Food techs: empresas que mudam o setor de alimentação

Food techs: empresas que mudam o setor de alimentação

As food techs vão desde a comercialização de comida por aplicativos até os modos de produção e logística mais eficientes e otimizados. Aprenda mais aqui.

Food techs: empresas que mudam o setor de alimentação

As food techs são perfeitos exemplos de como o setor alimentício não fica parado no tempo. Atento às demandas do público e às inovações tecnológicas e tendências surgem formatos de empresas, bem diferentes dos negócios mais convencionais.

Estamos falando das food techs, um modelo de startup que já conquistou uma parcela significativa de empreendedores e de consumidores no mundo todo.

Se você está por fora desse modelo de negócio, é hora de rever os seus conceitos e repensar nos investimentos da sua empresa. A ideia de food techs é algo amplo, que vai desde a comercialização até os modos de produção e logística otimizados.

Acompanhe o conteúdo até o final e entenda mais por que as food techs estão, de fato, ressignificando o mercado de alimentação e conquistando muitos adeptos!

Afinal, o que são food techs?

Se você pensou apenas em um simples aplicativo de entrega de comida em domicílio, os famoso delivery, é bom ir desconstruindo essa ideia.

Quando o assunto é food techs, toda a cadeia de produção alimentícia é contemplada. Trata-se de uma tecnologia agregadora, que vai desde a criação de proteínas em laboratórios até o monitoramento da qualidade do produto.

As food techs invadiram o segmento de alimentação prometendo uma mudança significativa no serviço, no processamento, na venda e consumo de alimentos.

Alguns exemplos de food techs

Hoje já temos food techs realizando testes de carne em laboratório, com controle de proteínas. Há as que desenvolvem um modelo de etiqueta para o produto, que identifica o real grau de frescor do alimento, desde sua fabricação até o consumo.

Muitas estão investindo na questão do desperdício de alimentos, um problema que interfere de forma negativa nos custos do negócio e na lucratividade.

Já estão disponíveis no mercado internacional sistemas que permitem aos chefs de cozinha detectar o que está sendo jogado fora e em qual estágio do processo ocorre mais desperdício de produtos. Por meio de relatórios diários, esse monitoramento auxilia na performance do restaurante.

Por que a tecnologia está influenciando tanto o setor alimentício?

Diversos estudos têm mostrado um preocupante e acentuado crescimento populacional. Estima-se que, em 2050, seremos 9 bilhões de pessoas sobre a face da Terra precisando se alimentar.

Isso exigirá cerca de 60% a mais de alimentos no mundo em relação ao que já produzimos hoje. Uma grande demanda, não é mesmo?

Respondendo à pergunta: a tecnologia tem influenciado o setor alimentício exatamente porque é ela que possibilita incrementar a produção. Além disso, é importante lembrar que ela rege a humanidade, muda comportamentos e hábitos.

Aqui no Brasil, especificamente, é possível visualizar bem como as tecnologias têm facilitado modos de produção mais sustentáveis com economia e otimização do consumo de água, luz elétrica, gás etc. A redução de desperdícios é significativa.

A tecnologia nos equipamentos

Um bom exemplo do valor que a tecnologia agrega está na indústria de resfriadores e ultracongeladores. Esses equipamentos estão cada vez mais eficientes, já reconhecidos pelos empresários como a grande oportunidade em produtividade.

Em um mundo em que se tem falado tanto de alimentação saudável é impossível, por exemplo, trabalhar frituras na cozinha sem a aplicação de um forno combinado. Eles automatizam com alto padrão de qualidade a cocção de receitas.

Do que adiantaria tantos aplicativos que tornam eficiente o delivery se o operador não consegue responder na mesma velocidade? A tecnologia dos equipamentos também atua para equilibrar isso.

Para ter essa eficiência e conseguir atender o maior número de clientes, grandes empresas estão investindo na tecnologia do frio e em equipamentos de finalização rápida.

A tecnologia das food techs é uma vilã para os empregos?

Inegavelmente, essa é uma questão recorrente quando o assunto é tecnologias. E já adiantamos a você que a resposta é não!

Todavia, a tecnologia é, na verdade, a grande oportunidade para os profissionais terem suas atividades facilitadas, melhor produtividade e qualidade de vida. Ela vem agregar, sempre!

Como se não bastassem todas as vantagens já citadas, é importante mencionar também que essas soluções estão fortalecendo o mercado e aumentando a empregabilidade no país e no mundo todo em geral.

Os profissionais mais antenados são disputados pelos empregadores. São eles que entendem este movimento como oportunidade para desenvolver novas habilidades.

Como reinventar os negócios na era das food techs?

No ramo de alimentação e food service, quando se trata de produção, a tecnologia do frio tem sido bem empregada para manter a qualidade dos produtos. Há também os equipamentos tipo Speed Oven para finalizar os alimentos nas lojas e lanchonetes.

No quesito aplicativos e softwares é onde o segmento de food techs mais sobressai aqui no Brasil. Esses recursos chegam a atender uma média de 500 mil pedidos por dia nas entregas delivery.

O cenário mostra que empresários e profissionais da área precisam se manter atualizados sempre. Sabemos que a rotina do segmento é recheada de desafios, mas ainda assim não há horizontes para empreendedores.

Conclusão

Em suma, cada vez mais, um atendimento rápido, eficiente, cordial e humanizado, bem como uma comida saborosa, segura, saudável e sustentável, serão apreciados por todas as pessoas. Em tempos de crises, esses fatores merecem a atenção de todos para não perder mercado.

Por fim, veja sobre como o ultracongelamento é utilizado na gastronomia e as diferenças entre equipamentos de congelamento. Continue a leitura.

Tags:
Blog Comments

Parabéns pelo Blog, tenho acompanhado e tem muitas dicas importantes.
Sou empresários do seguimento de alimentação e jja utilizo equipamentos da prática. Forno combinado, ultracongelador, chef express, hpe 50 Minucov. Sinto falta de treinamentos para a utilização desses equipamentos.

Tudo joia Alexandre? Ficamos muito felizes em saber que acompanha as novidades aqui no Blog 🙂 Em relação ao treinamento, você pode contatar nosso canal chef para agendar no 11 2526-1200 ou canalchef@praticabr.com =)

Deixe um comentário

error: Content is protected !!