blog Prática

Lasanha: como fazê-la no seu forno combinado?

Prática • 15 de agosto de 2023
Uma fatia de lasanha em um prato com uma taça de vinho ao fundo.

A lasanha é um prato incrivelmente popular em todo o mundo, apreciado tanto em sua terra natal, a Itália, quanto em outros países. Sua combinação de sabores e texturas a torna uma opção deliciosa para muitas pessoas. Ao longo dos anos, várias variações regionais e internacionais da lasanha surgiram, cada uma adaptada aos ingredientes e tradições culinárias locais.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre a lasanha e aprender como prepará-la utilizando um forno combinado. Continue lendo para descobrir todas as dicas e truques para criar uma lasanha perfeita em empreendimento.

Qual a origem da lasanha?

Embora a sua origem exata seja incerta, acredita-se que surgiu durante a Idade Média na região da Emília-Romanha, localizada no norte da Itália. A palavra “lasanha” deriva do termo grego “lasanon”, que se refere a uma panela ou pote utilizado para cozinhar alimentos.

Com o passar do tempo, o prato evoluiu e ganhou novas variações, especialmente aqui no Brasil, como presunto, frango, vegetais e queijos diversos.

Como é a lasanha na Itália?

Massa: com ovos e farinha de trigo e depois estendida em folhas finas, fervidas brevemente em água salgada até ficarem al dente.

Molho: carne moída (geralmente uma mistura de carne bovina e suína) refogada em azeite de oliva com cebola, alho e, às vezes, cenoura e aipo (bolognese). No tipo ragu, com vinho tinto, depois de dourada, a carne cozinha com molho de tomate, ervas como manjericão e orégano, sal e pimenta, em fogo baixo por um tempo, para apurar os sabores.

Bechamel: entre as camadas, é comum adicionar uma camada de molho bechamel, que é uma base de roux (manteiga e farinha) combinada com leite quente, temperado com sal, pimenta e noz-moscada. Ele adiciona cremosidade à lasanha.

Finalização: ela recebe uma camada de queijo ralado por cima, tradicionalmente queijo Parmigiano-Reggiano ou Pecorino Romano. Isso ajuda a criar uma crosta dourada.

Como preparar no forno combinado?

Gns em vez de assadeiras

Em vez de assadeiras de alumínio, você utilizará as GNs lisas de 65mm do próprio forno. Dessa forma, você pode utilizar toda a capacidade do forno. Por exemplo, se você tem um forno com 6 ou 10 GNs, você conseguirá prepara exatamente estas quantidades de formas.

Uma bandeja de aço inoxidável em um fundo branco
Gn lisa de 65 mm utilizada no forno combinado para diferentes preparos como por exemplo, da lasanha.

Camadas

Nas GNs, monte as camadas. Comece com uma camada de molho de carne, seguida de folhas de massa, queijo (como o queijo ricota ou o queijo muçarela) e, se desejar, outros ingredientes, como espinafre refogado, presunto ou cogumelos. A massa pode ser cozida no vapor no forno combinado previamente. Caso opte por massa pré-cozida, ela pode ser colocada diretamente na montagem, “seca”. Repita esse processo, formando camadas sucessivas, até que os ingredientes acabem ou até a assadeira ficar cheia.

Assando a lasanha

Leve ao forno combinado pré-aquecido na função ar quente, por cerca de 180°C por cerca de 30 a 40 minutos. Depois disso, aumente a temperatura do forno para 200°C para dourar a superfície. Não é necessário papel alumínio na primeira fase. Após retirar a lasanha do forno, é recomendável deixá-la descansar por alguns minutos antes de servir, para que as camadas se firmem e facilitem o corte.

Cook and Chill

Com os ultracongeladores , você pode deixar as lasanhas completamente montadas, seja cruas, pré-assadas ou assadas, já congeladas nas próprias GNs, prontas para finalizar posteriormente. Esses equipamentos funcionam em temperaturas de -35°C e realizam o congelamento rápido da lasanha e de outros produtos, que você pode armazenar em freezers convencionais depois.

No caso do forno combinado, é possível descongelar a lasanha a 60°C utilizando o ar quente e, em seguida, finalizá-la a 200°C para obter o gratinado desejado.

Se você também tiver os fornos Speed Ovens , poderá finalizar as lasanhas em porções individuais em recipientes de cerâmica em apenas 3 minutos (porção 350 g) utilizando esses equipamentos que combinam micro-ondas e ar quente impingido.

Essas opções de preparo e finalização da lasanha oferecem praticidade e agilidade, permitindo que você sirva um prato delicioso em menos tempo.

Conclusão

Existem diversas opções de lasanha com recheios diferentes para oferecer e lucrar mais, atendendo diversos públicos. Além disso, no forno combinado você tem toda facilidade do preparo, garantindo a padronização e com a possibilidade extra de ter o produto disponível em estoque, com maior validade e agilidade no atendimento, utilizando a técnica de Cook and Chill.

Solte a criatividade no seu estabelecimento e conquiste com sabores deliciosos e diversificados desta que é uma das mais apreciadas receitas italianas.

Por fim, confira também nossa postagem sobre os benefícios dos Speed Ovens e como eles podem ajudar seu negócio.

Share by: