Delivery de padaria: saiba por que investir nesse mercado!

Powered by Rock Convert

Padaria com entrega em domicílio é mais que tendência: trata-se de uma adaptação inevitável em tempos de crise, principalmente com a multiplicação de aplicativos de entrega de comida e consumidores cada vez menos disponíveis (e dispostos) às compras presenciais. Já pensou em ter um serviço de delivery de padaria?

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as receitas com os pedidos via aplicativo giram em torno de R$ 1 bilhão por mês, o que representa quase 12% do total arrecadado no setor. Desse montante, boa parte advém das panificadoras e confeitarias.

Está precisando de um diferencial em seu negócio, tornando-o mais moderno e com melhor experiência do cliente? Vamos entender agora como um serviço de entrega em domicílio para padarias pode ser um caminho interessante! 

Por que investir em uma padaria delivery?

As razões para investir em delivery de padaria são inúmeras, algumas das quais você confere abaixo.

Comodidade

A primeira é o óbvio conforto. Com jornadas exaustivas, que muitas vezes continuam em casa, as pessoas não têm mais tempo para ir à padaria apenas para comprar doces e pão francês.

Se alguns supermercados —  que oferecem um mix de produtos bem mais extenso do que as padarias —  já perceberam que, às vezes, nem essa variedade tem sido suficiente para atrair a visita de uma parcela dos clientes (que acabam comprando no concorrente com serviço de entrega), imagine, então, como ficam as panificadoras?

Aumento do ticket médio

A facilidade proporcionada por um menu no site da loja (ainda que o pedido seja feito por telefone) ou por um aplicativo de entregas traz um grande potencial de aumento do ticket médio da padaria. Você pode, por exemplo, oferecer combos ou sugerir itens adicionais por preços menores dos que os valores unitários de cada produto.

Expansão da marca além da vizinhança

O delivery de padaria é uma maneira de fazer com que as pessoas de outros bairros tenham acesso aos seus produtos. Com boa gestão de custos, é possível chegar a bairros vizinhos, ampliando exponencialmente sua carteira de clientes.

Você pode, inclusive, pesquisar os principais concorrentes de cada região, oferecendo promoções exclusivas via telefone ou aplicativo para fins de captação/fidelização.

Existe público para esse serviço no Brasil?

Não somente existe público para o delivery de padaria, como a quantidade de panificadoras que oferecem esse serviço aumenta a cada ano. Os estabelecimentos de panificação que já utilizam o serviço de entregas estimam que entre 10% a 20% de seu faturamento venham dessa estratégia, muito em função dos grupos abaixo.

Jovens “hiperconectados”

Em plena era digital, será difícil encontrar um representante dos millenials (geração nascida entre 1980 e 1990) ou dos nativos digitais (nascidos a partir dos anos 2000) que não dê preferência às compras por aplicativo.

Para esse consumidor omnichannel (que está em múltiplos canais simultaneamente), o ato de ir diariamente à padaria e retornar com um saco de pão é coisa dos anos 60. Para atraí-lo, você precisará do uso da tecnologia: que tal um app delivery de padaria?

Segundo a Abrasel, em 2018, o delivery representou 8% do faturamento do segmento de food service. E com a explosão de aplicativos de entrega de comida, essa tendência deve se acentuar nos próximos anos.

Idosos

Saímos de uma ponta a outra da pirâmide etária, mas a preferência é a mesma pelos serviços de entrega, já que o delivery é especialmente importante em bairros/municípios com grande quantidade de idosos por conta de eventuais dificuldades de locomoção desse público.

Tenha certeza de que se o consumidor da “melhor idade” tiver uma panificadora há 2 quarteirões de casa e outra há 7 quadras com serviço delivery, será esta última a escolhida por esse público.

O que é necessário para começar?

Com uma infraestrutura para produção (espaço físico, novas máquinas e fornos) e entregas (locação de frota, compra de embalagens resistentes, software de roteirização etc.), é possível inovar por diversas perspectivas. Afinal, pães são dos poucos produtos que os brasileiros precisam comprar diariamente, com mínima possibilidade de estocagem, concorda?

Ter uma padaria delivery abre espaço para pensar em modelos como dispensa de taxa de entrega em produtos de maior valor agregado ou até mesmo “assinatura de pães” (entrega mensal de produtos de panificação e confeitaria).

Mas como começar?

Confira, a seguir, alguns passos essenciais para a implantação.

Prepare-se adequadamente

Não adianta adotar este modelo de negócio sem ter condições de atender todos seus clientes com qualidade.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quando se vende somente na loja, o alcance é de quem esteja próximo, de passagem ou que já o conheça. Quando você se lança na Internet, o mundo é seu! Qualquer pessoa com um celular ou computador pode ver seu empreendimento. 

Com isso, os pedidos chegarão, e com a facilidade de aplicativos e redes sociais que inclusive registram avaliações de seus produtos. Portanto, todo cuidado na estruturação na hora de montar um delivery de padaria. 

Invista em novos equipamentos de qualidade, dotados de maior capacidade produtiva e flexibilidade, sempre pensando em um crescimento a curto e médio prazo. Adote conceitos, processos e tecnologias que permitam produzir e atender rapidamente. Pensar em investir depois do sistema implementado costuma ser muito mais custoso e trabalhoso.

Modernize sua área de produção

Lançar-se ao mundo das entregas significa ampliar seu público e, por consequência, aumentar exponencialmente a pressão sobre o fundo da loja (área produtiva). Sua padaria tem equipamentos modernos e de alta capacidade de produção?

Se uma panificadora trabalha, por exemplo, com apenas uma única amassadeira, mesmo que haja uso contínuo, seu fluxo de produção no estabelecimento não conseguirá atender o volume de pedidos em médio e longo prazos.

O mesmo se aplica ao uso da água resfriada para retardar a fermentação na panificação. Imagine, por exemplo, o caso de uma padaria que desperdice a força de trabalho dos funcionários ao colocá-los para quebrar gelo em cubos ou fabricá-lo paro o processo.

Comprar sacos de gelo é perigoso a quem manuseia (em função do risco de acidente), prejudicial à qualidade dos pães (dado que os cristais sobre a massa tornam seu crescimento disforme) e improdutivo aos padeiros, impactando a capacidade de entrega do estabelecimento. Uma máquina de gelo em flocos, nesse exemplo, seria fundamental.

O uso de câmaras de fermentação com controle preciso de temperatura e umidade — oferecendo possibilidade de modo frio e quente para retardar ou acelerar a produção — também é um investimento importante quando se trata de atender horários de pico ou de baixa.

Pois bem, vamos ao forno (ou até mesmo aos fornos). Equipamentos pouco robustos, que gastam muita energia desperdiçando calor para o ambiente (e além de tudo, que produzem pouco e com baixa qualidade) são um problema para esse perfil de negócio. A questão é que existe um tipo e um tamanho adequado de forno para cada empreendimento; em resumo, é preciso escolher esse equipamento com muita atenção para garantir produção contínua de qualidade (que não prejudique seu delivery de padaria).

Há que se falar também no uso do ultracongelador para produção de itens crus congelados, pré-assados ou até assados prontos congelados, os quais são um diferencial sobre qualquer concorrente. O fato de se ter produtos pré-fabricados, para serem finalizados somente na hora da entrega, certamente fará toda a diferença em seus resultados financeiros!

A Prática Br, líder nacional em equipamentos de ponta para produção de alimentos, dispõe de uma imensa gama de soluções para panificadoras e confeitarias, imprescindível a quem trabalha com entrega em domicílio e precisa de alta capacidade produtiva.

Leve sua panificadora à era dos negócios digitais

Uma vez que você tenha os equipamentos corretos, é preciso estar presente na vida de seu público-alvo. Dessa forma, faça-se presente nas mídias sociais e nos aplicativos delivery, além de, evidentemente, ter um site, a fim de que o consumidor possa fazer seus pedidos com segurança.

Crie um perfil nas principais redes sociais e anuncie a entrega mediante promoções exclusivas; promova o engajamento dos seguidores com descontos a partir de interações. Todas essas iniciativas são fundamentais para que seus atuais clientes e potenciais compradores se adaptem às suas plataformas.

Ah, e não se esqueça de se cadastrar nos principais aplicativos de entrega de comida! O objetivo é criar todo um ecossistema de entrega em domicílio para padarias que vai muito além do site, telefone ou apps de comidas! Integração é a palavra-chave!

Adquira os equipamentos básicos para as entregas

Você vai precisar adaptar ao menos um veículo para fazer o delivery de padaria, o qual deverá ter amplo porta-malas ou pelo menos um baú (se utilitário). Capriche na identidade visual do carro, já que sua circulação também funciona como excelente instrumento de marketing.

Será necessário também adquirir algumas bolsas térmicas para armazenamento dos produtos no veículo, além de embalagens resistentes (também térmicas) e estruturas de reforço para transporte de doces mais delicados, como bolos e tortas menos consistentes.

Treine seu motorista

Transportar alimentos frágeis exige cuidados diferenciados na condução do utilitário, de modo que a capacitação (aprendizado sobre o melhor posicionamento das caixas no porta-malas, direção cautelosa etc.) será crucial.

Estruture sua logística de entregas

Considerando que o delivery de padaria envolve a chamada “carga fracionada” (quando o veículo carrega produtos de destinatários diversos), o ideal é contar com um aplicativo de roteirização, a fim de conciliar o máximo em velocidade de entrega com o máximo em redução de custos.

Já está pronto para o delivery de padaria? Assine, então, nossa newsletter para se manter atualizado sobre as mais recentes tecnologias na área de panificação, técnicas de produção, estratégias de fidelização e muito mais!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário