O que é necessário para montar uma padaria pequena de sucesso?

montar padaria pequena

Você já considerou abrir uma padaria pequena? O fato é que muitos empreendedores têm focado negócios desse porte por conta das oportunidades interessantes que eles oferecem, como alto potencial de crescimento em um período relativamente curto e custos de investimentos mais baixos em comparação a empresas maiores.

Por isso, neste conteúdo, separamos uma série de informações importantes de que você precisa saber antes de abrir uma padaria pequena, como o perfil do público-alvo e a localização do estabelecimento, além dos principais equipamentos de panificação de que o negócio necessita para funcionar. Acompanhe a leitura para conhecer mais o assunto!

Quais pontos levar em consideração antes de montar uma padaria pequena?

Há uma série de aspectos que devem ser considerados na hora de abrir um empreendimento e com uma padaria de pequeno porte não é diferente. Neste tópico, mostraremos a quais pontos você deve dar atenção para montar uma padaria pequena.

Priorize a localização do estabelecimento

Como a ideia é montar uma padaria pequena, você não precisará que o estabelecimento tenha um espaço muito amplo, como as padarias de grande porte. Contudo, é fundamental que o local esteja apropriado para a hora de distribuir os produtos, organizar os acessórios e receber a clientela.

Ao escolher um ponto comercial, é preciso considerar alguns detalhes importantes, como:

  • a quantidade de pessoas que costuma circular pela região;
  • a localização;
  • as condições do estabelecimento para trabalhar com esse tipo de produto;
  • a facilidade com que as pessoas conseguem acessar a padaria.

Se você pretende produzir bolos, pães e outros produtos para vender diretamente no ponto de venda, então certamente precisará de um espaço reservado para a produção, pois será necessário instalar fornos, máquinas e outros equipamentos (que abordaremos mais adiante).

Além disso, o ponto comercial deve ter tanto um espaço frontal que permita a exibição dos alimentos e a recepção dos clientes quanto acomodações nos fundos para que toda a produção seja feita.

Saiba quanto precisará para fazer o investimento inicial

O investimento inicial deve focar o aluguel do ponto comercial e a compra dos principais equipamentos para iniciar a produção e o trabalho, como gondolas para os produtos, um balcão grande, freezer, fornos e alguns acessórios indispensáveis.

Para começar uma padaria pequena, dependendo dos custos com a localização do estabelecimento, o investimento deve ficar em torno de R$ 40 mil. No entanto, esse valor pode oscilar para mais ou para menos conforme o tamanho desejado que o local deve ter.

Vale mencionar, ainda, que o processo de montagem gera alguns gastos difíceis de mensurar, como a compra de produtos e de insumos, máquinas para fatiar frios, balanças e instalação dos equipamentos. Por isso, é fundamental fazer uma lista durante as etapas de planejamento.

Pense nos produtos

Um erro muito comum que futuros empreendedores que pretendem montar uma padaria pequena cometem é não pensar em como produzir os próprios produtos, já que isso exige muito mais do que equipamentos. É necessário pensar na variedade com antecedência, para que seja possível montar uma equipe devidamente qualificada, entre outros fatores.

Uma padaria de pequeno porte pode vender pães frescos e doces com validade maior, além de bolos caseiros e produtos embalados. Com os equipamentos corretos, esse tipo de alimento pode ser armazenado com facilidade, garantindo um ótimo café da manhã para o público.

Baseie o formato de seu negócio no perfil de clientes almejados

Uma padaria, independentemente de seu tamanho, pode focar diferentes perfis de consumidores. Portanto, é fundamental conhecer as preferências dos clientes que você pretende alcançar para moldar o formato de seu negócio.

Durante o planejamento, faça alguns questionamentos válidos, como:

  • o empreendimento visa atender um nicho específico do mercado?
  • o local em que a padaria estará localizada permite que o negócio seja mais voltado para um público de alto padrão ou mais popular?
  • o negócio pretende atender a uma localidade pequena (conveniência local) ou um público mais abrangente?

As respostas para essas questões serão úteis na hora de elaborar o perfil de clientes da sua padaria pequena.​

Quais são os equipamentos necessários?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre quais pontos levar em consideração durante o planejamento de abertura da sua padaria compacta, mostraremos os principais equipamentos que esse tipo de negócio exige para começar as atividades.

Fornos

Não é exagero dizer que, quando se trata de uma padaria, o forno é a alma do empreendimento. Portanto, é importante saber que existe uma grande variedade de alternativas para atender a esse mercado. Por exemplo, existem fornos convencionais, a gás, elétricos, compactos, fornos vitrine e até mais robustos.

Amassadeiras

Esse é um equipamento crucial na panificação profissional, pois é ele que prepara a massa dos pães, sendo responsável pela homogeneização dos ingredientes e permitindo que a produção ocorra de acordo com as especificidades de uma massa perfeita.

Um aspecto importante a ser considerado é o nível de hidratação que a amassadeira oferece à massa. O que queremos dizer é que um equipamento de qualidade faz com que a farinha absorva mais água, o que reflete diretamente no rendimento, na textura e no sabor do pão.

Divisoras de massas

Ela dá mais produtividade, garantindo o controle do peso de cada produto desenvolvido e possibilitando ao gestor fazer uma conversão de quilos em unidades muito mais precisa.

Modeladoras

Mais uma máquina que traz agilidade aos processos produtivos, pois é responsável por enrolar as porções de massa cortadas nas divisoras dando formato aos pães, que serão colocados nas assadeiras depois.

Resfriador de água

Esse equipamento é muito importante, em especial pelo fato de o Brasil ser um país no qual as temperaturas são mais altas. O preparo da massa de pães acaba sendo afetado por conta disso, principalmente durante o manuseio, já que o calor acelera o processo de fermentação antes do momento ideal.

O resfriador é um aliado da panificação profissional, pois faz com que a água se mantenha na temperatura entre os 2°C e 5°C, retardando a fermentação.

Batedeiras

Indispensáveis para garantir uma mistura homogênea. Esses equipamentos são seguros, ágeis e garantem que os ingredientes formem uma massa perfeita para os mais variados preparos de massas pastosas, líquidas ou leves.

Para concluirmos, vale destacar que a Prática Br pode ser uma grande parceira para você que pretende abrir uma padaria pequena, pois oferece variedade de equipamentos de alta qualidade a quem quer iniciar as atividades de uma panificadora.

Este artigo foi útil para você? Então, que tal assinar a nossa newsletter para receber mais dicas e conteúdos como este todas as semanas diretamente em seu e-mail?

Facebook Comments

Deixe um comentário