Qual a importância e como fazer a centralização de produção?

Quando se trata da centralização de produção, muitas pessoas associam a ideia a grandes indústrias e processos altamente complexos. Entretanto, essa operação é válida e realizável para qualquer tipo de investimento, independentemente de suas características, tamanho ou volume de recursos disponíveis.

Concentrar a produção em um único ponto gera inúmeros benefícios, como o aumento da produtividade, a redução do desperdício e a oferta de itens melhores aos clientes. Isso tudo é ainda mais importante para negócios de pequeno e médio portes, pois proporciona vantagens competitivas relevantes para a manutenção e o crescimento da empresa.

Quer saber como centralizar a sua produção? Então, continue a leitura e confira as nossas recomendações*!

Qual a importância de centralizar a produção em uma panificadora?

A rotina desse nicho de mercado é muito intensa quanto ao fluxo de produção. Normalmente, os pães são produzidos e comercializados no mesmo dia, gerando um ambiente caótico por conta do grande número de itens e variedades feitos simultaneamente. A falta de organização compromete o ambiente de trabalho, desgasta a equipe e deixa os clientes insatisfeitos com demora na entrega e escassez de produtos.

Vamos tomar como exemplo a fabricação do item mais comum na padaria: o pão francês. Tradicionalmente, grande parte dos recursos — como mão de obra, tempo de trabalho e matéria-prima — é destinada à produção desse produto. Estimar a demanda diária com exatidão é uma estatística improvável de acertar e, normalmente, há falta ou desperdício de insumos dentro desse modelo tradicional.

Quando há uma centralização nesse processo, você pode utilizar um Grupo Automático GAP400 Prática, que produz até 400 kg de pão por hora, capaz de dividir e modelar a massa e agrupar em um único equipamento muitos estágios de produção. Como esse equipamento entrega pães com várias gramaturas diferentes, é possível manufaturar com eficiência uma ampla variedade de itens gastando pouco tempo de preparo.

O processo pode ser ainda mais eficaz se você considerar o uso de ultracongelador junto. Assim, cada unidade pronta pode ser ultracongelada e em seguida armazenada crua, pré-assada ou assada, a -18 °C, em um freezer comum. Isso permite preservar todas as características de sabor e consistência, além de produzir diariamente apenas a quantidade demandada e ficar livre de desperdícios. 

Por que é uma boa ideia investir nessa forma de trabalho?

Quando a centralização é implementada, mesmo em padarias de pequeno porte, a empresa ganha aspectos de uma indústria. Além disso, o processo de produção recebe a ordem e cadência necessárias. Veja outros benefícios a seguir!

Alta produtividade

Qualquer negócio, independentemente de seu tamanho, pode se beneficiar da utilização de equipamentos mais produtivos e melhorias na dinâmica de execução. Esses recursos permitem atender rapidamente à demanda, minimizar o tempo de operação e otimizar o trabalho da equipe. 

Redução de custos

Produzir mais rápido e sem desperdícios gera uma economia grande ao longo do mês. Como o processo se torna mais eficiente, necessita de menos energia e água, além de reduzir a carência de pessoal para turnos e horas extras. 

Otimização de espaço e de mão de obra

Mesmo que você conte com um bom espaço de produção, ordená-lo de modo eficiente permite aumentar as possibilidades de preparos e itens na sua cartela. Se você conta com equipamentos mais antigos, é provável que eles não produzam a quantidade necessária, demandem atenção da equipe e usem várias máquinas para preparar um único elemento. Já os equipamentos modernos fornecem grande volume e englobam várias etapas em cada estação de produção. Isso economiza tempo, mão de obra e espaço. 

Produtos mais padronizados

Com a centralização, há uma grande mudança no ambiente da padaria. Todos os colaboradores que atuavam diretamente na produção começam a trabalhar como operadores de uma pequena indústria com foco em produtividade, padronização e redução de custos.

Além disso, como a pesagem e a divisão da massa é feita automaticamente pelas máquinas, você não corre o risco de apresentar produtos desiguais, com proporções erradas de ingredientes e que desagradam aos consumidores. Com os grupos automáticos Prática, essa questão deixa de ser um problema, pois os pães ficam com peso compatível e formato uniforme. 

Como implementar a centralização de produção em um negócio de panificação? 

Para centralizar todo o processo produtivo, algumas etapas devem ser cumpridas de modo a minimizar os custos de transição e otimizar os recursos adquiridos pela empresa. Saiba mais!

Powered by Rock Convert

 Levantamento das demandas e processos atuais

Entender quais os produtos mais buscados pelos clientes permite estabelecer prioridades na hora de definir melhorias e comprar novos equipamentos. Também é necessário delimitar o volume de produção de cada categoria, assim, a escolha do maquinário será direcionada para atender à demanda vigente. 

Prospecção, teste e aquisição de equipamentos

A ideia aqui é procurar por fornecedores que ofereçam o máximo de informação sobre os equipamentos, para que você tenha a plena certeza de quais equipamentos está adquirindo.

Procure por marcas que possuam sites com produtos detalhados, tanto em imagens quanto em informações de texto. Além disso, aqueles que produzem e compartilham conteúdos técnicos e relevantes em blogs e redes sociais também devem ganhar pontos de confiança.

Outra dica muito importante nesse caso é, em um contexto pós-pandemia, procurar marcas que ofereçam a visita à fábrica. Essa será a oportunidade perfeita para você atestar que a produção é de qualidade e, a depender da empresa, você será capaz, ainda, de levar algumas de suas receitas para serem produzidas nos equipamentos que está prospectando, como testes. Além disso, as melhores marcas ainda vão oferecer profissionais para uma consultoria de quais equipamentos seriam ideais para o seu objetivo.

Com isso, você já estará acertando em uma das partes mais importantes: o maquinário.

Melhorias na infraestrutura

O layout tradicional da área de produção deve ser atualizado por conta de mudanças nos processos, inclusão de diversos equipamentos e abertura de novas estações de trabalho. Lembre-se de que o local precisa estar em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária e os demais órgãos competentes.

Adequação dos recursos humanos

Além de melhorias no capital físico, é necessário melhorar o capital humano da empresa. Por isso, cabe ao empreendedor oferecer treinamentos e reciclagens para que os colaboradores tenham todo conhecimento necessário para operar as novas máquinas com eficiência. 

Armazenagem e logística

Ao centralizar os processos e tornar a produção mais dinâmica, é natural que a empresa demande mais matéria-prima e necessite de um espaço adequado para armazenagem. Também deve-se acertar questões de logística para escoar a produção e aproveitar ao máximo os ganhos de eficiência que os novos equipamentos oferecem.

Quais equipamentos são necessários para centralizar a produção?

Os itens primordiais incluem um grupo automático, que centralizará divisão e modelagem, e um ultracongelador, responsável por adequar a produção e preparar excedente para o armazenamento. Também se espera que a padaria conte com amassadeiras compatíveis, cilindro, ultracongeladores e câmaras congeladas e resfriadas capazes de acolher toda a produção.

O mais importante é que todos os investimentos apresentem coerência às necessidades mais urgentes.

Equipamentos adicionais 

Para as empresas que já criaram essa infraestrutura inicial de centralização, há ainda outros recursos que melhoram o desempenho e a produção. O uso de um Cilindro Sovador Automático reduz o esforço do operador e permite padronizar igualmente o processo de cilindragem da massa. Além disso, as Câmaras de Fermentação com sistema de padeiro noturno (retardo a frio) contribuem com a automatização da fermentação natural do pão, agilizando as demais etapas.

Implementar a centralização de produção é algo plenamente acessível a pequenos negócios em expansão, já que eles necessitam de ganhos em agilidade, padronização e excelência. Para manter sua padaria com uma gama ampla de produtos e atender mais clientes, é fundamental contar com as novas tecnologias que simplificam o trabalho diário. Assim, você poderá se concentrar no que realmente importa, ou seja, no crescimento da sua empresa, na criação de novos produtos e na entrega de itens de alta qualidade para os consumidores.

Percebeu como a centralização de produção pode mudar o desempenho de sua padaria? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para o seu negócio!

*Entrevistado

Mauro Sérgio da Costa, 37 anos, é Instrutor Técnico em Panificação pela Prática e formado em Gestão da Produção Industrial pela Universidade do Vale do Sapucaí.

Fornos de PanificaçãoPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário