fbpx

Insumos, equipamentos e produtos para aumentar a lucratividade na padaria

Em tempos de crise econômica, o empreendedor precisa se reinventar a cada dia para superar a fase difícil e manter a clientela.

Num cenário adverso, parece inimaginável melhorar o fluxo do caixa e a lucratividade na padaria. Mas o post de hoje é exatamente para levar você a rever essa ideia e descobrir que é possível sim aquecer o negócio melhorando a produtividade.

Investindo de forma correta nos insumos, nos equipamentos de alta performance e nos produtos, você consegue melhorar a lucratividade na padaria. Acompanhe o texto até o final para saber mais!

A importância dos insumos de qualidade

Já ouviu dizer que tem barato que sai caro? Pois é! Isso se aplica aos ingredientes que selecionamos para elaborar as receitas. Vejamos alguns exemplos de produtos que podem interferir de forma positiva na lucratividade na padaria.

Farinhas

Cada tipo de pão exige um tipo específico de farinha. Há uma variedade própria para pães congelados, uma para o pão francês, outra para o pão doce e por aí vai. E há as farinhas especiais para pães de massa altamente hidratada e de fermentação longa.

Mas você deve estar se perguntando como que a escolha de uma farinha de qualidade pode render lucros? É que uma boa farinha apresenta um bom rendimento, pois ela absorve mais água, sem perder sua estrutura.

Na hora de investir, é importante conversar com o fornecedor e perguntar se ele disponibiliza o “laudo da farinha”, que contém informações técnicas sobre o produto. Outra dica é comprar uma quantidade menor e fazer o teste da qualidade da massa. Só depois disso, invista na compra de grandes quantidades.

Farinhas diversificadas

Uma dica a mais nesse quesito é pensar na possibilidade de diversificar o uso das farinhas em seu estabelecimento.

Hoje em dia, com a tendência dos produtos saudáveis, muitas pessoas buscam por pães integrais, ricos em fibras, em sementes e em grãos.

Vale a pena analisar a sua clientela e, se for o caso, oferecer produtos que atendam esses anseios. Iniciativas assim costumam aquecer as vendas e render bons lucros.

Lembre-se de que os clientes que buscam produtos especiais estão mais dispostos a pagar por esse diferencial.

Pré-misturas

“Mão na roda” é uma expressão popular usada para expressar que alguma coisa facilita a vida, ajuda muito. É o caso da pré-mistura, que contribui para o estabelecimento aumentar a variedade de produtos sem necessitar de compras complicadas de outros insumos. Além disso, esse tipo de ingrediente gera uma menor ocupação no estoque.

As pré misturas de bolos, por exemplo, já vêm balanceadas e basta acrescentar leite e ovos. As de pães italiano, australiano, com centeio e de ciabatta também facilitam demais o dia a dia da produção. É ou não é uma “mão na roda”?

Melhoradores e “massas madre” em pó

Diversas empresas de insumos contam com melhoradores de farinha e produtos de alta tecnologia.

Como a produção de trigo no Brasil ainda é insuficiente, uma boa possibilidade para aumentar a lucratividade na padaria é utilizar os melhoradores, que são nada mais que amidos, enzimas, emulsificantes, antioxidantes e clareadores. Eles auxiliam bastante no bom desempenho da massa.

Outra possibilidade é o uso das “massas madre” ou do “levain” em pó. Além de substituírem o melhorador e o próprio fermento, eles auxiliam também no sabor, em uma cor mais vibrante, no cheiro convidativo, casca sequinha etc.

Frios, embutidos e produtos regionais

Se tem um ingrediente que não podemos deixar de fora do negócio da panificação é a criatividade. Ela é o motor do empreendimento. Nunca se esqueça disso!

Dito isso, pense agora na diversidade de produtos regionais, de frios e embutidos que podemos usar para incrementar as receitas.

Nosso país é rico em castanhas e outros produtos que podem dar uma cara nova aos itens do cardápio da padaria. Use a imaginação para incrementar, reinventar e inovar, você será surpreendido!

Nossa dica é a seguinte: que tal integrar os frios e os embutidos nas receitas de pães e tortas? Pães recheados com queijos diversos, linguiça calabresa, presunto, salame ou versões light, com peito de peru defumado, ricota ou vegetais. Há muitas e deliciosas possibilidades que certamente vão atrair o público, impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade na padaria.

Cremes, recheios, caldas e coberturas

Um investimento que pode render bons lucros e melhorar o fluxo de caixa do estabelecimento é o setor de confeitaria. Atrativa só de ver, a confeitaria com todos os seus aromas e cores seduz e encanta a clientela. Não há quem resista às caldas, coberturas, geleias…

Para arriscar com segurança, opte por iniciar com fornecedores que têm linhas de produtos inteiras nesse estilo. Você pode oferecer aos clientes bolos decorados, tortas e doces, poupando tempo com preparos.

Ah! Lembre-se de incrementar a vitrine do seu negócio para chamar a atenção do público. Propaganda é a alma do negócio!

A importância dos equipamentos de qualidade

Mas nem só de insumos vive uma padaria, não é mesmo? Aliás, você pode até ter a melhor farinha do mundo, mas, se não tiver um equipamento de alta performance, qualidade e segurança, você pode colocar tudo a perder.

É essencial equipar seu estabelecimento com máquinas eficientes que agregam valor ao negócio. Vamos os exemplos!

Amassadeira

Uma amassadeira espiral promove uma incorporação maior de água na receita, sem agredir e superaquecer a massa.

Câmaras de fermentação

O uso de câmaras de fermentação com controle preciso da temperatura e umidade é indispensável para a qualidade final do produto.

Fornos

Fornos eficientes e de qualidade garantem o sucesso da receita, com coloração uniforme e padronização.

Ultracongeladores

Os ultracongeladores são necessários para armazenar com perda zero!

Fatiadores de frios

Já o fatiador de frios robusto, em aço inoxidável, tira o máximo de rendimento por peça, entregando fatias finas e sem rasgos. Os modelos automáticos ainda têm a vantagem de fatiar peças inteiras sozinhos, sem mão de obra operando. Veja o vídeo!

É importante lembrar também que um profissional desqualificado, desmotivado ou desgastado pode colocar em risco toda a produção. A gestão é outro fator que não pode ser desconsiderado. Um processo ineficiente é algo desastroso e compromete de forma negativa a lucratividade na padaria.

Para manter seu negócio sempre à frente, invista também na leitura de bons materiais, que tragam boas dicas e soluções. Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e tendências!

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Material excelente, amei!

Deixe um comentário