Como utilizar a gestão de pessoas para construir equipes mais felizes e eficientes

  • Home
  • Empreendedorismo
  • Como utilizar a gestão de pessoas para construir equipes mais felizes e eficientes
Powered by Rock Convert

Imagine que você esteja em um comércio realizando compras e o atendente se disponibiliza a ajudá-lo, é cordial em cada palavra, sabe onde estão os produtos que você procura, sugere outras mercadorias que possam lhe interessar e responde a todas as suas dúvidas de forma clara e objetiva, o que demonstra que ele tem pleno conhecimento sobre a área de atuação dele e está feliz em atendê-lo.

Ao final, você sai do estabelecimento contente, rapidamente e com tudo que precisa. Foi um excelente atendimento, não foi? E certamente você voltaria para comprar mais, não é mesmo? Esse é o resultado que a gestão de pessoas pode proporcionar para o seu negócio.

Se interessou pelo assunto e deseja saber mais a respeito? Neste post iremos apresentar os principais benefícios e resultados promovidos pela gestão de pessoas e como implementá-la no seu negócio. Continue lendo e confira!

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é a área responsável por atrair, reter e desenvolver o capital humano da empresa a partir de estratégias, como plano de carreira, benefícios e capacitações, por exemplo. 

Além de recrutar e selecionar candidatos adequados para cada função, o setor de gestão de pessoas também é responsável por elaborar incentivos que mantenham os colaboradores mais felizes e, consequentemente, mais produtivos.

Benefícios promovidos pela gestão de pessoas

Como mencionado previamente, a gestão de pessoas promove uma série de benefícios, confira:

1. Precisão na hora de contratar

Uma boa gestão de pessoas garante que os candidatos selecionados estejam realmente alinhados com a cultura da empresa e a vaga oferecida, tendo em vista que os profissionais que atuam nesse setor conhecem uma série de abordagens que os auxiliam a realizar o processo de recrutamento e seleção de forma mais precisa e eficiente.

2. Desenvolvimento profissional dos colaboradores

Uma das responsabilidades do setor de gestão de pessoas é identificar habilidades estratégicas para o negócio crescer e treinar os colaboradores para desenvolverem ou aperfeiçoarem essas habilidades.

Isso resulta em colaboradores mais felizes e capacitados para realizar com eficiência as atividades propostas, contribuindo para a expansão dos negócios.

3. Retenção de colaboradores

A felicidade e satisfação dos colaboradores se dá quando eles realizam funções que gostam e que desempenham bem. Além disso, quando alguém se sente bem em um local, é normal querer permanecer nele. Por isso, a área de gestão de pessoas busca selecionar profissionais com o perfil ideal para ocupar cada cargo.

Além disso, a gestão de pessoas sempre vai valorizar os colaboradores, mantendo a proximidade com todos, recebendo feedbacks e promovendo uma série de benefícios (de acordo com a realidade de cada empresa), como o plano de saúde e o auxílio transporte, por exemplo.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Tudo isso é muito importante para reter talentos. Vale destacar que uma alta rotatividade de colaboradores na empresa compromete a produtividade, pois você estará constantemente utilizando recursos para treinar novos colaboradores, já que a retenção não é boa o suficiente para terem “veteranos”.

4. Relacionamento mais saudável e afinidade com o cliente

Ao reter os grandes talentos da sua empresa, é possível construir uma relação mais próxima e consolidada perante o público consumidor, uma vez que seus colaboradores já conhecerão o perfil de cada cliente e saberão atender cada um da melhor forma.

5. Aumento de vendas

Com colaboradores felizes, experientes e produtivos, você consegue oferecer produtos e atendimentos melhores no seu negócio, o que resulta em mais clientes e, consequentemente, no aumento de vendas, uma vez que os consumidores sempre retornarão ao seu estabelecimento e ainda o indicarão para amigos e familiares.

6. Colaboradores mais saudáveis

Ao contar com um profissional ou uma equipe especializada em gestão de pessoas, todos os processos serão planejados para manter os colaboradores felizes, motivados e, principalmente, saudáveis.

Com colaboradores saudáveis você terá menos absenteísmo, já que eles não faltarão por conta de algum tipo de mal-estar ou complicações mais graves. Por isso é importante destacar novamente a importância de oferecer um plano de saúde ou odontológico, para garantir essa qualidade de vida para sua equipe.

7. Menos conflitos internos

Por fim, o profissional de gestão de pessoas também tem experiência para criar boas relações de trabalho, prevenindo e resolvendo conflitos entre colaboradores e permitindo que esses compartilhem entre si valores semelhantes para a construção de uma relação feliz, com respeito e confiança.

Por que contratar especialistas para a gestão de pessoas?

Agora que você sabe o quanto seu negócio pode crescer com a gestão de pessoas, é importante também saber que é uma função complexa, que requer diversos cuidados, e tudo isso só pode ser realizado com a ajuda de um profissional formado e capacitado na área.

O profissional especializado será capaz de identificar as particularidades, o ritmo de trabalho, os valores e o mercado da sua empresa, de modo a criar um planejamento personalizado que atenda especificamente às suas necessidades.

Dessa forma, você pode contratar um profissional, uma equipe ou até um serviço terceirizado de gestão de pessoas, a depender do tamanho do seu time, para planejar e implementar todo esse processo de recrutamento, aprimoramento e retenção de colaboradores para o seu negócio.

Concluindo

Como você pôde ver, a gestão de pessoas é uma área de extrema importância para garantir profissionais mais felizes e produtivos dentro do estabelecimento. Isso porque esse investimento reflete diretamente nos resultados da empresa, criando um bom ambiente de trabalho, conquistando clientes fiéis e garantindo mais lucratividade.

Gostou das dicas? Então descubra também como gerar economia e cortar custos na operação de cozinha.

Powered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário