Produtividade na panificação: como melhorar ?

Produtividade na panificação: como melhorar ?

Indústria produtividade na panificação

Produtividade na panificação: como melhorar ?

A rotina de uma padaria pode ser bastante exaustiva para funcionários e gestores. Afinal, esse é um tipo de estabelecimento que atende às necessidades da população desde as primeiras horas do dia até o fim da noite. Diante disso, manter uma boa produtividade na panificação é algo essencial para sustentar a lucratividade do negócio.

Contudo, esse é um desafio que muitos empresários do setor ainda têm dificuldades em enfrentar. Por isso, neste artigo, vamos dar dicas valiosas para que você consiga melhorar a capacidade de produção da sua panificadora e obter melhores resultados. Então, aproveite o conteúdo e boa leitura!

Analise o cenário atual da produção

O primeiro passo para melhorar a produtividade é conhecer bem o processo. Por isso, comece analisando o cenário atual, para só então atuar nos pontos necessários. Considere dois aspectos:

Identifique “gargalos” nos processos

Os “gargalos” são pontos críticos dos processos nos quais o produto é mais dependente, ou seja, é preciso maior atenção e maior tempo para ser trabalhado. Muitos deles fazem parte da rotina comum, mas alguns representam desperdícios de tempo e recursos.

Portanto, ao verificar cada etapa de um processo, confira questões como:

  • tempo gasto no processamento do produto;
  • tempo de espera ou movimentação entre as etapas;
  • necessidades de troca ou reajuste de equipamentos durante o processo;
  • alocação de funcionários.

Verifique pontos de melhoria

Depois de identificar todos os gargalos, você deve analisar quais deles podem ser minimizados. Lembre-se de pensar no lead time completo de cada produto, ou seja, o tempo total que ele demora para ser produzido desde o surgimento da demanda.

Imagine que um cliente encomenda um kit para um coffee break. São diversos produtos diferentes a serem preparados, e todos devem ser entregues no mesmo horário, quentes e frescos. Qual seria o prazo mínimo para entrega desse pedido?

Se hoje a sua resposta for 2 dias, o que pode ser feito para que esse prazo diminua e sua panificadora possa atender encomendas de urgência, feitas pela manhã para serem entregues no meio da tarde? Tudo isso agrega valor ao negócio e pode ser usado como um diferencial no mercado.

Se a sua capacidade de produção simultânea for baixa, principalmente por limitações de quantidade de fornos e demais equipamentos, uma alternativa é aproveitar momentos de intervalos da produção principal para preparar itens para serem congelados e compor o estoque. Outra estratégia é adquirir equipamentos que permitam maior flexibilização dos processos.

Por isso a Prática oferece a tecnologia dos ultracongeladores que permite a produção antecipada e a finalização conforme demanda.

Implemente mudanças nos processos

Como vimos no tópico anterior, o andamento dos processos influencia diretamente na produtividade da padaria. Sendo assim, é preciso adotar metodologias de acordo com perfil da sua panificadora e garantir que os funcionários estejam sempre capacitados e atualizados quanto às tendências do mercado.

Vamos entender melhor cada um desses pontos.

Adote metodologias mais eficientes e eficazes

Cada estabelecimento tem características que definem seu perfil e sua identidade perante o seu público. Dessa forma, cada um precisa encontrar os métodos que vão se encaixar melhor em suas especificidades e proporcionar melhorias reais na produtividade da panificação.

Busque alternativas que façam sentido para seu negócio. Se os seu clientes gostam de praticidade e vivem apressados, o seu método de produção não pode ser sob demanda. Por outro lado, se eles exigem produtos sempre frescos e recém-preparados, a sua cozinha não pode operar em grandes quantidades.

Tudo vai depender do que a sua padaria pretende agregar de valor para os seus consumidores.

Treine os funcionários

O treinamento contínuo dos funcionários é crucial para o sucesso de qualquer tipo de empresa. Principalmente após mudanças no modo de operação, é fundamental garantir que eles estejam preparados para atuar no novo formato e que sejam capazes de tornar a rotina ainda mais produtiva.

Além da capacitação técnica, invista em treinamentos comportamentais e em participação em eventos do setor assim como em uma gestão de pessoas. Isso ajuda a manter o time sempre atualizado em relação às tendências e novidades do mercado e ainda melhora o clima organizacional e o engajamento.

Elimine etapas manuais da produção

Lembra quando falamos, no início do artigo, sobre os gargalos? Na panificação, um dos principais gargalos são as etapas de manipulação das receitas. Muitas massas, principalmente as de pães, precisam de muito trabalho e tempo, gerando desgaste físico aos funcionários e demora na conclusão.

Outros processos, como o fatiamento de ingredientes e a divisão das massas, gastam tempo e ainda podem gerar resultados de qualidade inferior, pela falta de padronização, que é inerente aos processos manuais. Todo investimento em automação com a ajuda de equipamentos aumentará a produtividade.

Utilize os equipamentos certos

Cada tipo de produto demanda uma ferramenta diferente em sua produção. Na panificação não seria diferente. Alguns deles merecem destaque:

  • resfriadores de água: mantém a água na temperatura ideal (2°C a 5°C) e fazem dosagem automática;
  • amassadeiras: para facilitar o processamento das massas e deixá-las mais homogêneas;
  • divisoras: que podem ser manuais ou volumétricas e garantem padronização;
  • grupos automáticos: realizam as funções de divisão e modelagem em um único equipamento, com produtividade, padronização, velocidade e variedade de formatos alongados de pães.
  • esteira de distribuição: para agilizar a colocação dos pães na forma que vai à fermentadora e ao forno;
  • fornos turbo programáveis: permitem um ajuste mais preciso de tempo e temperatura e auxiliam na programação dos horários ideais de preparo dos produtos. Há também os modelos lastro e rotativos que oferecem outras vantagens.
  • ultracongeladores — para congelar toda linha de produtos de panificação e confeitaria.

Em conclusão, existem diversas ações que ajudam a melhorar a produtividade na panificação. Todas elas envolvem dedicação e muito trabalho, mas também proporcionam um aumento significativo na capacidade de produção da cozinha. Como resultado, a sua padaria passa a atender demandas cada vez maiores e com mais qualidade. Diante disso, o sucesso do seu negócio será inevitável!

Gostou das nossas dicas? Veja mais informações sobre como ganhar produtividade centralizando sua produção ou o que você precisa para uma produção industrial de panificação. Continue a leitura!

Fornos de Panificação
Tags:
Blog Comments

Gostaria muito de saber faser tudo de paes pois tenho dificuldade em aprender coisas diferente mas. Com essas dicas ja posso aumentar minha estratégia de tempo a negocio

Olá Adriano! Fique sempre atento em nossos posts.
Sempre teremos ótimas dicas =)

Responder

José Hugo Neves de Souza

Tenho uma pizzaria e quero utilizar fermentação natural, isso melhora minha pizzas?

José Hugo

Olá José tudo bem?
O conteúdo de nosso blog é técnico, para orientações de uso dos equipamentos industriais e como eles auxiliam na produção de determinados produtos.
Para uma ajuda mais efetiva nessas receitas, sugerimos que consulte a “Levain Escola de Panificação” – https://www.levainescoladepanificacao.com.br/
Eles possuem excelentes cursos que com toda certeza, te ajudará nos preparos ??

boa tarde,e muito interessante tudo isso, gostaria de começar essa pratica como faço pra começar fazer o fermento natural?

Olá Jair, tudo bem?
Essa é uma matéria ilustrativa, o conteúdo de nosso blog é técnico, para orientações de uso dos equipamentos industriais e como eles auxiliam na produção de determinados produtos. = )
Para curso de panificação você pode visitar o site de nosso parceiro , lá você vai encontrar vários cursos voltado para área: https://www.levainescoladepanificacao.com.br/

Deixe um comentário

error: Content is protected !!