Como ter uma equipe especialista em vender mais e no momento certo

capacitar o time de atendimento
Powered by Rock Convert

O setor alimentício ainda é a preferência de muitas pessoas que desejam empreender, por ser algo que dá para começar com um menor investimento, ao mesmo tempo em que é possível receber um feedback imediato dos clientes quanto aos seus gostos e preferências, o que facilita na realização das adequações necessárias.

Quando se oferece produtos de qualidade, é esperado que a procura seja crescente e podem surgir questões de produção e entrega a resolver, já que, com muitos pedidos, alguns podem não ser atendidos a tempo, situação que pode ocorrer por falta de tempo e otimização de processos.

A boa notícia é que tudo isso pode ser resolvido! É possível capacitar o time de atendimento para impactar positivamente o timing de compra do cliente. Acompanhe este artigo para saber mais detalhes a respeito!

Importância de capacitar o time de atendimento

Sair do atendimento amador para a profissionalização é um passo inevitável para o crescimento de qualquer negócio.

Um dos aspectos envolvidos na profissionalização é compreender o empreendimento de maneira integral, observando todo o processo desde a qualidade do atendimento, agilidade na entrega, mix de produtos adequados, entre outras particularidades.

Além disso, é fundamental que todos os colaboradores envolvidos nos processos entendam os objetivos e metas propostos, para que o time funcione como uma unidade.

Veja, a seguir, as principais recomendações para a profissionalização!

Atendimento

Um atendimento de qualidade é reconhecido e valorizado por todas as pessoas. Quem não se rende a um atendimento gentil, no qual realmente sentimos que nosso pedido é tratado como algo único a ser preparado e entregue? 

Dessa forma, é importante investir em treinamentos e capacitações para a equipe de atendimento, de modo que ela aprenda a atender ao timing de compra do cliente de forma eficiente e proporcionando a melhor experiência possível.

Agilidade na entrega

Um atendimento demorado gera uma enorme indignação por parte dos clientes, especialmente na hora da fome, sem contar que alguns já se programam para receber o alimento no horário de almoço da empresa, o que pode resultar em ansiedade a cada minuto que passa e o pedido não chega.

Dessa forma, o estabelecimento deve estar preparado para que a logística ocorra da melhor forma, seja em pedidos no balcão ou mesmo nas entregas por aplicativo de delivery.

Além de treinar a equipe de cozinha para a otimização dos processos, é importante investir em tecnologia e equipamentos que auxiliem a reduzir o tempo de preparo das refeições.

Lembre-se também de treinar e capacitar seus entregadores, para que as entregas ocorram de forma pontual e cortes.

Entrega adequada

De mãos dadas com a agilidade está a forma de entrega do pedido, que deve ser cuidada para manter a apresentação e temperatura ideais do prato transportado. Para isso, um bom estudo de embalagens e da forma de transportar tornam-se itens essenciais para que a entrega seja feita da forma mais profissional possível.

Mix de produtos

Iniciamos falando sobre a possibilidade de receber feedback dos clientes, no início do empreendimento. Essa escuta, aliada com um estudo aprofundado do mercado e de suas tendências, pode garantir que o mix de produtos seja o mais fiel ao desejado pelo seu público e também para atrair mais clientes e fidelizá-los.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

O ideal é ter uma variedade que atenda a gostos e dietas variadas. Ao atuar dessa forma, pessoas que adotam uma alimentação vegetariana ou vegana também podem ser contempladas.

Tempo de compra do cliente

O timing ou tempo de compra é resultado de uma série de ações. É importante oferecer os produtos certos para os clientes no momento certo e um serviço rápido e de qualidade é decisivo para isso.

Existem processos que podem apoiar na agilidade e praticidade, como a produção antecipada, na qual pode-se produzir um maior volume de produtos, porcionar, congelar e armazenar, e, por fim regenerar no momento de servir.

Alguns equipamentos que podem auxiliar na otimização do processo de antecipação são os ultracongeladores, que garantem a integridade da cor, sabor e textura dos alimentos e o micro-ondas profissional ou o speed oven, que são utilizados para finalizar, descongelar ou aquecer alimentos com máxima qualidade e rapidez.

Como capacitar o time de atendimento?

Muitos negócios começam de forma amadora e acabam incluindo profissionais que ainda não estão completamente capacitados para oferecer o melhor atendimento ao público. Mas isso não é motivo para desespero. Existem diversas formas de alinhar sua equipe e garantir um bom trabalho, mesmo que o estabelecimento já esteja funcionando.

Vale destacar, ainda, que existe uma vantagem no processo de profissionalização com o negócio em marcha, porque o aprendizado pode ser aplicado de forma prática quase que instantaneamente.

É essencial que o empreendedor invista na profissionalização da equipe e que busque recursos e ferramentas para garantir um bom aprendizado. Uma facilidade é optar pelos cursos online, que podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar e em módulos.

Os que tem módulos independentes, por exemplo, podem facilitar melhorias mais específicas, como precificação, desenho do cardápio, estratégia de divulgação, etc.

Existem ainda, instituições como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com as quais é possível tirar dúvidas e receber orientações mais específicas, de acordo com a cidade em que o empreendimento está localizado. 

Por fim, tenha em mente que todo momento de transição exigirá mais esforço, mas na medida em que os resultados começarem a surgir positivamente e o negócio ganhar um ritmo mais orgânico, você verá que toda a dedicação valeu a pena!

Garanta um atendimento que surpreenda o cliente!

Não poderíamos deixar de falar sobre o quanto é essencial encantar os clientes, não somente atendendo o que foi pedido, mas surpreendendo-o com algo a mais. 

Assim, treine sua equipe para que ela ofereça a melhor experiência possível, entregando sempre mais do que o esperado.

Para isso, é essencial estabelecer junto aos colaboradores, os valores do empreendimento, mostrando qual a visão que a empresa quer passar e como esses valores podem ser postos em prática.

Conclusão

Como você pôde ver, capacitar o time de atendimento é algo fundamental para otimizar os processos de produção e entrega no ramo alimentício, possibilitando assim, oferecer os produtos certos aos clientes no momento certo, o que resultará na expansão do empreendimento.

Agora que você já sabe o que precisa ser feito, confira nossas dicas de cursos de gastronomia para se profissionalizar ainda mais.

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário