Calzone: mais uma opção no universo das pizzas
O calzone é uma especialidade italiana que consiste em uma massa de pizza fechada, dobrada em formato de meia-lua ou bolsa e recheada com ingredientes diversos. Ele é assado no forno até ficar dourado e crocante.
A palavra em italiano significa “calça” ou “calção”, o que faz sentido, já que a massa da pizza é dobrada como uma peça de roupa dobrada antes de assada. Essa forma de preparo torna-o uma opção portátil e conveniente para uma refeição rápida ou para levar em viagens.
É uma opção deliciosa para os amantes de pizza que desejam uma alternativa com uma apresentação. Ele pode ser encontrado em pizzarias em muitos países ao redor do mundo e é apreciado por pessoas de todas as idades.
Quais os possíveis recheios para o calzone?
Embora o recheio mais tradicional seja o queijo e presunto, as combinações de recheios podem variar muito, dependendo da região d Itália ou das preferências pessoais. Aqui no Brasil, o número de variações é bem grande:
- Queijos: mussarela, ricota, cheddar, parmesão, gorgonzola, provolone, requeijão.
- Vegetais: tomate, cogumelos fatiados, pimentão, cebola, alho, espinafre, rúcula, abobrinha, berinjela, pimenta jalapeño, ervilhas, milho, abacaxi, cebolinha, manjericão, alecrim, tomilho.
- Carnes: pepperoni fatiado, frango desfiado, bacon, calabresa.
Receita da massa do calzone
Ingredientes
Para a massa
- 500g de farinha de trigo
- 7g de fermento biológico seco (ou 20g do fermento biológico fresco)
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 250ml de água morna
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
Instruções de preparo do calzone
- Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e o sal.
- Em outra tigela pequena, adicione o fermento biológico seco e o açúcar à água morna. Mexa bem até dissolver o fermento. Se estiver usando fermento fresco, esmague-o e misture com o açúcar e a água morna até dissolver.
- Faça um buraco no centro da farinha e despeje a mistura de fermento e água no buraco.
- Misture bem com uma colher até formar uma massa.
- Em seguida, adicione o azeite de oliva à massa e continue misturando até que todos os ingredientes estejam incorporados.
- Coloque a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e comece a amassar com as mãos por cerca de 8 a 10 minutos, ou até que fique macia e elástica.
- Forme a massa em uma bola e coloque-a de volta na tigela. Cubra com um pano limpo e úmido e deixe descansar em um local quente por cerca de 1 hora, ou até que a massa dobre de tamanho.
- Pré-aqueça o forno a 220°C.
- Divida a massa em pequenas porções para criar os calzones individuais ou use toda a massa para fazer um calzone grande.
- Abra cada porção de massa em formato circular, formando discos com cerca de 20 a 25 cm de diâmetro.
- Coloque o recheio no centro de cada disco, deixando uma borda de aproximadamente 2 cm em volta.
- Dobre a massa ao meio, formando uma meia-lua, e pressione bem as bordas para selar.
- Coloque os calzones em uma assadeira levemente untada ou forrada com papel manteiga.
- Leve os calzones ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 15 a 20 minutos, ou até que fiquem dourados e crocantes.
- Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.
Fornos de Pizza para Frente de loja
Tanto para o preparo do calzone quanto das pizzas tradicionais, uma boa opção são os fornos compactos ultrarrápidos Forza STi e ST , que utilizam uma combinação da tecnologia de ar impingido com o aquecimento infravermelho.
As altas taxas de transferência de calor, que atingem até 330°C, garantem excelentes resultados, com preparação até 50% mais rápida quando comparada aos fornos convencionais.
Estes ainda contam com outros benefícios, como a Tecnologia Ventless , que dispensa coifas e exaustores, retendo e filtrando gorduras e odores, além de permitir importar e exportar receitas via conexão USB e plataforma de gestão remota.
Como preparar calzones nos fornos Forza STi e ST?
Acessórios: Se for 1 unidade, utilize o disco para pizza de 40 cm ou o se para 2, utilize a tela quadrada.
Parâmetros:
- Tempo: 4 minutos*
- Ar impingido: 40%
- Resistência infravermelhas: 20%
- Temperatura 330°C
*Este tempo é maior do que as pizzas porque a massa é fresca (crua) e dobrada com muito recheio.
Conclusão
Em um cenário cada vez mais dinâmico do ramo da alimentação e com a busca por opções rápidas e saborosas, o calzone surge como uma alternativa promissora para empreendimentos da área.
Considerando que pode ser confeccionado com a mesma massa das pizzas, o que representa uma boa adição ao menu já existente, e os insumos, que provavelmente já fazem parte do estoque do estabelecimento, facilitam a sua implementação.
Com sua massa de pizza fechada e recheios versáteis, ele é ideal para o atendimento na frente da loja. A possibilidade de personalização com uma variedade de sabores também possibilita agradar a diferentes paladares. Da mesma forma, sua flexibilidade de consumo a qualquer momento do dia acrescenta um valor extra.
Confira também nosso artigo sobre a tradicionalíssima pizza Margherita.
O post Calzone: mais uma opção no universo das pizzas apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.