Delivery de padaria: saiba por que investir nesse mercado!

Delivery de padaria: saiba por que investir nesse mercado!

O delivery de padaria é um serviço que veio para ficar. Seja pela necessidade, praticidade e comodidade, ele é indispensável hoje. Veja dicas neste artigo.

Padaria com entrega em domicílio é mais que tendência: trata-se de uma adaptação inevitável em tempos de aplicativos de entrega de comida e consumidores em busca de comodidade. Já pensou um delivery de padaria?

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as receitas com os pedidos via aplicativo giram em torno de R$ 1 bilhão por mês. Isto representa quase 12% do total arrecadado no setor. Desse montante, boa parte advém das panificadoras e confeitarias.

Está precisando de um diferencial e com melhor experiência do cliente? Vamos entender agora como um serviço de entrega pode ser um caminho interessante!

Por que investir em delivery de padaria?

As razões para investir em delivery de padaria são inúmeras, algumas das quais você confere abaixo.

Comodidade

A primeira é o óbvio conforto. Com jornadas exaustivas, muitas vezes as pessoas não têm mais tempo para ir à padaria apenas para comprar pão francês ou outros itens relacionados.

Aumento do ticket médio

A facilidade proporcionada por um menu no site da loja por telefone ou por um aplicativo de entregas traz o aumento do ticket médio da padaria. Você pode, por exemplo, oferecer combos ou sugerir adicionais por preços atrativos.

Expansão da marca além da vizinhança

O delivery de padaria é uma maneira de fazer com que as pessoas de outros bairros tenham acesso aos seus produtos. Com boa gestão é possível chegar a bairros vizinhos, ampliando exponencialmente sua carteira de clientes.

Existe público para esse serviço no Brasil?

Não somente existe público para o delivery de padaria, como a quantidade de panificadoras que oferecem esse serviço aumenta a cada ano. Os estabelecimentos de panificação que já utilizam o serviço de entregas estimam que entre 10% a 20% de seu faturamento venham dessa estratégia, muito em função dos grupos abaixo.

Segundo a Abrasel, em 2018, o delivery representou 8% do faturamento do segmento de food service. E com a explosão de aplicativos de entrega de comida, essa tendência deve se acentuar nos próximos anos.

Jovens “hiperconectados”

Em plena era digital, será difícil encontrar um representante dos millenials (geração nascida entre 1980 e 1990) ou dos nativos digitais (nascidos a partir dos anos 2000) que não dê preferência às compras por aplicativo.

Para esse consumidor omnichannel (que está em múltiplos canais simultaneamente), o ato de ir diariamente à padaria e retornar é coisa do passado. Para atraí-lo, você precisará do uso da tecnologia: que tal um app?

Idosos

Saímos de uma ponta a outra da pirâmide etária, mas a preferência é a mesma pelos serviços de entrega, já que o delivery é especialmente importante em localidades com muitos idosos por conta das dificuldades de locomoção desse público.

Tenha certeza de que se o consumidor da “melhor idade” tiver uma panificadora há 2 quarteirões de casa e outra há 7 quadras com serviço delivery, será esta última a escolhida por esse público.

O que é necessário para começar um delivery de padaria?

Com uma infraestrutura para produção (espaço físico, novas máquinas e fornos) e entregas (locação de frota, compra de embalagens resistentes, software de roteirização etc.), é possível inovar por diversas perspectivas. Afinal, pães são dos poucos produtos que os brasileiros precisam comprar diariamente, com mínima possibilidade de estocagem, concorda?

Ter uma padaria delivery abre espaço para pensar em modelos como dispensa de taxa de entrega em produtos de maior valor agregado ou até mesmo “assinatura de pães”, isto é, entrega mensal de produtos de panificação e confeitaria.

Passo a passo para montar um delivery de padaria?

Não adianta adotar este modelo de negócio sem ter condições de atender todos seus clientes com qualidade.

Quando se vende somente na loja, o alcance é de quem esteja próximo, de passagem ou que já o conheça. Quando você se lança na Internet, o mundo é seu! Qualquer pessoa com um celular pode ver seu empreendimento.

Com isso, os pedidos chegarão, e com a facilidade de aplicativos e redes sociais que inclusive registram avaliações de seus produtos. Portanto, todo cuidado na estruturação na hora de montar um delivery de padaria.

Modernize sua área de produção

Em primeiro lugar, o uso de máquinas que tragam produtividade, facilidades e automação pode ajudar na performance dos colaboradores da padaria. Por isto é importante se investir em boas amassadeiras, grupos automáticos, câmaras de fermentação e fornos de lastro ou turbo programáveis modernos e até ultracongeladores, que ajudarão no trabalho diário.

Adote conceitos, processos e tecnologias que permitam produzir e atender rapidamente. Pensar em investir depois do sistema implementado costuma ser muito mais custoso e trabalhoso.

Amassadeiras

Se uma panificadora trabalha, por exemplo, com apenas uma única amassadeira, mesmo que haja uso contínuo, seu fluxo de produção no estabelecimento não conseguirá atender o volume de pedidos em médio e longo prazos.

Grupos automáticos

São equipamentos que permitem dividir e modelar pães alongados de forma rápida, padronizada e com variedade de gramaturas, atendendo rapidamente as demandas, o que é altamente desejável para as padarias que trabalham com delivery.

Câmaras de fermentação

O uso de câmaras de fermentação com controle preciso de temperatura e umidade — oferecendo possibilidade de modo frio e quente para retardar ou acelerar a produção — também é um investimento importante quando se trata de atender horários de pico ou de baixa.

Fornos

É preciso se pensar em produtividade e flexibilidade, o que é primordial para os empreendimentos que trabalham com delivery.  Escolha um equipamento para garantir produção contínua de qualidade e que não prejudique as entregas.

Ultracongeladores

Há que se falar também no uso do ultracongelador para produção de itens crus congelados, pré-assados ou até assados prontos congelados. O fato de se ter produtos pré-fabricados, para serem finalizados somente na hora da entrega, certamente fará toda a diferença nas entregas!

O delivery de padaria é seu empreendimento na era digital

Em segundo lugar, é preciso estar presente na vida de seu público-alvo. Dessa forma, faça-se presente nas mídias sociais e nos aplicativos delivery, além de canais onde o consumidor possa fazer seus pedidos com segurança.

Crie um perfil nas principais redes sociais e anuncie a entrega mediante promoções exclusivas; promova o engajamento dos seguidores com descontos a partir de interações.

O objetivo é criar todo um ecossistema de entrega em domicílio para padarias que vai muito além do site, telefone ou apps de comidas! Integração é a palavra-chave!

Adquira os equipamentos básicos para as entregas

Em terceiro lugar, você vai precisar adaptar ao menos um veículo para fazer o delivery de padaria. Deverá ter amplo porta-malas ou pelo menos um baú (se utilitário). Capriche na identidade visual do carro, já que sua circulação também funciona como excelente instrumento de marketing.

Será necessário também adquirir algumas bolsas térmicas para armazenamento dos produtos no veículo, além de embalagens resistentes (também térmicas) e estruturas de reforço para transporte de doces mais delicados, como bolos e tortas menos consistentes.

Treine seus entregadores

Transportar alimentos frágeis exige cuidados diferenciados na condução do utilitário, de modo que a capacitação sobre o melhor posicionamento das caixas no porta-malas, direção cautelosa e direitos do consumidor, será crucial.

Estruture sua logística de entregas

Considerando que se faça a chamada “carga fracionada” (quando o veículo carrega produtos de destinatários diversos), o ideal é contar com um aplicativo de roteirização, a fim de conciliar o máximo em velocidade de entrega com o máximo em redução de custos.

Agora, aprenda mais sobre o conceito de frente de loja e fornos vitrine, que ajudam também no atendimento de entregas e como e por que fazer o ultracongelamento de produtos na sua padaria. Continue a leitura.

Blog Comments

Excelente iniciativa da empresa em fornecer estes insights para empreendedores de um segmento visto como tão “padronizado” ao longo do tempo.

Deixe um comentário