Cardápio digital: saiba como apostar nessa transformação

Prática • mar. 17, 2020

Com as mudanças no comportamento de consumo, implementar tecnologia para agilizar o atendimento é uma necessidade de sobrevivência em um mercado com tendências no food service cada vez mais inovadoras. Dito isso, o cardápio digital tem se tornado uma alternativa aderida por estabelecimentos de todos os portes.

Além de tornar a experiência no restaurante mais agradável, essa ferramenta agiliza os pedidos dos clientes, economiza tempo dos garçons e gera credibilidade para a empresa.

Neste conteúdo mostramos o que é o cardápio digital, como ele funciona e quais são seus principais benefícios. Acompanhe!

A inserção do cardápio digital nos restaurantes

O cardápio digital é uma ferramenta com muitas variações e que tem transformado a alimentação fora de casa em uma experiência única. A mais conhecida é a versão app mobile, isto é, um aplicativo que pode ser baixado no smartphone do cliente ou instalado em tablets disponibilizados no estabelecimento. Não importa qual seja a versão: o fato é que esses sistemas são conhecidos como cardápios digitais.

Entre as características mais comuns que compõem um cardápio digital, podemos citar:

  • interatividade simples e intuitiva;
  • sistema que suporta imagens de alta resolução para ilustrar os pratos de cardápios mais otimizados ;
  • touch screen — pode ser manuseado pela tela do dispositivo;
  • comanda digital integrada — simplificação e agilidade do pagamento;
  • fácil customização de pratos — com grande variedade de opções e possibilidade de adicionar ou remover ingredientes;
  • geração de relatórios de vendas — vantagem para o controle financeiro do restaurante.

Como funciona o cardápio digital?

Um aplicativo é instalado em um tablet que fica na mesa do restaurante para que o cliente o acesse de maneira autônoma. Esse dispositivo é personalizado de forma que o consumidor só tenha acesso ao cardápio digital, o que garante um autoatendimento mais intuitivo.

O cliente navega pelo sistema com facilidade, vendo fotos de cada prato que compõe o cardápio e, à medida que escolhe o que comer, adiciona os itens ao pedido — que será enviado automaticamente à cozinha. O objetivo é que o consumidor realize o próprio atendimento.

Os benefícios reais da sua utilização

Há uma vasta gama de vantagens em implementar esse tipo de solução no restaurante. Entre as principais, podemos citar:

  • mais funcionalidade — em vez de ter um cardápio tradicional, por um baixo custo de manutenção as informações sobre todos os itens podem ser adicionadas e gerenciadas pelo tablet;
  • agilidade na operação — o ritmo do restaurante ou do bar se torna muito mais produtivo, pois o garçom não precisa passar de mesa em mesa para anotar os pedidos;
  • mais satisfação dos clientes — o consumidor não precisa ficar esperando ser atendido, mesmo nos dias de pico;
  • aumento da lucratividade — como se torna mais simples solicitar porções, refeições e bebidas, a tendência é que o cliente consuma mais;
  • apelo visual — diferentemente de um cardápio comum, na versão digital é possível inserir uma grande variedade de fotos das bebidas e dos pratos, já que não há limitação nesse sentido;
  • controle financeiro — a gestão das vendas é otimizada, pois cada transação é lançada diretamente no sistema financeiro do estabelecimento.

As opções de cardápio virtual disponíveis

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais são os principais benefícios do cardápio digital, confira 5 modelos dessa tecnologia que podem ser implementados no seu estabelecimento.

Goomer

O Goomer permite que o consumidor elabore seu próprio prato e faça o pedido diretamente do app, de maneira autônoma, isto é, sem precisar do auxílio de um garçom. Além disso, o sistema tem uma ferramenta para que o restaurante faça sugestões ao cliente, o que impacta no aumento das vendas.

Outra vantagem para o estabelecimento é que o app também atua como um software de gestão, pois permite que o desempenho de saída de cada produto seja acompanhado em tempo real.

MenuQR

O MenuQR é uma das opções mais baratas. De forma simplificada, ele atua por meio de tags NFC — dispositivos de comunicação por proximidade — coladas nas mesas do restaurante e QR Codes — código de barras bidimensional que pode ser escaneado por celulares. Para abrir o cardápio, o consumidor só precisa escanear o código com seu dispositivo móvel.

Vale lembrar que muitos smartphones antigos não contam com a tecnologia de leitura de QR Code, portanto, ter apenas essa alternativa como cardápio digital pode não ser o suficiente para que o seu negócio atenda à demanda do público.

isyBuy

Essa é uma das soluções mais completas. O isyBuy é uma espécie de cardápio digital que pode ser acessado pelos clientes no celular. Permite pedidos, acompanhamento os valores registrados na mesa e paguem com cartão de crédito. Tudo, sem precisar de qualquer interação com os funcionários do local.

Menu Digital

Menu Digital é uma das mais tradicionais alternativas de cardápio digital no mercado. Assim como acima, ele funciona por meio de QR Codes. O cliente só precisa apontar a câmera do smartphone para escanear o código e ter todas as variedades do cardápio do estabelecimento na palma da mão.

Ecomanda

O Ecomanda é uma ferramenta completa, pois além de ter a função de cardápio digital, é um sistema de gestão. O aplicativo, que pode ser acessado pelos dispositivos móveis, também tem a funcionalidade de comanda digital. Isto gera economia de tempo e produtividade para a sua equipe.

O cardápio digital é uma ferramenta que faz parte da transformação nas mudanças de comportamento do consumidor. Para atender às necessidades das novas demandas, é imprescindível que esse tipo de tecnologia faça parte da realidade do seu estabelecimento.

molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
pessoas em uma área de alimentação de um supermercado
Por Prática 10 abr., 2024
As áreas de alimentação nos supermercados são muito mais do que uma conveniência. Aprenda mais sobre elas neste artigo.
camarões descascados cozidos e fatias de abacate em vasilhas de aço inoxidável
Por Prática 09 abr., 2024
O mise en place traz inúmeros benefícios para os negócios com impactos na velocidade do preparo e atendimento. Aprenda mais neste artigo.
MAIS POSTS
Share by: