Padaria pequena: o que é necessário para montar uma?

Prática • fev. 05, 2020

Você já considerou abrir uma padaria pequena? O fato é que muitos empreendedores têm buscado esse porte por conta das oportunidades.  Há alto potencial de crescimento em um período relativamente curto e custos de investimentos mais baixos em comparação a empresas maiores.

Por isso, neste conteúdo, separamos uma série de informações importantes de que você precisa saber antes. São estes o perfil do público-alvo e a localização do estabelecimento, além dos principais equipamentos de panificação que necessita para funcionar. Acompanhe a leitura para conhecer mais o assunto!

Quais pontos levar em consideração antes de montar uma padaria pequena?

Há uma série de aspectos que devem ser considerados na hora de abrir um empreendimento e com uma padaria de pequeno porte não é diferente. Neste tópico, mostraremos a quais pontos você deve dar atenção para montar uma padaria pequena.

Priorize a localização do estabelecimento

Primeiramente, mesmo que a ideia seja montar uma padaria pequena, é fundamental que o local comporte todos os equipamentos e esteja apropriado os produtos, organizar os acessórios e receber a clientela.

Ademais, muito importante, não se esqueça de atender todas as exigências da vigilância sanitária local.

Ao escolher um ponto comercial, é preciso considerar alguns detalhes importantes, como:

  • a quantidade de pessoas que costuma circular pela região;
  • a localização;
  • as condições do estabelecimento para trabalhar com esse tipo de produto;
  • a facilidade com que as pessoas conseguem acessar a padaria.

Se você pretende produzir bolos, pães e outros produtos para vender diretamente no ponto de venda, então certamente precisará de um espaço reservado para a produção. Será necessário instalar fornos, máquinas e outros equipamentos que abordaremos mais adiante.

Além disso, o ponto comercial deve ter tanto um espaço frontal que permita a exibição dos alimentos e a recepção dos clientes quanto áreas distintas nos fundos para que toda a produção seja feita.

Saiba quanto precisará para fazer o investimento inicial

O investimento inicial deve focar o aluguel do ponto comercial e a compra dos principais equipamentos para iniciar a produção e o trabalho, como gondolas para os produtos, um balcão grande, freezer, fornos e alguns acessórios indispensáveis.

Para começar uma padaria pequena, além do custo para manter o local onde esta será instalada, o investimento depende da qualidade e tamanho dos equipamentos, que são baseados na demanda esperada para o estabelecimento.

Vale mencionar, ainda, que o processo de montagem gera alguns gastos difíceis de mensurar, como a compra de produtos e de insumos, balanças e instalação dos equipamentos. Por isso, é fundamental fazer uma lista durante as etapas de planejamento.

Pense nos produtos

Um erro muito comum é não conhecer a funda a produção de todos os itens. É necessário pensar na variedade com antecedência, para que seja possível montar uma equipe devidamente qualificada, entre outros fatores.

Uma padaria de pequeno porte pode vender pães frescos e doces, além de bolos caseiros e produtos embalados. Com os equipamentos corretos, esse tipo de alimento pode ser armazenado com facilidade, garantindo um ótimo café da manhã para o público.

Padaria pequena e perfil de clientes 

Uma padaria, independentemente de seu tamanho, pode ter diferentes perfis de consumidores. Portanto, é fundamental conhecer as preferências dos clientes para moldar o formato de seu negócio.

Durante o planejamento, faça alguns questionamentos válidos, como:

  • o empreendimento visa atender um nicho de mercado?
  • o local permite que o negócio seja voltado para um público de alto padrão ou popular?
  • o negócio pretende atender a uma localidade pequena ou um público mais abrangente?

As respostas para essas questões serão úteis na hora de elaborar o perfil de clientes da sua padaria pequena.​

Quais são os equipamentos necessários para uma padaria pequena?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre quais pontos levar em consideração durante o planejamento de abertura da sua padaria compacta, mostraremos os principais equipamentos que esse tipo de negócio exige para começar as atividades.

Fornos

Não é exagero dizer que, quando se trata de uma padaria, o forno é a alma do empreendimento.

Por exemplo, veja os modelos mais comuns:

  1. Turbo : possuem uma turbina que faz a distribuição uniforme do calor além de programação de receitas ;
  2. Lastro : com controle independente de temperatura para piso e teto ;
  3. Convecção : são versões menores dos fornos turbo com as mesmas vantagens;
  4. Vitrine : compactos e ideais para frente loja , podendo ser combinações de lastro e turbo ou somente um tipo.

Sobretudo, deve-se considerar a demanda esperada e se o forno a atende. Por exemplo, se o equipamento for menor, How to Calculate Macros in Bodybuilding | Livestrong.com hair loss bodybuilding – earn it by zhasni as vendas ficarão prejudicadas. Por outro lado, se maior, permite atender um crescimento. Pense bem.

Amassadeiras

Em segundo lugar, mas não menos importante, esse é um equipamento crucial na panificação profissional. Ele é que prepara a massa dos pães, sendo responsável pela homogeneização dos ingredientes, ponto ideal da massa.

Um aspecto primordial é a produtividade. Em geral as padarias pequenas optam por amassadeiras espirais com capacidade de 25 kg de massa no mínimo. Na dinâmica de uma padaria, máquinas menores costumam não atender bem a demanda, sendo necessário se fazer várias vezes uma mesma receita.

Ademais é preciso checar o nível de hidratação que a amassadeira oferece à massa. O que queremos dizer é que um equipamento de qualidade faz com que a farinha absorva mais água, o que reflete diretamente no rendimento, na textura e no sabor do pão.

Divisoras de massas

Em terceiro lugar, ela dá mais produtividade, garantindo o controle do peso de cada produto desenvolvido e possibilitando ao gestor fazer uma conversão de quilos em unidades muito mais precisa. Além disso, ao padronizar a gramatura unitária, evita reclamações dos clientes quanto a variações.

Modeladora

Em seguida, mais uma máquina que traz agilidade aos processos produtivos, pois é responsável por enrolar as porções de massa cortadas nas divisoras dando formato aos pães, que serão colocados nas assadeiras depois.

Resfriador de água

Esse equipamento é muito importante, em especial pelo fato de o Brasil ser um país no qual as temperaturas são mais altas. O preparo da massa de pães acaba sendo afetado por conta disso, principalmente durante o manuseio, já que o calor acelera o processo de fermentação antes do momento ideal.

O resfriador é um aliado da panificação profissional, pois faz com que a água se mantenha na temperatura entre os 2°C e 5°C, retardando a fermentação.

Câmara de fermentação

Para se garantir a temperatura e umidade corretas durante a fermentação, as câmaras de fermentação são necessárias. Ademais, elas oferecem recursos extremamente úteis como o retardo à frio e o “padeiro noturno”. Este último é uma programação que permite colocar os pães ao final do expediente e ao chegar de manhã os pães já estão prontos para assar.

Batedeira

Indispensáveis para garantir uma mistura homogênea. Esses equipamentos são seguros, ágeis e garantem que os ingredientes formem uma massa perfeita para os mais variados preparos de massas pastosas, líquidas ou leves. Ao propósito, as batedeiras profissionais são maiores e mais robustas que as domésticas e por isso as indicadas para um empreendimento.

Conclusão

Em síntese, vale destacar que a Prática  pode ser uma grande parceira para você que pretende abrir uma padaria pequena, pois oferece variedade de equipamentos de alta qualidade a quem quer iniciar as atividades de uma panificadora.

Por fim, veja como impulsionar as vendas com o conceito frente de loja e de fornos vitrine , que por sinal, são excelentes para pequenas padarias e os 10 tipos básicos de massas. Continue a leitura.

pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
Pessoa embalando alimentos em embaladora à vácuo
Por Prática 08 abr., 2024
As vantagens das embalagens no setor alimentício vão desde a eliminação de desperdícios, estocagem, transporte e segurança. Saiba mais.
MAIS POSTS
Share by: