Como a gestão de pessoas ajuda na construção de equipes felizes

Como utilizar a gestão de pessoas para construir equipes mais felizes e eficientes

  • Home
  • Empreendedorismo
  • Como utilizar a gestão de pessoas para construir equipes mais felizes e eficientes
gestão de pessoas

Como utilizar a gestão de pessoas para construir equipes mais felizes e eficientes

Primeiramente, imagine que você esteja em um comércio realizando compras e o atendente se disponibiliza a ajudá-lo, é cordial em cada palavra, sabe onde estão os produtos, sugere outras mercadorias e responde a todas as dúvidas, demonstra que tem conhecimento sobre a área e está feliz em atendê-lo.

Ao final, você sai do estabelecimento contente, rapidamente e com tudo que precisa. Foi um excelente atendimento, não foi? E certamente você voltaria para comprar mais, não é mesmo? Esse é o resultado que a gestão de pessoas pode proporcionar para o seu negócio.

Se interessou pelo assunto e deseja saber mais a respeito? Neste post iremos apresentar os principais benefícios da gestão de pessoas e como implementá-la. Continue lendo e confira!

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é a área responsável por atrair, reter e desenvolver o capital humano da empresa a partir de estratégias, como plano de carreira, benefícios e capacitações, por exemplo. 

Além de recrutar e selecionar candidatos adequados para cada função, o setor de gestão de pessoas também é responsável por elaborar incentivos que mantenham os colaboradores mais felizes e, consequentemente, mais produtivos.

Benefícios promovidos pela gestão de pessoas

Como mencionado previamente, a gestão de pessoas promove uma série de benefícios, confira:

1. Precisão na hora de contratar

Uma boa gestão garante que os candidatos selecionados estejam realmente alinhados com a cultura da empresa e a vaga oferecida, tendo em vista que os profissionais que atuam nesse setor conhecem uma série de abordagens que os auxiliam a realizar o processo de recrutamento e seleção de forma mais precisa e eficiente.

2. Desenvolvimento profissional dos colaboradores

Uma das responsabilidades do setor é identificar habilidades estratégicas para o negócio crescer e treinar os colaboradores para desenvolverem ou aperfeiçoarem essas habilidades.

Isso resulta em colaboradores mais felizes e capacitados para realizar com eficiência as atividades propostas, contribuindo para a expansão dos negócios.

3. Retenção de colaboradores é parte fundamental da ideia

A felicidade e satisfação dos colaboradores se dá quando eles realizam funções que gostam e que desempenham bem. Além disso, quando alguém se sente bem em um local, é normal querer permanecer nele. Por isso, a área busca selecionar profissionais com o perfil ideal para ocupar cada cargo.

Além disso, ela sempre vai valorizar os colaboradores, mantendo a proximidade com todos, recebendo feedbacks e promovendo uma série de benefícios (de acordo com a realidade de cada empresa), como o plano de saúde e o auxílio transporte, por exemplo.

Tudo isso é muito importante para reter talentos. Vale destacar que uma alta rotatividade de colaboradores na empresa compromete a produtividade, pois você estará constantemente treinando novos colaboradores.

4. Relacionamento mais saudável e afinidade com o cliente

Ao reter os grandes talentos da sua empresa, é possível construir uma relação mais próxima e consolidada perante o público consumidor, uma vez que seus colaboradores já conhecerão o perfil de cada cliente e saberão atender cada um da melhor forma.

5. Aumento de vendas

Com colaboradores felizes, experientes e produtivos, você consegue oferecer produtos e atendimento melhores, o que resulta em mais clientes e, consequentemente, no aumento de vendas, uma vez que os consumidores retornarão ao seu estabelecimento e ainda o indicarão.

6. Colaboradores mais saudáveis

Ao contar com um profissional ou uma equipe especializada, todos os processos serão planejados para manter os colaboradores felizes, motivados e, principalmente, saudáveis.

Com colaboradores saudáveis você terá menos absenteísmo, já que eles não faltarão por motivos de saúde. Por isso é importante destacar novamente a importância de oferecer um plano de saúde ou odontológico, para garantir essa qualidade de vida para sua equipe.

7. Menos conflitos internos

Por fim, o profissional de gestão de pessoas também cria boas relações de trabalho, prevenindo e resolvendo conflitos e permitindo que esses compartilhem construam uma relação feliz, com respeito e confiança.

Por que contratar especialistas na área?

Agora que você sabe o quanto seu negócio pode crescer com essa abordagem, é importante saber que é uma função complexa, que requer cuidados, e tudo isso só pode ser realizado com a ajuda de um profissional formado na área.

O profissional especializado será capaz de identificar as particularidades, o ritmo de trabalho, os valores e o mercado da sua empresa, de modo a criar um planejamento personalizado que atenda especificamente às suas necessidades.

Dessa forma, você pode contratar um profissional, uma equipe ou até um serviço terceirizado, a depender do tamanho do seu time, para planejar e implementar todo esse processo de recrutamento, aprimoramento e retenção de colaboradores para o seu negócio.

Concluindo

Como você pôde ver, a gestão de pessoas é uma área de extrema importância para garantir profissionais mais felizes e produtivos dentro do estabelecimento. Isso porque esse investimento reflete diretamente nos resultados da empresa, criando um bom ambiente de trabalho, conquistando clientes fiéis e garantindo mais lucratividade.

Gostou das dicas? Então descubra também como gerar economia e cortar custos na operação de cozinha.

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!