Gestão eficiente de pessoas: como engajar funcionários na padaria?

Powered by Rock Convert

Você já ouviu falar sobre gestão eficiente de pessoas? Pois bem, trata-se de um conjunto de processos que têm como principal finalidade melhorar o ambiente de trabalho a ponto de gerar impactos positivos que vão refletir nos resultados do negócio.

Neste artigo falaremos sobre a importância de engajar os funcionários e de que forma isso reflete na produtividade. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para conferir!

O papel dos colaboradores no sucesso de um empreendimento

Assim como em qualquer empresa, o sucesso de uma padaria é resultado do esforço e trabalho conjunto de todos os membros que integram a equipe. Como as engrenagens de uma máquina, cada peça é fundamental para que o mecanismo opere em capacidade máxima.

No entanto, sem as ferramentas necessárias para que possam desempenhar suas funções e um treinamento adequado, torna-se difícil atingir a produtividade desejada. Nos próximos tópicos, falaremos sobre os principais aspectos que devem ser considerados para uma gestão de pessoas eficiente.

A importância do engajamento da equipe

Ao trabalhar o engajamento da equipe, o gestor garante que seus colaboradores estejam devidamente treinados e entrosados com os objetivos do negócio. Além disso, a padaria reduz gastos com rescisões contratuais, contratação de novos funcionários e mais treinamentos.

O engajamento faz com que as pessoas acreditem que o que estão realizando na empresa é importante e que se sintam parte de um grupo, além de se identificarem com o local em que trabalham.

Dicas para conseguir mais engajamento na padaria

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre a importância de uma gestão de pessoas eficiente, mostraremos as melhores práticas para gerar mais engajamento entre a equipe de sua padaria.

Reconheça o trabalho desenvolvido

O reconhecimento pelo trabalho de seus colaboradores faz com que eles se sintam valorizados e isso reflete diretamente no clima organizacional. Quanto melhor o ambiente para se trabalhar, maior o empenho dos funcionários em realizar suas funções. Ou seja, ao reconhecer que suas realizações são importantes, a própria padaria receberá ganhos de produtividade como recompensa.

Incentive a equipe

Colaboradores que se sentem motivados tendem a trabalhar mais bem humorados e satisfeitos com as suas responsabilidades na empresa. Aquele estereótipo de “patrão tirano”, que dá ordens e coloca medo em seus funcionários é uma via de mão-dupla, pois os efeitos negativos dessa forma de liderar voltam contra a própria organização. Afinal, quando o profissional trabalha desmotivado, tende a:

  • pedir demissão;
  • trabalhar desanimado;
  • desmotivar outros colaboradores e afetar o clima do ambiente de trabalho.

Portanto, tenha o costume de incentivar a equipe por meio de feedbacks, incentivos financeiros, benefícios, capacitações profissionalizantes, entre outras medidas que os façam se sentir parte do time.

Invista na capacitação dos colaboradores

Por falar em capacitação, os investimentos em cursos e treinamentos para os colaboradores da padaria também são práticas muito importantes para o sucesso da empresa.

Como gestor, você pode solicitar que um especialista aplique técnicas para aprimorar as habilidades da equipe. Além disso, é preciso promover a integração dos novos funcionários com as ferramentas de trabalho, disponibilizando materiais e workshops relacionados à função de cada membro do time.

No caso de quem atua como atendimento, por exemplo, os cursos podem ser direcionados a estratégias de vendas e relacionamento com o cliente. Já os profissionais de cozinha, podem fazer aulas de técnicas de higiene sanitária, aulas de panificação etc.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Outro ponto importante, que deve ser levado em consideração, é a orientação dos funcionários em relação aos produtos comercializados na padaria. Os atendentes precisam conhecer precisamente os lanches disponíveis, pois isso ajuda no esclarecimento de dúvidas dos clientes sobre os ingredientes utilizados e o preço da mercadoria.

Mostre a importância do trabalho em grupo

Como foi dito no início do artigo, para ser bem-sucedida, uma empresa necessita que todo o seu quadro de colaboradores desempenhe suas funções com esforço e dedicação. É como se não houvesse hierarquia, pois cada departamento depende do outro.

Quando seus funcionários entendem a importância do trabalho em grupo, a tendência é que o clima organizacional se torne mais humanizado, agradável e produtivo. Por isso, é fundamental dar feedbacks constantes mostrando o quanto o papel de cada funcionário impacta na padaria como um todo.

Ofereça equipamentos adequados

O uso de máquinas obsoletas pode prejudicar bastante a performance dos colaboradores da padaria. Por exemplo, um forno sem controle preciso de temperatura e tempo pode fazer com que os produtos assem demais ou de menos.

Por mais que o funcionário se esforce para fazer seu trabalho com perfeição, se não puder contar com ferramentas apropriadas, acabará falhando e isso o desanimará. Falamos anteriormente sobre os impactos que um colaborador desanimado pode causar na equipe e nos resultados do negócio, não é verdade? Sem mencionar os prejuízos com desperdício de insumos e vendas não realizadas.

Sendo assim, é imprescindível investir em equipamentos de qualidade, além de fazer manutenção sempre que necessário.

Erros que atrapalham o desenvolvimento de uma boa gestão

Antes de concluirmos este artigo sobre a necessidade de engajar os funcionários da padaria, mostraremos os principais erros que interferem no desenvolvimento de uma gestão eficiente de pessoas.

Tratar os funcionários como subordinados e não como aliados

A forma como o gestor encara os membros do time de colaboradores define a sua atitude como líder. Se ele vê seus funcionários como meros subordinados, e não como aliados, automaticamente entra naquele ultrapassado papel de patrão que só consegue liderar por meio da imposição de força. É fundamental que a equipe veja o gestor como um líder, que está ali para somar e não para mandar e intimidar.

Não escutar os colaboradores

É fundamental ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre as políticas de trabalho do estabelecimento, os outros membros da equipe ou até como ele se sente na empresa. Essa é uma das melhores formas de medir o índice de satisfação com sua posição na padaria.

Pensar que a oferta de treinamentos é um gasto

No mercado de trabalho moderno, há uma linha de pensamento injusta que, infelizmente, é adotada por diversos empreendedores. Estamos falando sobre a ideia de que investir em capacitação e treinamento da equipe é um custo desnecessário.

Muitas empresas exigem que os funcionários desenvolvam o trabalho com maestria, mas não estão dispostas a pagar o preço que isso custa, o que é totalmente incoerente. Sem dúvida, esse é um dos grandes erros que impedem o engajamento da equipe e resulta em perda de produtividade para o negócio.

Como você pôde conferir neste conteúdo, para realizar uma gestão eficiente de pessoas, é preciso entender que cada membro que compõe o time de funcionários tem a sua devida importância para o sucesso da padaria como um todo. Dar feedbacks sobre o desempenho pessoal, investir em capacitação e desenvolver um clima organizacional agradável são apenas algumas das medidas que devem ser implementadas.

Gostou deste post? Então, siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar nossas postagens semanais!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Muito bom o blog. da Pratica.
Bem alinhado com o pensamento da Empresa em que trabalho.
GESTAO DE PESSOAS EFICIENTES

Deixe um comentário