Como o controle de estoque pode ajudar na validade de produtos no setor de alimentos?

  • Home
  • Empreendedorismo
  • Como o controle de estoque pode ajudar na validade de produtos no setor de alimentos?
Powered by Rock Convert

O setor de alimentos demanda cuidados especiais em relação ao controle de estoque. É necessário sempre agir de acordo com as regulamentações sanitárias, tendo atenção aos prazos de validade de produtos, para que eles cheguem ao consumidor final com a máxima segurança.

Neste post, vamos explicar sobre como é importante ter um bom controle de estoque, para se certificar da validade de produtos ao se trabalhar com um empreendimento do ramo alimentício e para contribuir com a saúde financeira do negócio, evitando perdas.

Mostraremos como lidar com os prazos curtos de vencimento de determinados itens e por quanto tempo vale ter estoque. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura para saber mais!

Faça um levantamento detalhado do seu estoque e observe o armazenamento

No livro Tecnologias Gerenciais de Restaurante, o autor cita que o processo de armazenamento (estoque) é extremamente delicado, pois nessa fase os ativos são guardados e devem ser aplicados de maneira que gerem bons resultados, pois custos excessivos são repassados ao consumidor ou reduzem as margens de lucro.

A primeira etapa no controle dos produtos é investigar todos os itens do estoque. Anote todas as características das mercadorias para não se perder no futuro, como tipo, marca, cor, tamanho e, claro, o prazo de validade. Essa lista será a base para você começar a desenvolver práticas de gerenciamento de estoque.

O setor de estoque exige a manipulação correta dos produtos, adequação dos locais onde serão estocados conforme suas especificidades e processos de controle e movimentações, entre outros fatores. Se o local for fresco e não houver umidade, deve ter espaço suficiente para que o produto não se acumule. Preste atenção à temperatura do lugar, para evitar que a mercadoria seja esmagada ou deteriorada.

Observe também se o local é isento de pragas e se os processos de imunização contra pragas e vetores estão em dia conforme a legislação. Afinal, ninguém vai comprar um produto cheio de poeira ou sujeira, certo?

Use e abuse da tecnologia para controlar o estoque e validade de produtos

O uso da tecnologia pode facilitar muito o gerenciamento de estoque, pois é uma tarefa que exige monitoramento constante e muito detalhamento. Existem alguns aplicativos que permitem controlar os produtos de forma muito simples e você pode acessar as informações de qualquer lugar.

Você deve começar também a anotar todos os produtos que entram e saem do estoque. Preencha os campos com cuidado e sem pressa. Quanto mais detalhes tiver, melhor. Como resultado, você sempre terá o controle dos produtos e informações valiosas para tomar decisões muito importantes, como quando e o que comprar no próximo lote de pedidos e saber o que ficou agarrado sem vendas por muito tempo.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Sabendo quais produtos estão em estoque e quais produtos têm mais vendas, você pode planejar sua próxima compra com consciência. Um bom vendedor sempre age com base em dados, ou seja, com base em seu histórico de estoque. Isso pode não apenas evitar a compra de itens extras, especialmente aqueles itens que você determinou ter menos escoamento, mas também ajudá-lo a obter melhores preços dos fornecedores, pois há mais quantidades e melhores condições para negociar.

Trabalhe com promoções de itens com vencimento próximo

Como já dissemos, produto parado por muito tempo é sinal de que há danos no caminho. No entanto, com o gerenciamento de estoque adequado, você será capaz de prever quais itens estão próximos da data de validade. Dessa forma, é possível reverter totalmente a situação e fazer promoções.

É o famoso FIFO (First in, First out), em que os produtos que entram primeiro no estoque também devem ser os primeiros a sair.

Mas é preciso ter cuidado em relação aos valores. Por exemplo, se você anunciar pela metade do preço, poderá assustar os clientes mais desconfiados, fazendo-os pensar que você deseja se livrar dos produtos a todo custo. Por outro lado, você também pode incomodar os clientes que compram pelo preço cheio, pois eles sempre começarão a esperar pelos descontos.

Negocie com os seus fornecedores

Antes de assinar contrato com um fornecedor, é necessário estudar suas vantagens e desvantagens, pois dependendo da necessidade, as entregas poderão ser feitas diariamente, semanalmente, mensalmente ou sob demanda. Se você não puder confiar em seus parceiros, não será capaz de manter seu estoque atualizado e controlar as datas de vencimento. Algumas qualidades para analisar são:

  • reputação — uma boa avaliação do mercado mostra que, muitas vezes, ele pode atender às necessidades do cliente;
  • compromisso — é importante não atrasar a entrega ou perder as datas;
  • flexibilidade — veja se ele está disposto a discutir preços e condições de pagamento;
  • estabilidade financeira — evita que os fornecedores sofram interrupções operacionais ou fechamentos de serviço devido a problemas financeiros;
  • regularização — evita problemas de negócios por não conformidade com as leis;
  • autoavaliação de desempenho — os fornecedores devem conduzir uma autoavaliação contínua para manter a qualidade do produto e cumprir as promessas;
  • comunicação — o fornecedor deve prestar um serviço ágil, completo e de fácil utilização, além de manter um canal de comunicação direto com o seu negócio. Isso é importante para resolver quaisquer questões relacionadas à entrega.

Fique atento a furtos e desvios

Essa estratégia é necessária para evitar perdas financeiras e para manter o controle de estoque. Uma medida que pode ser útil nesse sentido é instalar câmeras no estoque para que você possa monitorá-las e inspecioná-las de onde estiver, até mesmo pelo celular.

Um bom sistema de gerenciamento também pode ajudar melhorando o controle de estoque nesse sentido. Com essa tecnologia, você saberá em que estágio e para onde determinada mercadoria foi transferida, podendo conversar com o responsável e minimizar a possibilidade de furto e desvio de rota.

Como você pôde ver ao longo deste artigo, quando você faz o levantamento detalhado do seu estoque, observa o armazenamento, usa a tecnologia para controlar a validade de produtos, faz promoção de itens com vencimento próximo, negocia com fornecedores e fica atento à segurança, o gerenciamento se torna muito mais prático e funcional.

Fique de olho nesses itens ao fazer o controle do seu estoque para evitar perdas e conseguir alcançar o máximo aproveitamento possível. Quando você faz um bom controle de validade de produtos, consegue minimizar os prejuízos e manter a quantidade ideal de produtos no estoque. As dicas deste post são essenciais para o sucesso do seu negócio no ramo alimentício!

Gostou do nosso conteúdo? Então espalhe o conhecimento ao compartilhar o artigo com os seus amigos nas redes sociais! As informações são muito úteis para outros empreendedores também! Até a próxima!

Lava-louçasPowered by Rock Convert

Facebook Comments

Deixe um comentário