A batata-doce é proveniente das Américas do Sul e Central. Muitas evidências arqueológicas identificaram que esse tubérculo é utilizado há mais de 10 mil anos e ainda hoje ele é utilizado em muitas receitas.
Apesar de a tradicional batata-inglesa ser mais conhecida ao redor do mundo, a batata-doce agrada muitos paladares brasileiros, principalmente das regiões Norte e Nordeste.
Em vista disso, o pão de batata-doce pode ser uma possibilidade para aumentar a visibilidade do seu negócio e, consequentemente, as vendas. Quer saber como utilizar esse alimento? Continue a leitura.
A batata-doce é um tubérculo e consumimos a sua raiz, com a parte exterior tradicionalmente encontrada em uma cor arroxeada. A parte interna, conhecida como polpa, pode variar de cor, o que caracteriza os tipos de batata-doce: batata-branca, batata-amarela, batata-roxa e batata-doce-avermelhada.
Cada uma tem as suas propriedades, o que influencia na massa. A batata-roxa, por exemplo, é muito utilizada em doces, justamente por ter um sabor adocicado mais acentuado.
Em geral, a batata-doce é um ótimo carboidrato, fonte de vitaminas do complexo B, além de vitaminas A e C, sais minerais (como ferro, cálcio e fósforo) e betacaroteno, um poderoso antioxidante.
Portanto, essa raiz traz diversos benefícios para a saúde, como:
Por ser um alimento funcional (alto valor nutritivo e benéfico para a saúde), há uma alta procura de receitas que substituem a farinha de trigo, o glúten ou outros ingredientes pela batata-doce, principalmente pelo público fitness e por pessoas preocupadas com a saúde.
A massa de batata-doce é versátil e pode ser utilizada de inúmeras formas, assim como o pão de batata. Com certeza é possível atrair vários clientes com receitas diferentes e saborosas.
Para fazer a massa, é preciso cozinhar a batata-doce e amassá-la. Além desse ingrediente básico, é preciso utilizar fermento biológico, manteiga ou óleo vegetal, água ou leite morno, sal e/ou açúcar e algum tipo de farinha. Essa é a base da receita, que pode ser adaptada de variadas maneiras.
Pode-se usar, também, farinhas que substituem a farinha de trigo como: aveia, coco, amêndoas, castanha, grão-de-bico e arroz.
As características do pão variam conforme os ingredientes utilizados e o modo de preparo. Em geral, essa massa é macia e levemente adocicada.
No lugar do açúcar branco, é possível utilizar açúcar mascavo, demerara ou de coco. Enfim, são diversas alternativas para preparar uma massa fofinha e fazer desse alimento uma oportunidade para melhorar as vendas.
A batata-doce combina com receitas salgadas ou doces. É importante saber se o tubérculo é muito doce para não errar na hora de colocar açúcar ou sal.
São diversas opções para oferecer o pão de batata-doce em padarias e lanchonetes, como:
Na massa do pão ou como enfeite em cima dele, você pode utilizar sementes, como gergelim, linhaça e chia. Para o recheio de sanduíches , existem muitas opções:
Um pão de batata-doce adocicado encanta vários paladares quando são utilizadas especiarias como canela, noz-moscada e cravo-da-índia. Você também pode investir em ervas e temperos, como orégano, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, manjericão, alho e cebola.
Uma outra ideia é oferecer pastas, geleias e outros acompanhamentos para passar no pão de batata-doce. Com certeza poucos estabelecimentos contam com uma variedade de produtos e acompanhamentos, o que fará a sua padaria ou lanchonete se destacar.
Você pode oferecer a opção para o cliente comer no local ou levar para casa, com embalagens apropriadas.
Sugestões:
A batata-doce é um tubérculo que pode ser usado para variar o cardápio em massas para pães, pizzas, bolos e quitutes (como pastéis e empadas), além de recheios e sobremesas, como pudim, cheesecake e muffin. Então inovar é uma boa estratégia para conquistar e fidelizar a clientela.
Para que os consumidores apreciem esses alimentos, é importante que eles sejam feitos com cuidado, com ingredientes bem selecionados e com um preparo adequado.
Uma maneira de otimizar o processo de preparo é utilizando bons equipamentos, como a divisora boleadora , eficiente para a produção de massas.
Além disso, vale investir na divulgação dos produtos em redes sociais, porque elas concentram um número elevado de usuários que podem se tornar consumidores. Por isso os conteúdos devem ser atrativos mostrando, por exemplo, a diversidade de pães que a sua padaria oferece e como combiná-los com pastas, geleias e bebidas.
Você viu neste post dicas para oferecer o pão de batata-doce e conquistar públicos de qualquer faixa etária. Com certeza a massa de batata-doce é um grande diferencial, porque nem todo estabelecimento consegue sair do tradicionalismo e se aventurar em novas produções.
Por fim, a batata-doce é um alimento nutritivo e uma boa fonte de carboidratos. Como cada vez mais consumidores buscam alternativas saudáveis, essa é uma chance para o seu negócio crescer.
Agora que você já sabe como incluir o pão de batata doce no seu cardápio, conheça também as possibilidades com o pão australiano.
O post Pão de batata-doce: aumente seu mix de produtos com ele apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT