Grab and Go como alternativa para atrair clientes

Powered by Rock Convert

Em momentos de incerteza, o delivery está em alta, porém, há também outro modelo de negócio que vai atrair clientes para melhorar suas vendas. O Grab and Go consiste em disponibilizar um ponto de venda, semelhante a uma conveniência, com a diferença de vender alimentos realmente preparados, ao invés dos industrializados.

Ele vai suprir a demanda de quem precisa sair e, no caminho, precisa comprar uma refeição mais elaborada, como alguém que vai trabalhar e precisa comprar seu almoço, para não sair da empresa nesse horário.

Você pode conferir mais a fundo tudo sobre o Grab and Go aqui.

Dito isso, separamos abaixo as principais dicas para incluir o Grab and Go no seu estabelecimento:

Reestruture seu estabelecimento

Você pode usar seus próprios móveis e equipamentos para fazer uma metodologia diferente de oferta. Mesas podem se juntar e formar um espaço para expor os produtos bem embalados, cadeiras devem ser guardadas e uma união de utensílios para pegar os produtos, guardanapos e álcool em gel podem auxiliar, com as devidas orientações, na máxima segurança alimentar.

A posição ideal dos móveis no estabelecimento é a que mantenha uma boa distância entre a cozinha e os clientes, um exemplo seria deixar a cozinha de um lado, o espaço para coleta dos alimentos no meio e o caixa próximo à saída.

Reveja seu cardápio

Nesse novo modelo, talvez não seja possível oferecer todas as opções em seu cardápio. Escolha aqueles produtos que têm mais popularidade e melhor margem de lucro. Pense na mão de obra disponível e o que você ainda tem em estoque para fazer ofertas limitadas, mas que atendam a necessidade dos clientes.

Abra por curtos períodos de tempo

Faça uma análise de quando as pessoas mais precisam do seu serviço e abra apenas nesses horários. Uma padaria, por exemplo, pode ter um pico de vendas nos horários de café da manhã e café da tarde, logo, seria sensato abrir das 7h às 9h da manhã. Já um restaurante teria seu pico das 11h às 14h.

Para não criar aglomerações, caso apareçam muitos clientes, o essencial é a formação de uma fila para o atendimento, com o espaço de no mínimo 1m entre as pessoas.

Assim, você reduz o tempo que o estabelecimento fica exposto e consegue manter suas vendas, com clientes que encontrarão em você uma alternativa para evitar preços abusivos de frete ou possíveis aglomerações em supermercados.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

É interessante também realizar ações publicitárias por meio das redes sociais, para divulgar essa possibilidade e para promover também o pedido antecipado, no qual você poderá já deixar preparado o pedido do cliente e ele apenas passar e pegar ou, no caso deste estar de automóvel, você levar o pedido a ele.

Ofereça produtos mais saudáveis

As tendências para comidas mais saudáveis, integrais, ricas em vegetais e legumes, são tendência e terão ainda mais evidência na situação atual. Logo, oferecer esses tipos de alimento fará com que seu negócio atraia ainda mais clientes.

Em um restaurante, é bom investir em saladas com folhas diversas, preparações com legumes e grãos e sobremesas com frutas. Além disso, há também a preocupação pelo consumo de produtos assados ao invés de fritos. Tudo com o sabor realçado por temperos mais frescos, de preferência até cultivados pelo próprio pessoal do restaurante.

Quando o assunto são equipamentos, o aliado da comida saudável é o forno combinado, ele é desenvolvido para produzir refeições com maior saudabilidade e produtividade, com cocção no vapor, frituras sem óleo e mais rendimento dos alimentos. A diferença na qualidade é nítida na melhoria de cor, textura e sabor do alimentos.

Se possível, ofereça também produtos congelados

Os produtos congelados da forma correta têm menos proliferação microbiana e, por consequência, garantem mais segurança alimentar.

Uma solução interessante para esse momento é o Sistema Pronto, ou Cook and Chill, que consiste em preparar os alimentos e congelá-los antes do final da preparação ou após prontos, para poderem ser finalizados quando o cliente fizer o pedido.

Com essa solução, o cliente faz o pedido e recebe-o em pouco tempo, com qualidade excepcional, preparado na hora, com segurança máxima.

Além disso, com o uso de ultracongeladores profissionais, é possível elevar a validade de um produto congelado a até 90 dias, dependendo da legislação sanitária da sua região.

Também é possível o utilizar em conjunto com o modelo tradicional

Após trabalhar com esse modelo de negócio e provar sua efetividade, você também pode utiliza-lo, futuramente, junto ao modo tradicional de funcionamento do estabelecimento. Restaurantes, por exemplo, podem manter uma parte interna normalmente, com mesas, cadeiras, garçons etc, mas também podem ter uma área anexa, na qual os clientes podem fazer seus pedidos, coletá-los e ir embora. Assim, você expande suas possibilidades de venda e mantém sua marca em evidência no mercado.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais a fundo sobre o assunto? Então clique aqui e veja a nossa matéria completa sobre o Grab and go!

Lava-louçasPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Excelente!

Deixe um comentário