Cardápio digital: saiba como apostar nessa transformação

Com as mudanças no comportamento de consumo, implementar tecnologia para agilizar o atendimento ao consumidor não é mais um diferencial competitivo, mas uma necessidade de sobrevivência em um mercado com tendências no food service cada vez mais inovadoras. Dito isso, o cardápio digital tem se tornado uma alternativa aderida por estabelecimentos de todos os portes.

Além de tornar a experiência no restaurante mais agradável, essa ferramenta agiliza os pedidos dos clientes, economiza tempo dos garçons e gera credibilidade para a empresa.

Neste conteúdo mostramos o que é o cardápio digital, como ele funciona e quais são seus principais benefícios. Acompanhe!

A inserção do cardápio digital nos restaurantes

O cardápio digital é uma ferramenta com muitas variações e que tem transformado a alimentação fora de casa em uma experiência única. A mais conhecida é a versão app mobile, isto é, um aplicativo que pode ser baixado no smartphone do cliente ou instalado em tablets disponibilizados no estabelecimento. Não importa qual seja a versão: o fato é que esses sistemas são conhecidos como cardápios digitais.

Entre as características mais comuns que compõem um cardápio digital, podemos citar:

  • interatividade simples e intuitiva;
  • sistema que suporta imagens de alta resolução para ilustrar os pratos de cardápios mais otimizados;
  • touch screen — pode ser manuseado pela tela do dispositivo;
  • comanda digital integrada — simplificação e agilidade do pagamento;
  • fácil customização de pratos — com grande variedade de opções e possibilidade de adicionar ou remover ingredientes;
  • geração de relatórios de vendas — vantagem para o controle financeiro do restaurante.

Como funciona o cardápio digital?

Um aplicativo é instalado em um tablet que fica na mesa do restaurante para que o cliente o acesse de maneira autônoma. Esse dispositivo é personalizado de forma que o consumidor só tenha acesso ao cardápio digital, o que garante um autoatendimento mais intuitivo.

O cliente navega pelo sistema com facilidade, vendo fotos de alta qualidade de cada prato que compõe o cardápio e, à medida que escolhe o que comer, adiciona os itens ao pedido — que será enviado automaticamente à cozinha. O objetivo é que o consumidor realize o próprio atendimento, sem precisar interagir com garçons, se não quiser.

Os benefícios reais da sua utilização

Há uma vasta gama de vantagens em implementar esse tipo de solução no restaurante. Entre as principais, podemos citar:

  • mais funcionalidade — em vez de ter um cardápio tradicional, por um baixo custo de manutenção as informações sobre todos os itens podem ser adicionadas e gerenciadas pelo tablet;
  • agilidade na operação — o ritmo do restaurante ou do bar se torna muito mais produtivo, pois o garçom não precisa passar de mesa em mesa para anotar os pedidos;
  • mais satisfação dos clientes — o consumidor não precisa ficar esperando ser atendido, mesmo nos dias de pico;
  • aumento da lucratividade — como se torna mais simples solicitar porções, refeições e bebidas, a tendência é que o cliente consuma mais;
  • apelo visual — diferentemente de um cardápio comum, na versão digital é possível inserir uma grande variedade de fotos das bebidas e dos pratos, já que não há limitação nesse sentido;
  • controle financeiro — a gestão das vendas é otimizada, pois cada transação é lançada diretamente no sistema financeiro do estabelecimento.

As opções de cardápio virtual disponíveis

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais são os principais benefícios do cardápio digital, confira 5 modelos dessa tecnologia que podem ser implementados no seu estabelecimento.

Powered by Rock Convert

Goomer

O Goomer permite que o consumidor elabore seu próprio prato e faça o pedido diretamente do app, de maneira autônoma, isto é, sem precisar do auxílio de um garçom. Além disso, o sistema tem uma ferramenta para que o restaurante faça sugestões ao cliente, o que impacta no aumento das vendas.

Outra vantagem para o estabelecimento é que o app também atua como um software de gestão, pois permite que o desempenho de saída de cada produto seja acompanhado em tempo real.

MenuQR

O MenuQR é uma das opções mais baratas do mercado. De forma simplificada, ele atua por meio de tags NFC — dispositivos de comunicação por proximidade — coladas nas mesas do restaurante e QR Codes — código de barras bidimensional que pode ser escaneado por celulares. Para abrir o cardápio, o consumidor só precisa escanear o código com seu dispositivo móvel.

Vale lembrar que muitos smartphones antigos não contam com a tecnologia de leitura de QR Code, portanto, ter apenas essa alternativa como cardápio digital pode não ser o suficiente para que o seu negócio atenda à demanda do público.

isyBuy

Essa é uma das soluções tecnológicas para restaurantes e bares mais completas. O isyBuy é uma espécie de cardápio digital que pode ser acessado pelos clientes por meio do smartphone, permitindo que eles façam pedidos, acompanhem os valores registrados na mesa e realizem o pagamento pelo cartão de crédito, sem precisar de qualquer interação com os funcionários do local.

Menu Digital

Menu Digital é uma das mais tradicionais alternativas de cardápio digital no mercado. Assim como uma das opções que mostramos acima, ele funciona por meio de leitura de QR Codes, ou seja, o cliente só precisa apontar a câmera do smartphone para escanear o código e ter todas as variedades do cardápio do estabelecimento na palma da mão.

Ecomanda

O Ecomanda é uma ferramenta completa, pois além de ter a função de cardápio digital, é um sistema de gestão para restaurantes. O aplicativo, que pode ser acessado pelos dispositivos móveis dos consumidores, também tem a funcionalidade de comanda digital — o que gera muito mais economia de tempo e mais produtividade para a sua equipe.

O cardápio digital é uma ferramenta que faz parte da transformação nas mudanças de comportamento do consumidor. Para atender às necessidades das novas demandas, é imprescindível que esse tipo de tecnologia faça parte da realidade do seu estabelecimento.

O assunto abordado neste artigo foi útil para você? Que tal assinar a nossa newsletter para receber mais dicas e conteúdos informativos como este diretamente na sua caixa de e-mails?

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário