fbpx

Como melhorar a produtividade na panificação?

A rotina de uma padaria pode ser bastante exaustiva para funcionários e gestores. Afinal, esse é um tipo de estabelecimento que atende às necessidades da população desde as primeiras horas do dia até o fim da noite. Diante disso, manter uma boa produtividade na panificação é algo essencial para sustentar a lucratividade do negócio.

Contudo, esse é um desafio que muitos empresários do setor ainda têm dificuldades em enfrentar. Por isso, neste artigo, vamos dar dicas valiosas para que você consiga melhorar a capacidade de produção da sua panificadora e obter melhores resultados financeiros e operacionais. Então, aproveite o conteúdo e boa leitura!

Analise o cenário atual da produção

O primeiro passo para melhorar um processo de produção é entender como ele tem sido feito. Por isso, é fundamental começar analisando o cenário atual, para só então atuar nos pontos necessários. Dois aspectos devem ser considerados com maior relevância durante esse levantamento, como detalharemos a seguir.

Identifique “gargalos” nos processos

Os “gargalos” são pontos críticos dos processos nos quais o produto é mais dependente, ou seja, é preciso maior atenção e maior tempo para ser trabalhado. Muitos deles fazem parte da rotina comum, mas alguns representam desperdícios de tempo e recursos.

Portanto, ao verificar cada etapa de um processo, confira questões como:

  • tempo gasto no processamento do produto;
  • tempo de espera entre as etapas;
  • necessidades de troca ou reajuste de equipamentos durante o processo;
  • alocação de funcionários.

Verifique pontos de melhoria

Depois de identificar todos os gargalos, você deve analisar quais deles podem ser minimizados. Lembre-se de pensar no lead time completo de cada produto, ou seja, o tempo total que ele demora para ser produzido desde o surgimento da demanda.

Imagine que um cliente encomenda um kit para um coffee break. São diversos produtos diferentes a serem preparados, e todos devem ser entregues no mesmo horário, quentes e frescos. Qual seria o prazo mínimo para entrega desse pedido?

Se hoje a sua resposta for 2 dias, o que pode ser feito para que esse prazo diminua e sua panificadora possa atender encomendas de urgência, feitas pela manhã para serem entregues no meio da tarde? Tudo isso agrega valor ao negócio e pode ser usado como um diferencial no mercado.

Se a sua capacidade de produção simultânea for baixa, principalmente por limitações de quantidade de fornos e demais equipamentos, uma alternativa é aproveitar momentos de intervalos da produção principal para preparar itens para serem congelados e compor o estoque. Outra estratégia é adquirir equipamentos que permitam maior flexibilização dos processos.

Por isso a Prática oferece a tecnologia dos ultracongeladores que permite a produção antecipada e a finalização conforme demanda.

Implemente mudanças processuais

Como vimos no tópico anterior, o andamento dos processos influencia diretamente na produtividade da padaria. Sendo assim, é preciso adotar metodologias que sejam mais adequadas ao perfil da sua panificadora e garantir que os funcionários estejam sempre capacitados e atualizados quanto às tendências do mercado.

Vamos entender melhor cada um desses pontos.

Adote metodologias mais eficientes e eficazes

Cada estabelecimento tem características que definem seu perfil e sua identidade perante o seu público. Dessa forma, cada um precisa encontrar os métodos que vão se encaixar melhor em suas especificidades e proporcionar melhorias reais na produtividade da panificação.

Busque alternativas que façam sentido para seu negócio. Se os seu clientes gostam de praticidade e vivem apressados, o seu método de produção não pode ser sob demanda. Por outro lado, se eles exigem produtos sempre frescos e recém-preparados, a sua cozinha não pode operar em grandes quantidades. 

Tudo vai depender do que a sua padaria pretende agregar de valor para os seus consumidores.

Treine os funcionários

O treinamento contínuo dos funcionários é crucial para o sucesso de qualquer tipo de empresa. Principalmente após mudanças no modo de operação, é fundamental garantir que eles estejam preparados para atuar no novo formato e que sejam capazes de tornar a rotina ainda mais produtiva.

Além da capacitação técnica, invista em treinamentos comportamentais e em participação em eventos do setor. Isso ajuda a manter o time sempre atualizado em relação às tendências e novidades do mercado e ainda melhora o clima organizacional e o engajamento dos profissionais com o sucesso do negócio.

Invista em tecnologia e equipamentos

A melhoria da produtividade na panificação é muito mais eficaz quando aliada ao uso da tecnologia, representada pela automação de processos e uso de equipamentos de última geração. Por isso, é muito importante ter alguns cuidados na escolha, como explicaremos adiante.

Elimine etapas manuais da produção

Lembra quando falamos, no início do artigo, sobre os gargalos? Na panificação, um dos principais gargalos são as etapas de manipulação das receitas. Muitas massas, principalmente as de pães, precisam ser trabalhadas por um tempo, gerando desgaste físico aos funcionários e demora na conclusão.

Outros processos, como o fatiamento de ingredientes e a divisão das massas, gastam tempo e ainda podem gerar resultados de qualidade inferior, pela falta de padronização, que é inerente aos processos manuais. Tudo o que puder ser realizado de forma automatizada ou com a ajuda de equipamentos aumentará a produtividade.

Utilize os equipamentos certos

Cada tipo de produto demanda uma ferramenta diferente em sua produção. Na panificação não seria diferente. Alguns deles merecem destaque:

  • amassadeiras —para facilitar o processamento das massas e deixá-las mais homogêneas;
  • divisoras — que podem ser manuais ou volumétricas e garantem padronização;
  • esteira de distribuição — para agilizar a colocação dos pães na forma que vai à fermentadora e ao forno;
  • fornos programáveis — que permitem um ajuste mais preciso de tempo e temperatura e auxiliam na programação dos horários ideais de preparo dos produtos;
  • ultracongeladores — para congelar massas, carnes, frutas e vegetais para serem armazenados por mais tempo.

Como vimos, existem diversas ações que ajudam a melhorar a produtividade na panificação. Todas elas envolvem dedicação e muito trabalho, mas também proporcionam um aumento significativo na capacidade de produção da cozinha. Como resultado, a sua padaria passa a atender demandas cada vez maiores e com mais qualidade. Diante disso, o sucesso do seu negócio será inevitável!

Gostou das nossas dicas? Que tal começar a utilizá-las agora mesmo? Conte no espaço para comentários quais ações você vai começar a implementar em seu estabelecimento e quais resultados pretende alcançar com elas!

Facebook Comments

Deixe um comentário