Você sabe quais são os cuidados que se precisa ter no armazenamento de produtos de confeitaria congelada? A manutenção correta da temperatura é o principal fator, porém, não é o único. É preciso considerar questões relacionadas com higiene, segurança alimentar e uso dos equipamentos certos para garantir a qualidade dos alimentos.
Quer entender mais a fundo esse assunto? Então, confira as dicas deste artigo e veja como evitar problemas e prejuízos em sua empresa!
O primeiro ponto importante para quem trabalha com confeitaria congelada é contar com um local apropriado para seu armazenamento. Sejam freezers verticais ou câmaras congeladas, capacidade é tudo neste momento. Esse tipo de alimento demanda cuidados diferenciados, por isso, é preciso ter atenção a alguns detalhes, como veremos a seguir.
Os alimentos congelados devem ser mantidos sob refrigeração o tempo todo. Cada tipo de produto tem recomendações específicas em relação à temperatura exata de conservação , o que requer bastante atenção. Seguir esses parâmetros é fundamental para evitar a proliferação de agentes nocivos à saúde e a consequente perda do alimento.
O uso de equipamentos adequados tem um papel muito relevante nesse quesito. O critério em geral é uma temperatura constante de -18°C. Dependendo da quantidade de vezes que se abre a porta, pode-se discutir em temperaturas menores com os fabricantes para compensar.
Outro cuidado essencial no ambiente de armazenamento é separá-lo bem do local onde são colocados os resíduos que serão descartados. Isso evita a contaminação dos alimentos congelados e ajuda a manter a higiene do lugar em dia.
Para isso, escolha um lugar mais afastado da produção para manter o lixo que será recolhido posteriormente pelo serviço de coleta. Se possível, que ele fique externo ao prédio e tenha o acesso mais restrito. Assim, fica mais fácil controlar o manejo dos rejeitos e impedir que eles causem problemas.
Além das precauções em relação ao lixo gerado na linha de produção, o armazenamento de alimentos da confeitaria congelada também demanda outros cuidados com a higiene e segurança alimentar. Destacamos os mais importantes logo abaixo.
Como você já deve saber, o processo de congelamento não é capaz de eliminar todos os microrganismos presentes nos alimentos. Ele apenas retarda seu desenvolvimento, prolongando a duração das condições seguras de consumo. Portanto, é necessário seguir uma série de recomendações antes de congelar os produtos.
No caso da confeitaria congelada, os alimentos são compostos de massas mais densas, em sua grande maioria. São bolos, pães, tortas e salgados, que devem passar por um processo de produção que tenha bastante rigor quanto à higiene, tanto dos profissionais que manipulam as receitas quanto do ambiente no qual elas são preparadas.
A melhor prática de prevenção de contaminação em uma cozinha industrial ou ambiente de produção é estabelecer uma rotina bastante rígida de limpeza. Mais do que cumprir uma série de exigências da Vigilância Sanitária , essa prática traz mais qualidade e segurança para o seu negócio.
Adote o hábito de limpar todo o local antes de começar o expediente, de lavar e guardar os utensílios logo após o uso, de manter as bancadas sempre livres de resíduos e de cobrar a lavagem frequente das mãos de todos da equipe. Rapidamente os colaboradores se acostumam com essas precauções.
Como dito anteriormente, os equipamentos têm um papel essencial no armazenamento correto dos alimentos de confeitaria congelada. Entre eles, dois se destacam por suas funcionalidades e praticidade. Confira!
Os ultracongeladores são equipamentos criados para congelar os alimentos de forma mais rápida e eficiente. O processo utilizado por eles evita a formação dos cristais de gelo, que são comuns no processo feito em freezers comuns. Essa técnica preserva melhor as características do alimento, proporcionando mais qualidade após o degelo.
Com estes equipamentos é possível se ter toda linha de produtos de confeitaria congelados seja na forma de massa crua em mangas de confeitar, massa assada, recheada, montada e até decorada. Há equipamentos muito modernos que permitem um congelamento delicado de produtos desta categoria.
O que ainda melhor, consegue-se eliminar as perdas por descarte, atender pedidos inesperados e até customizar produtos com recheios, coberturas e decorações conforme gosto do cliente porque se tem tudo à disposição.
Não são todos os tipos de embalagens que podem ir ao congelador. Elas precisam ser mais resistentes para suportarem as baixas temperaturas sem se romperem. Além disso, se os produtos forem vendidos ainda congelados para os clientes, as embalagens devem atender às necessidades deles em relação ao processo de degelo.
Um mito que ainda circula entre a população é de que, uma vez congelado, o alimento ganha “vida eterna”. Mais do que uma grande mentira, essa crença é bastante perigosa, pois sabemos que todo produto alimentício tem um prazo de conservação, mesmo passando por um sistema de refrigeração , que garante sua integridade e saudabilidade.
Portanto, tenha o registro das datas de fabricação de cada lote produzido e tome bastante cuidado com o estabelecimento do tempo de validade. Conte com o apoio de um profissional nutricionista para ter certeza de que todas as medidas necessárias para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos serão tomadas.
Enfim, o armazenamento correto de produtos da confeitaria congelada é fundamental para manter sua empresa em dia com as normas da Vigilância Sanitária. Além disso, seguindo as orientações deste artigo, você conseguirá manter melhor seu estoque e conquistar o paladar dos seus clientes com receitas de padrão mais elevado.
Por fim, veja as diferenças entre câmara turbinada e ultracongelador e porque este último tem um desempenho melhor e como e porque utilizar o ultracongelamento na panificação. Continue a leitura.
O post Confeitaria congelada: 5 dicas para armazenar seus produtos apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT