Qual importância das Câmaras de Fermentação para produção de pães?

  • Home
  • Panificação
  • Qual importância das Câmaras de Fermentação para produção de pães?

A fermentação é essencial para a produção de pães, já que é ela quem garante que o pão cresça com maciez, leveza e sabor. Mas você sabe como ela acontece? A fermentação ocorre por meio de leveduras, seres vivos que reagem de acordo com a temperatura a que são expostos. Ou seja, para que esse processo seja bem-sucedido, a temperatura do ambiente é fundamental e determinante.

Aqui é onde a câmara de fermentação se faz necessária. Esse equipamento foi desenvolvido especialmente para o processo de fermentação da panificação, garantindo um espaço em que a temperatura possa ser controlada com facilidade.  

Quer entender mais sobre a importância da câmara de fermentação e suas principais funcionalidades? Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber! 

O que é e para que serve a câmara de fermentação?

Sem a fermentação, não seria possível a produção de alimentos como conhecemos hoje. A temperatura do ambiente é determinante não só para que ela aconteça, mas para que o produto alcance as características desejadas.

O Brasil é um país tropical, com o clima que pode alcançar temperaturas altas durante boa parte do ano mas que também tem períodos frios e secos. É importante entender que: 

  • em temperaturas altas, o processo de fermentação é acelerado e pode levar a perda do produto;
  • em temperaturas baixas, o processo de fermentação acontece de maneira lenta e ocorre a desidratação da massa, o que acarreta um produto com textura oca e que se esfarela. 
  • na falta de umidade, há o ressecamento da superfície do pão, atrapalhando sua coloração no forno, resultando em produto opaco e sem uma casca crocante.

O ideal, claro, é encontrar o meio-termo entre as duas opções. Essa é a oportunidade que a câmara de fermentação proporciona: a de padronização da temperatura e da umidade. A partir disso, o padeiro terá a possibilidade de ter uma produção dinâmica e bem-planejada.

Este equipamento fará, de forma automatizada, a fermentação do pão. O mais interessante é a flexibilidade que ele oferece, já que os modos frio e quente, que este equipamento oferece, podem ser utilizados a favor da produtividade e da qualidade do produto.

Isto é, é possível acelerar e retardar o processo de fermentação da mesma massa, se preciso. Por exemplo, se um determinado horário da padaria exige uma produção acelerada e, no meio do processo de fermentação de uma leva, o gerente percebe que houve uma diminuição do movimento, é possível resfriar a câmara e manter os pães em processo de fermentação por mais tempo, até o próximo horário de pico. Uma boa aquisição, não é?  

Qual a sua função e como ela funciona?

Como foi ressaltado no tópico anterior, a câmara de fermentação permite o controle sobre a temperatura e umidade as quais a massa do pão será exposta no processo de fermentação. Um dos grandes diferenciais do equipamento Prática é o modo “padeiro noturno”.

Além de controlar a temperatura e fornecer os modos quente, frio e frio com umidade — o que garante que a massa mantenha sua qualidade quando resfriada —, o sistema padeiro noturno é programável e automático. Isso significa, principalmente, a redução da mão de obra e um maior controle e flexibilidade na produção.

Essa função permite que a massa seja disposta para a fermentação à noite e retirada, sem problemas, pela manhã. Basta programar a temperatura ideal, com o nível de umidade necessário, para fazer com que o processo aconteça durante o período em que não haverá ninguém na cozinha.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

É importante ressaltar que, mesmo esfriando a massa por maiores períodos, não há perda da qualidade do produto, já que a câmara mantém a umidade necessária. Confira outras vantagens: 

  • flexibilidade: permite um melhor planejamento da produção;
  • padronização: garante a padronização da qualidade dos pães;
  • qualidade de vida do empreendimento: já que a câmara faz com que o processo de fermentação seja controlado, a equipe não precisa trabalhar até tarde ou chegar tão cedo, o que garante que tenham uma melhor qualidade de vida;
  • redução do descarte: menos levas de pães perdidas por problemas com fermentação e falta de controle da produção ou qualidade;
  • diminuição do número de armários de fermentação: o armário foi feito para o transporte do produto em processo, pronto, ou armazenagem das assadeiras, e não para fermentação. 

Por que a câmara é importante para a produção de pães especiais?

A produção de pães especiais pode ser um diferencial e tanto para um empreendimento e a existência deles está completamente atrelada ao processo de fermentação diferenciado. Para que eles existam, é preciso que a fermentação ocorra em um ambiente com umidade e temperatura baixa.

Caso ela ocorra em alta temperatura, não será possível alcançar o resultado desejado, já que sua fermentação deve ser longa, no mínimo de 12 horas. Neste caso, o uso de câmaras de fermentação é indispensável para a obtenção de um produto de qualidade. 

O que observar antes de comprar uma câmara?

Agora que você já sabe as principais funcionalidades, é hora de entender quais são as características ideais antes de comprar uma câmara de fermentação

Robustez

O primeiro ponto a se observar é a qualidade do material de fabricação. Ele precisa ser, necessariamente, feito de aço inoxidável. Primeiramente, porque a vigilância sanitária não permite mais equipamentos que não sejam feitos de aço inox, já que é proibida a presença de ferrugem em ambientes de preparo de alimentos.

Apesar de não ser exposta a temperaturas muito altas, como é o caso do forno de panificação, câmaras de aço inox têm a durabilidade muito maior. Por fim, esse material ainda garante a facilidade de higienização do equipamento. 

Isolamento térmico

É importante que haja um bom isolamento térmico, já que o objetivo é justamente garantir que a temperatura dentro do equipamento seja exata e totalmente controlável. Para que isso aconteça, o isolamento mais indicado é o de poliuretano injetado (PU), que preenche a estrutura, dando estabilidade, alta durabilidade, evitando infiltração e, acima de tudo, a troca de temperatura com o ambiente.

Funcionalidade

Por fim, e não menos importante, é fundamental adquirir câmaras de fermentação com as funcionalidades de modo frio e modo frio com umidade. Alguns produtos oferecidos no mercado só têm o modo quente, o que não permite o retardamento do processo fermentativo.

Uma das principais vantagens que a câmara pode proporcionar é a flexibilidade e a dinamicidade, possíveis apenas com a presença dos dois modos, quente e frio, além da umidade em três níveis. As câmaras Prática, além de oferecerem estas funções, ainda contam com o sistema de padeiro noturno. Um diferencial e tanto, não é mesmo?

É importante ficar atento a essas características para não fazer um investimento errado quando o assunto é câmaras de fermentação, mas tenha certeza de que esse é um equipamento que fará toda a diferença e impactará positivamente a sua produção e a vida da equipe responsável pelo processo de panificação.

Gostou do que esse equipamento pode oferecer? Entre em contato com nossa equipe e descubra o produto que melhor se encaixa na sua produção.

Fornos de PanificaçãoPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Blog Comments
Avatar

Útil de mais

Deixe um comentário