Por que a higienização do seu forno combinado ajuda você a economizar?

Por que a higienização do seu forno combinado ajuda você a economizar?

higienização

Você já sabe que a higienização de todo seu estabelecimento é fundamental, não é? Porém, há pontos que devem ser limpos com o dobro de cuidado e empenho: os que têm contato com os alimentos.

Além de higienizar a cozinha de forma rigorosa, não só para garantir que o cliente terá segurança ao se alimentar, é preciso ter essa disciplina também com os equipamentos para que trabalhem com eficiência e tenham durabilidade.

Por essas razões e muitas outras, vamos falar nessa postagem como cuidar de seus fornos combinados. Continue lendo e confira nossas recomendações!

Benefícios da higienização

  1. Contribui para a segurança dos alimentos: eliminando contaminações biológicas e cruzadas. Por consequência, não limpar seu forno faz com que todos esses riscos são maximizados.
  2. Mantém o desempenho e prolonga a vida útil do equipamento: quando a higienização não é realizada, os resíduos ficam nos equipamentos, o que pode afetar componentes e, consequentemente, diminuir a eficiência do forno ou até causar danos a ele.
  3. Evita acidentes: quando há muita sujidade na câmara de cocção, existe o risco desses resíduos gerarem fogo e fumaça, o que afeta diretamente a segurança dos colaboradores.
  4. Reduz o tempo gasto com limpeza: quanto maior a frequência, menor o nível de sujidade e o tempo dedicado a essa atividade.
  5. Redução do consumo de produtos específicos: quanto maior a sujidade, mais produto será necessário, aumentando os custos.
  6. Economia de água: com equipamento sempre limpo, o volume de água utilizado e custos decorrentes são menores.

Frequência de higienização dos equipamentos

O recomendado é que a higienização e descalcificação (processo exclusivo para fornos combinados) sejam realizadas diariamente. Isto manterá seu equipamento limpo, reduzindo tempo e o esforço gastos nesta atividade. Por isso, toda a equipe deve estar treinada e alinhada.

Equipamentos de proteção individual

Antes de começar, é preciso sempre utilizar os EPIs — Equipamentos de Proteção Individual. Confira os essenciais para essa tarefa:

  1. Luva de proteção longa
  2. Máscara
  3. Óculos de proteção
  4. Avental de plástico
  5. Botas/ galochas

Alguns produtos exigirão EPIs específicos e por isso é importante ler as instruções apresentadas pelos fabricantes.

Produtos indicados para higienização de fornos combinados

Os recomendados são os de uso profissional. Eles têm alto rendimento e são compostos seguindo as regulamentações e normas da ANVISA, sempre com dosagem e procedimentos corretos de utilização.

É importante que nunca sejam utilizados produtos químicos com níveis de hidróxido de sódio acima de 30%, pois esses podem danificar componentes como o perfil da porta e causar manchas ou oxidação.

A FISPQ — Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos — traz informações importantes sobre o produto e deve ser sempre conferida para atestar que ele atende as recomendações.

Além disso, todos produtos devem ser certificados, comercializados, transportados, armazenados e administrados dentro da empresa, em espaço próprio, conforme orientações da Vigilância Sanitária.

E atenção: produtos de uso doméstico, com corantes e aromas não são destinados a este fim devido ao risco de resíduos e contaminação cruzada.

Quais os tipos de limpeza para seu forno combinado?

Higienização automática inteligente

Os fornos combinados Prática TSi e CMAX contam com a função de higienização inteligente. Em outras palavras, os fornos a fazem sozinhos, sendo necessárias apenas a adição de pastilhas próprias para esse fim.

Normalmente, você irá utilizar dois tipos destas:

  • Pastilhas para limpar e desengordurar: produzidas à base de detergentes, desengraxantes, desengordurantes e tensoativos.
  • Pastilhas de descalcificação: que abrilhantam a câmara e eliminam o acúmulo de cálcio, proveniente de águas com dureza elevada. Utilizadas sempre após a higienização com as pastilhas de limpeza.

Higienização semi-automática

Esta está presente nos modelos GOURMET e na linha CMAX HS (tamanhos de 6,10 e 11).

Nestes, você utilizará um desincrustante alcalino líquido, aplicando-o com borrifador no interior da câmara fria. Em seguida, após o produto agir, você faz o enxágue com o esguicho do próprio forno.

Vantagens ao Utilizar as Pastilhas

  • O forno indica a quantidade ideal de pastilhas necessárias, quantidade padrão e sem desperdícios.
  • Melhor resultado quando comparada a limpadores líquidos diluídos.
  • Vida útil e a eficiência do seu forno combinado aumentam.
  • Exposição física aos produtos químicos mínima.

Cuidados prévios

Consulte sempre o manual do equipamento do fabricante e siga as instruções, pois elas variam de acordo com a marca e com o modelo do forno. Verifique se está com todos os EPI’s necessários para a operação e realize o resfriamento do forno, para não correr riscos de queimadura ou de reações perigosas entre o calor e os produtos químicos.

E atenção, para iniciar o o procedimento, baixar a temperatura do forno para em torno de 65°C. Os fornos Prática normalmente abaixam a temperatura para 65º. Basta apenas acionar o botão correspondente no painel.

Como fazer a higienização

Higienização automática e inteligente

Essa função utiliza pastilhas detergentes e descalcificantes.

  1. Primeiramente, selecione o nível da lavagem (leve, moderada ou pesada) e aí sim o forno indica a quantidade de pastilhas que devem ser utilizadas.
  2. Adicione as pastilhas de limpeza na câmara, na quantidade indicada pela fabricante do forno.
  3. Selecione a função de limpeza e confirme o início do processo.
  4. Aguarde até que o forno termine.

Descalcificação

Observação: A descalcificação só deve ser feita com o forno já limpo.

  1. Primeiramente acionamos a função de descalcificação e aí sim adicionamos as pastilhas.
  2. Adicione-as na câmara, na quantidade indicada.
  3. Selecione a função de descalcificação no painel e confirme o início do processo.
  4. Aguarde até que o forno indique o fim da operação.

Pronto! Agora seu forno combinado está limpo e pronto para uma nova jornada de produção.

Higienização Semi-automática

  1. Primeiramente nós acionamos a tecla de higienização do forno, e o mesmo pede para que a porta seja aberta para que eles realize o resfriamento.
  2. Mantenha a porta do forno aberta e aguarde esfriar ou, se disponível no seu modelo, utilize o recurso “resfriar”.
  3. Borrife o desincrustante líquido dentro de toda a parte interna, e feche a porta do forno, e o próprio equipamento realizará a lavagem.
  4. Proceda com o enxágue de segurança utilizando o esguicho do forno.
  5. Repita se necessário.

Caso queira ver vídeos de como higienizar cada tipo de Forno Prática, clique no link correspondente:

Conclusão

Em suma, como você pode ver como esta tarefa é importante não só para a estética, mas para a segurança tanto dos seus clientes quanto da sua equipe. Agora é só definir uma rotina para a sua equipe e aproveitar a produtividade dos seus equipamentos.

Caso tenha ficado com dúvidas, entre em contato com o nosso Canal Chef no telefone:

(11) 2526.1200 – Opção 5

Agora, se você não conhece os fornos combinados, clique aqui e conheça suas funções e como eles podem ajudar na produtividade e qualidade da sua cozinha. Continue a leitura!

Tags:
Deixe um comentário