quais são seus diferenciais e suas fraquezas.

Investir em equipamentos de ponta é outra maneira de sair na frente da concorrência com produtos de alto nível. Para isso, aposte nas soluções da Prática. Afinal, além de contar com um catálogo de importantes equipamentos para o ramo de panificação — como amassadeiras, fornos turbo, ultracongeladores etc. —, a Prática também oferece todo treinamento em relação ao procedimentos adequados para o manuseio de cada máquina. 

Gostou dessa sugestão? Então, converse com um de nossos consultores e saiba como podemos transformar a sua padaria!

Facebook Comments

Tags:
Blog Comments
Avatar

Sou padeiro e tenho um sonho de ter minha própria padaria!

Prática

Temos certeza que logo chegará o momento Almir <3 😀

Deixe um comentário