Plano de vendas: como montar um para o seu negócio?

Você sabia que um plano de vendas bem-elaborado pode aumentar a receita e ainda gerar economia para seu negócio? Ao contrário do que muitos pequenos empresários imaginam, essa ferramenta pode e deve ser utilizada em qualquer tamanho de empreendimento.

Neste artigo, vamos explicar o que é o plano de vendas e quais são os benefícios que ele proporciona para as empresas. Ao final, você verá dicas para montar um desses especialmente para seu negócio e aproveitar todas as suas vantagens. Continue a leitura e confira!

O que é um Plano de Vendas?

O plano de vendas nada mais é do que o registro da estratégia que a empresa pretende usar para gerar o volume de vendas pretendido. Ele contempla a definição de metas, indicadores e, principalmente, de planos de ação para que os resultados sejam alcançados conforme o desejado.

Quais são os principais benefícios?

Como todo tipo de planejamento, o plano de vendas proporciona uma série de benefícios para a gestão de seu negócio, dos quais vamos destacar os mais relevantes.

Atuação unificada

Uma das funções de um planejamento de venda é alinhar todos os envolvidos quanto ao que se espera de cada um. Nele, estão contempladas todas as áreas da empresa, com seus determinados papéis e responsabilidades.

Dessa forma, os times conseguem realizar uma atuação unificada, remando todos em uma mesma direção. O que evita muitos conflitos de interesses entre setores e ajuda a tornar os colaboradores mais próximos e integrados.

Previsibilidade de resultados

Um objetivo comum a todo tipo de negócio, em especial aos que estão envolvidos no ramo de food service, é aumentar as vendas. Para isso, é imprescindível se preparar adequadamente para que as oportunidades de negócios possam ser aproveitadas e, acima de tudo, para que o crescimento obtido seja sustentável.

O plano de vendas permite essa previsibilidade mais precisa dos resultados que serão alcançados nos próximos meses e isso ajuda a entender o que a empresa precisa fazer para dar suporte a esse cenário. 

Análise dos colaboradores

Uma parte fundamental do planejamento de vendas é a análise dos colaboradores, principalmente aqueles que estão diretamente envolvidos com o setor em questão. Em uma padaria, lanchonete ou restaurante, todos os atendentes e caixas se enquadram nesse quesito. Além deles, os profissionais que atuam fechando parcerias com outras empresas também são muito importantes.

Essa análise deve envolver os perfis de cada colaborador de forma a montar equipes mais completas e especializadas em suas atividades cotidianas. O que aumenta o nível de qualidade no atendimento, melhora a experiência dos clientes e, consequentemente, gera aumento nas vendas.

Motivação da equipe

A definição de metas ajuda a motivar os times de atendimento e de vendas. Com base nelas, a empresa pode estabelecer um programa de bonificação que retribua os profissionais mais dedicados e engajados, seja em dinheiro, seja em prêmios como viagens e eletrônicos.

O simples fato de ter um plano de vendas mostra para eles que a empresa tem uma perspectiva de crescimento e que, caso estejam dispostos, eles podem crescer juntos. É uma forma de fortalecer o laço de parceria entre ambas as partes.

Como montar um plano de vendas para o seu empreendimento?

Agora que você já sabe o que é um plano de vendas e qual é a sua importância para a evolução de seu estabelecimento, veja como fazer para montar o seu na sequência.

Identifique o cenário de seu negócio

O passo inicial é entender o cenário atual. Qualquer planejamento se inicia por essa etapa, afinal é preciso saber se sua empresa está indo bem no mercado ou não e como as coisas têm sido feitas no mercado como um todo.

Faça uma pesquisa externa, verifique o que os concorrentes têm feito que gera bons resultados e o que eles não estão conseguindo atender. Olhe para dentro da empresa e identifique os pontos de melhorias, veja quais são as qualidades a serem exploradas e todo o potencial a ser desenvolvido.

Estude o seu cliente

Conheça o perfil das pessoas que visitam seu estabelecimento. Saiba quais são os produtos que elas mais gostam, quais estão com pouca saída, quais são seus hábitos de compra, entre outras questões.

Utilize diferentes fontes de informação, desde a observação no movimento e análise dos relatórios de vendas até a aplicação de pesquisas de satisfação e de opinião. Você pode utilizar uma caixinha de sugestões ou mesmo um formulário próximo ao caixa, para que a pessoa consiga responder enquanto paga sua compra.

Defina metas e indicadores

Com base no conhecimento adquirido nas etapas anteriores, o presente está identificado. O próximo passo é desenhar o futuro. Tenha um objetivo claro e sucinto, que todos da empresa conheçam. Pode ser se tornar a melhor padaria da sua região, ou o supermercado mais barato, ou mesmo o restaurante com o melhor atendimento: o que importa é que ele será o norteador de todas as ações daqui em diante.

Conforme o objetivo escolhido, trace metas de vendas tangíveis, desafiadoras e alcançáveis para obter o resultado esperado. Entenda sua capacidade de entrega de produção e de atendimento e busque um equilíbrio que passe mais segurança e confiabilidade para todos da equipe.

Envolva seus colaboradores

Por fim, não deixe de envolver os colaboradores nessas definições. Eles são uma parte fundamental do planejamento, já que estão em contato direto e constante com os clientes. Eles podem trazer ideias ótimas e mais próximas do que o público espera, o que potencializa a eficiência da estratégia.

Como você pôde ver, o plano de vendas é uma ótima ferramenta para melhorar a gestão de uma empresa envolvida no setor de food service. Seguindo as orientações deste artigo, você pode começar a montar o próprio planejamento. Não deixe o sucesso de seu negócio para depois: coloque a mão na massa agora mesmo e alcance os objetivos.

Gerenciar um empreendimento no ramo alimentício requer conhecimento e atualização constante. Se você gostou dessas dicas e quer se manter em dia com as melhores práticas do mercado, assine nossa newsletter e receba informações relevantes em seu e-mail.

Facebook Comments

Deixe um comentário