Cardápio digital: saiba como apostar nessa transformação

Cardápio digital: saiba como apostar nessa transformação

O cardápio digital é uma forma rápida de seu cliente conhecer e escolher seus produtos, auxiliando na velocidade e praticidade do atendimento. Veja mais.

Cardápio digital: saiba como apostar nessa transformação

Com as mudanças no comportamento de consumo, implementar tecnologia para agilizar o atendimento é uma necessidade de sobrevivência em um mercado com tendências no food service cada vez mais inovadoras. Dito isso, o cardápio digital tem se tornado uma alternativa aderida por estabelecimentos de todos os portes.

Além de tornar a experiência no restaurante mais agradável, essa ferramenta agiliza os pedidos dos clientes, economiza tempo dos garçons e gera credibilidade para a empresa.

Neste conteúdo mostramos o que é o cardápio digital, como ele funciona e quais são seus principais benefícios. Acompanhe!

A inserção do cardápio digital nos restaurantes

O cardápio digital é uma ferramenta com muitas variações e que tem transformado a alimentação fora de casa em uma experiência única. A mais conhecida é a versão app mobile, isto é, um aplicativo que pode ser baixado no smartphone do cliente ou instalado em tablets disponibilizados no estabelecimento. Não importa qual seja a versão: o fato é que esses sistemas são conhecidos como cardápios digitais.

Entre as características mais comuns que compõem um cardápio digital, podemos citar:

  • interatividade simples e intuitiva;
  • sistema que suporta imagens de alta resolução para ilustrar os pratos de cardápios mais otimizados;
  • touch screen — pode ser manuseado pela tela do dispositivo;
  • comanda digital integrada — simplificação e agilidade do pagamento;
  • fácil customização de pratos — com grande variedade de opções e possibilidade de adicionar ou remover ingredientes;
  • geração de relatórios de vendas — vantagem para o controle financeiro do restaurante.

Como funciona o cardápio digital?

Um aplicativo é instalado em um tablet que fica na mesa do restaurante para que o cliente o acesse de maneira autônoma. Esse dispositivo é personalizado de forma que o consumidor só tenha acesso ao cardápio digital, o que garante um autoatendimento mais intuitivo.

O cliente navega pelo sistema com facilidade, vendo fotos de cada prato que compõe o cardápio e, à medida que escolhe o que comer, adiciona os itens ao pedido — que será enviado automaticamente à cozinha. O objetivo é que o consumidor realize o próprio atendimento.

Os benefícios reais da sua utilização

Há uma vasta gama de vantagens em implementar esse tipo de solução no restaurante. Entre as principais, podemos citar:

  • mais funcionalidade — em vez de ter um cardápio tradicional, por um baixo custo de manutenção as informações sobre todos os itens podem ser adicionadas e gerenciadas pelo tablet;
  • agilidade na operação — o ritmo do restaurante ou do bar se torna muito mais produtivo, pois o garçom não precisa passar de mesa em mesa para anotar os pedidos;
  • mais satisfação dos clientes — o consumidor não precisa ficar esperando ser atendido, mesmo nos dias de pico;
  • aumento da lucratividade — como se torna mais simples solicitar porções, refeições e bebidas, a tendência é que o cliente consuma mais;
  • apelo visual — diferentemente de um cardápio comum, na versão digital é possível inserir uma grande variedade de fotos das bebidas e dos pratos, já que não há limitação nesse sentido;
  • controle financeiro — a gestão das vendas é otimizada, pois cada transação é lançada diretamente no sistema financeiro do estabelecimento.

As opções de cardápio virtual disponíveis

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais são os principais benefícios do cardápio digital, confira 5 modelos dessa tecnologia que podem ser implementados no seu estabelecimento.

Goomer

O Goomer permite que o consumidor elabore seu próprio prato e faça o pedido diretamente do app, de maneira autônoma, isto é, sem precisar do auxílio de um garçom. Além disso, o sistema tem uma ferramenta para que o restaurante faça sugestões ao cliente, o que impacta no aumento das vendas.

Outra vantagem para o estabelecimento é que o app também atua como um software de gestão, pois permite que o desempenho de saída de cada produto seja acompanhado em tempo real.

MenuQR

O MenuQR é uma das opções mais baratas. De forma simplificada, ele atua por meio de tags NFC — dispositivos de comunicação por proximidade — coladas nas mesas do restaurante e QR Codes — código de barras bidimensional que pode ser escaneado por celulares. Para abrir o cardápio, o consumidor só precisa escanear o código com seu dispositivo móvel.

Vale lembrar que muitos smartphones antigos não contam com a tecnologia de leitura de QR Code, portanto, ter apenas essa alternativa como cardápio digital pode não ser o suficiente para que o seu negócio atenda à demanda do público.

isyBuy

Essa é uma das soluções mais completas. O isyBuy é uma espécie de cardápio digital que pode ser acessado pelos clientes no celular. Permite pedidos, acompanhamento os valores registrados na mesa e paguem com cartão de crédito. Tudo, sem precisar de qualquer interação com os funcionários do local.

Menu Digital

Menu Digital é uma das mais tradicionais alternativas de cardápio digital no mercado. Assim como acima, ele funciona por meio de QR Codes. O cliente só precisa apontar a câmera do smartphone para escanear o código e ter todas as variedades do cardápio do estabelecimento na palma da mão.

Ecomanda

O Ecomanda é uma ferramenta completa, pois além de ter a função de cardápio digital, é um sistema de gestão. O aplicativo, que pode ser acessado pelos dispositivos móveis, também tem a funcionalidade de comanda digital. Isto gera economia de tempo e produtividade para a sua equipe.

O cardápio digital é uma ferramenta que faz parte da transformação nas mudanças de comportamento do consumidor. Para atender às necessidades das novas demandas, é imprescindível que esse tipo de tecnologia faça parte da realidade do seu estabelecimento.

Por fim, veja como fazer o marketing de delivery com anúncios no Google e como oferecer o serviço na padaria. Continue a leitura.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!