O que é necessário para montar uma padaria pequena de sucesso?

montar padaria pequena

Você já considerou abrir uma padaria pequena? O fato é que muitos empreendedores têm focado negócios desse porte por conta das oportunidades interessantes que eles oferecem, como alto potencial de crescimento em um período relativamente curto e custos de investimentos mais baixos em comparação a empresas maiores.

Por isso, neste conteúdo, separamos uma série de informações importantes de que você precisa saber antes de abrir uma padaria pequena, como o perfil do público-alvo e a localização do estabelecimento, além dos principais equipamentos de panificação de que o negócio necessita para funcionar. Acompanhe a leitura para conhecer mais o assunto!

Quais pontos levar em consideração antes de montar uma padaria pequena?

Há uma série de aspectos que devem ser considerados na hora de abrir um empreendimento e com uma padaria de pequeno porte não é diferente. Neste tópico, mostraremos a quais pontos você deve dar atenção para montar uma padaria pequena.

Priorize a localização do estabelecimento

Como a ideia é montar uma padaria pequena, você não precisará que o estabelecimento tenha um espaço muito amplo, como as padarias de grande porte. Contudo, é fundamental que o local esteja apropriado para a hora de distribuir os produtos, organizar os acessórios e receber a clientela.

Ao escolher um ponto comercial, é preciso considerar alguns detalhes importantes, como:

  • a quantidade de pessoas que costuma circular pela região;
  • a localização;
  • as condições do estabelecimento para trabalhar com esse tipo de produto;
  • a facilidade com que as pessoas conseguem acessar a padaria.

Se você pretende produzir bolos, pães e outros produtos para vender diretamente no ponto de venda, então certamente precisará de um espaço reservado para a produção, pois será necessário instalar fornos, máquinas e outros equipamentos (que abordaremos mais adiante).

Além disso, o ponto comercial deve ter tanto um espaço frontal que permita a exibição dos alimentos e a recepção dos clientes quanto acomodações nos fundos para que toda a produção seja feita.

Saiba quanto precisará para fazer o investimento inicial

O investimento inicial deve focar o aluguel do ponto comercial e a compra dos principais equipamentos para iniciar a produção e o trabalho, como gondolas para os produtos, um balcão grande, freezer, fornos e alguns acessórios indispensáveis.

Para começar uma padaria pequena, além do custo para manter o local onde esta será instalada, o investimento depende da qualidade e tamanho dos equipamentos, que são baseados na demanda esperada para o estabelecimento.

Vale mencionar, ainda, que o processo de montagem gera alguns gastos difíceis de mensurar, como a compra de produtos e de insumos, máquinas para fatiar frios, balanças e instalação dos equipamentos. Por isso, é fundamental fazer uma lista durante as etapas de planejamento.

Pense nos produtos

Um erro muito comum que futuros empreendedores que pretendem montar uma padaria pequena cometem é não pensar em como produzir os próprios produtos, já que isso exige muito mais do que equipamentos. É necessário pensar na variedade com antecedência, para que seja possível montar uma equipe devidamente qualificada, entre outros fatores.

Uma padaria de pequeno porte pode vender pães frescos e doces com validade maior, além de bolos caseiros e produtos embalados. Com os equipamentos corretos, esse tipo de alimento pode ser armazenado com facilidade, garantindo um ótimo café da manhã para o público.

Baseie o formato de seu negócio no perfil de clientes almejados

Uma padaria, independentemente de seu tamanho, pode focar diferentes perfis de consumidores. Portanto, é fundamental conhecer as preferências dos clientes que você pretende alcançar para moldar o formato de seu negócio.

Powered by Rock Convert

Durante o planejamento, faça alguns questionamentos válidos, como:

  • o empreendimento visa atender um nicho específico do mercado?
  • o local em que a padaria estará localizada permite que o negócio seja mais voltado para um público de alto padrão ou mais popular?
  • o negócio pretende atender a uma localidade pequena (conveniência local) ou um público mais abrangente?

As respostas para essas questões serão úteis na hora de elaborar o perfil de clientes da sua padaria pequena.​

Quais são os equipamentos necessários?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre quais pontos levar em consideração durante o planejamento de abertura da sua padaria compacta, mostraremos os principais equipamentos que esse tipo de negócio exige para começar as atividades.

Fornos

Não é exagero dizer que, quando se trata de uma padaria, o forno é a alma do empreendimento. Portanto, é importante saber que existe uma grande variedade de alternativas para atender a esse mercado. Por exemplo, existem fornos convencionais, a gás, elétricos, compactos, fornos vitrine e até mais robustos.

Amassadeiras

Esse é um equipamento crucial na panificação profissional, pois é ele que prepara a massa dos pães, sendo responsável pela homogeneização dos ingredientes e permitindo que a produção ocorra de acordo com as especificidades de uma massa perfeita.

Um aspecto importante a ser considerado é o nível de hidratação que a amassadeira oferece à massa. O que queremos dizer é que um equipamento de qualidade faz com que a farinha absorva mais água, o que reflete diretamente no rendimento, na textura e no sabor do pão.

Divisoras de massas

Ela dá mais produtividade, garantindo o controle do peso de cada produto desenvolvido e possibilitando ao gestor fazer uma conversão de quilos em unidades muito mais precisa.

Modeladoras

Mais uma máquina que traz agilidade aos processos produtivos, pois é responsável por enrolar as porções de massa cortadas nas divisoras dando formato aos pães, que serão colocados nas assadeiras depois.

Resfriador de água

Esse equipamento é muito importante, em especial pelo fato de o Brasil ser um país no qual as temperaturas são mais altas. O preparo da massa de pães acaba sendo afetado por conta disso, principalmente durante o manuseio, já que o calor acelera o processo de fermentação antes do momento ideal.

O resfriador é um aliado da panificação profissional, pois faz com que a água se mantenha na temperatura entre os 2°C e 5°C, retardando a fermentação.

Batedeiras

Indispensáveis para garantir uma mistura homogênea. Esses equipamentos são seguros, ágeis e garantem que os ingredientes formem uma massa perfeita para os mais variados preparos de massas pastosas, líquidas ou leves.

Para concluirmos, vale destacar que a Prática Br pode ser uma grande parceira para você que pretende abrir uma padaria pequena, pois oferece variedade de equipamentos de alta qualidade a quem quer iniciar as atividades de uma panificadora.

Este artigo foi útil para você? Então, que tal assinar a nossa newsletter para receber mais dicas e conteúdos como este todas as semanas diretamente em seu e-mail?

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Dicas importantes para quem pretende iniciar um negócio 👍

Prática

😊👍

Avatar

Essa matéria foi,muito Boa parabéns

Prática

👏😍

Avatar

Muito bom

Avatar

Boa tarde,estou preparando um projeto de um restaurante,em um posto de estrada, preciso ter uma padaria tambem,estou pensando em ter apenas finalização,compraria congelado e assaria ,estou em duvidas referente o tamanho do forno,pois não tenho noção do movimento.
Gostaria de uma sugestão de vocês.
Grato Sidney

Prática

Boa tarde Sidney, tudo joia? Entre em contato conosco através do telefone 35 3449-1200 ou no e-mail sac@praticabr.com… Aguardamos seu contato 😉

Avatar

Estou pensando em abrir uma mini padaria, mas nao fabricar e sim, comprar de outro fornecedor, os pães. Quais equipamentos para este fim?

Prática

Olá Viviane tudo joia? Entre em contato conosco no sac@praticabr.com ou no whatsapp 35 3449-1213, vamos ajuda-la nessa questão. Aguardamos seu retorno =)

Deixe um comentário