fbpx

Gerenciamento de equipe: como manter um time qualificado?

O gerenciamento de equipe da sua empresa tem sido eficiente? A gestão de pessoas, quando bem aplicada, proporciona diversos benefícios para o negócio. No setor de panificação, esses impactos são ainda maiores, visto que todos os processos dependem da intervenção humana para serem executados.

Para garantir bons resultados e o sucesso da empresa, é fundamental adotar algumas práticas que contribuam para a qualificação e a satisfação dos funcionários. Neste artigo, vamos falar sobre a importância de ter esse cuidado e quais são as principais ações que você, como gestor, pode implementar para obter todos esses ganhos. Confira!

Qual a importância de fazer o gerenciamento de equipe?

O gerenciamento de equipe envolve uma série de ações, por isso, nem sempre é algo simples ou fácil de ser adotado. Diante disso, muitos empresários acabam optando por deixar o assunto para depois, sem ter a noção do quanto essa decisão é prejudicial ao seu negócio. Então, vamos começar falando sobre alguns dos principais motivos que mostram a importância de fazer essa gestão.

Mantém os colaboradores motivados

Uma equipe bem gerenciada se mantém mais motivada para exercer suas tarefas do dia a dia. Isso reduz, por exemplo, o volume de atrasos e faltas, bem como as entregas de atestados médicos. O entusiasmo com a rotina de trabalho faz com que as pessoas se sintam mais felizes e consigam se concentrar melhor no que deve ser feito, gerando mais produtividade.

Melhora a qualidade dos produtos

A gestão eficaz de pessoas envolve a capacitação constante dos colaboradores na execução de suas tarefas. A atualização de técnicas e a criação de processos mais bem estruturados faz com que os produtos da padaria industrial sejam fabricados com mais qualidade e padronização. Os clientes ficam mais satisfeitos e passam a confiar cada vez mais na sua marca.

Melhora o atendimento aos clientes

Os treinamentos programados para a capacitação dos funcionários da empresa não se restringem às demandas técnicas e operacionais. Boa parte dos cursos devem ser voltados para práticas comportamentais, que ajudem a oferecer um atendimento melhor aos clientes. O aprimoramento da linguagem, da postura e da forma como cada pessoa é recebida no estabelecimento fazem toda a diferença na experiência do consumidor.

Proporciona o crescimento sustentável do negócio

Diante de todos os motivos citados até aqui, fica fácil perceber que uma equipe bem gerenciada é capaz de manter a empresa mais forte no mercado. Como consequência, a tendência é que o negócio cresça de forma mais segura e sustentável, visto que os colaboradores estarão preparados para enfrentar os próximos desafios.

Quais são as ações mais relevantes para empresas de panificação?

Agora que você entendeu a importância de fazer um bom gerenciamento de equipe, vamos listar algumas ações que não podem deixar de ser feitas em sua empresa. Acompanhe!

Implementar uma rotina de treinamentos

O treinamento das equipes deve incorporar a rotina do estabelecimento. Não precisa ser algo realizado todos os dias, mas é fundamental que seja feita uma programação de cursos, treinamentos e palestras de forma a garantir o aprendizado contínuo. O ideal é intercalar ações maiores, como a participação em eventos, com outras mais simples e rápidas, como cursos e workshops.

Monte um planejamento anual com os principais assuntos a serem abordados e identifique aqueles que demandam uma atualização mais frequente. Adote diferentes formatos para facilitar o acesso dos participantes, como os cursos realizados à distância ou treinamentos dentro da própria empresa, feitos em parceria com instituições de ensino.

Aprimorar a relação com os clientes

Uma empresa do setor de panificação que não cuida da sua relação com os clientes não tem grandes chances de se manter bem no mercado. A concorrência é cada dia maior e os detalhes são os principais pontos de diferenciação.

Com a ajuda dos funcionários que têm um contato mais direto com a clientela, a empresa pode estabelecer o mix de produtos de forma mais precisa em relação às características do público atendido. Além disso, a criação de promoções e toda a comunicação da empresa são adequadas ao perfil que se deseja alcançar.

Estabelecer padrões de postura e abordagem

Ao cuidar da gestão de pessoas, a organização tem a oportunidade de determinar a postura de atendimento aos consumidores que será adotada, criando uma identidade mais forte perante o mercado. O tipo de linguagem a ser utilizada e o nível de autonomia concedida ao time de atendentes ajudam nesse sentido.

Cada tipo de público é diferente e requer atitudes distintas por parte do estabelecimento. Enquanto alguns gostam de ser abordados e receber sugestões, outros preferem o autoatendimento. Funcionários bem treinados conseguem fazer essa distinção e agir conforme o necessário. O mesmo se dá quanto à linguagem e à postura.

Educar os colaboradores sobre os sistemas e processos

Os procedimentos internos também demandam uma certa atenção no que diz respeito ao gerenciamento de equipe. É importante que os colaboradores conheçam bem os processos nos quais atuam de forma direta ou indireta para que tudo seja feito conforme o esperado e para que um erro cometido em uma etapa não prejudique as seguintes.

Por isso, o recomendado é que a rotina de treinamentos envolva os processos do cotidiano e que eles sejam repassados periodicamente para toda a equipe. Isso garante que todos estejam cientes das suas responsabilidades e das consequências de não executar suas tarefas da forma correta.

Investir no desenvolvimento pessoal

Por fim, a última ação que vamos destacar é o investimento no desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Essa prática, que era ignorada nas décadas passadas, tem se mostrado bastante efetiva na melhoria dos resultados da empresa. Isso acontece porque os funcionários são seres humanos, com todos os seus prós e contras.

Desenvolver as pessoas em assuntos que não estejam relacionados diretamente com a rotina do setor de panificação é mostrar o quanto a organização se importa com o bem-estar e o crescimento de cada colaborador, que, em retorno, ganha mais disposição e motivação para dar o melhor de si pela empresa.

O gerenciamento de equipe tem o poder de gerar todos os benefícios citados, desde que você, como gestor, esteja disposto a investir nele. Comece com práticas simples, como reuniões semanais de alinhamento, e vá acrescentando melhorias aos poucos. O mais importante é garantir que seu time seja qualificado.

Quer receber mais dicas voltadas para o setor da panificação? Assine nossa newsletter!

Facebook Comments

Deixe um comentário