O pão é um alimento muito consumido no Brasil e talvez até você já tenha comido um pão que estava congelado antes de chegar quentinho até a sua mesa e nem percebeu.
Será que existe alguma mudança nas características de um e de outro? Vale a pena utilizar esse tipo de pão no seu negócio? Leia este post até o final para saber mais sobre esse assunto!
Nos últimos anos, o uso de alimentos congelados em estabelecimentos gastronômicos vem crescendo exponencialmente por conta da facilidade e durabilidade, como é o caso das verduras, comidas prontas e até mesmo pães.
O pão congelado, além de ser muito utilizado nas padarias, pode ser encontrado facilmente em supermercados. Um exemplo disso são os pães de queijo congelados, seu preparo consiste apenas em levar ao forno por alguns minutos e, depois, é só saborear.
Por gastar menos recursos e ser mais ágil, muitos estabelecimentos adquirem esses produtos. E você, deseja acompanhar essa tendência?
O pão francês , também chamado de pão de sal, é sem dúvidas o pão mais consumido no Brasil. Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo em outras refeições, acompanhado ou não de um café ou de outra bebida, o pão francês está presente diariamente na mesa de milhões de brasileiros.
Tradicionalmente feito à base de farinha, fermento, água e sal, é um produto bastante acessível. Por conta disso, esse pão se popularizou e conta com uma forte predominância no Brasil.
Nesse sentido, ele acaba sendo responsável pela maior parte das vendas e do giro de caixa das padarias. Então, ao otimizar os custos da sua produção, consequentemente o lucro será maior em sua venda.
Essa é uma pergunta muito frequente quando se pensa em pão congelado e a resposta é sim, desde que o procedimento seja feito em um ultracongelador. Esse equipamento realiza o congelamento rapidamente e da forma certa, já que freezers e geladeiras são produzidos para a conservação, não para congelamento.
O processo de congelamento de pães, aliado a um bom planejamento de produção, é ideal para ter praticidade, redução de desperdícios e para oferecer pães sempre quentinhos para os clientes. Ou seja, ele auxilia a padaria a aumentar o lucro de várias formas.
Como vimos anteriormente, é ideal que o processo seja feito no ultracongelador, pois o congelamento rápido garantirá mais segurança e qualidade para o produto.
Confira como você pode realizar o congelamento de pães crus ou pré-assados:
Para pães crus congelados:
Para pães pré-assados e congelados:
Especialistas recomendam que os pães fiquem congelados por, no máximo, dois meses, para que assim eles possam manter as suas características.
Para utilizar o pão congelado, você pode implementar o uso do ultracongelador no seu negócio, para que você mesmo produza e congele rapidamente seus pães, ou pode adquirir os pães já congelados de fornecedores externos, desde que eles também façam esse congelamento corretamente.
Feito isso, os pães devem ser armazenados na temperatura ideal de -18 °C. Depois é só seguir o processo de descongelamento e de preparo indicado.
Veja agora os benefícios de usar pães congelados em seu negócio.
Ao utilizar o pão congelado, você não precisa mais se preocupar em comprar diversos ingredientes para fazer as massas, muito menos prepará-las, pois elas já chegam prontas. Assim, não há necessidade de grandes dispensas para armazenar as matérias-primas, já que elas não são mais necessárias para se ter um delicioso pão francês.
O tempo para a produção de pães é grande, porque o processo de preparo é extenso.Com o uso de pães congelados, pode-se realizar a produção antecipada, que nada mais é que a produção e o congelamento em maior escala, concentrados em dias específicos, para que o restante dos horários seja focados apenas na finalização e na venda.
Caso você opte por comprar os pães já congelados de um fornecedor externo, você não precisa ter uma grande cozinha com vários equipamentos para produzir massas, por exemplo: masseira, modeladora, balanças, entre outros. Tudo o que você precisa é de uma fermentadora e de fornos.
Então, se o seu negócio está no início e você não tem condições financeiras para investir em uma área de produção grande e profissional, essa é uma boa oportunidade para gerar economia, reduzir os custos com a manutenção dos equipamentos e diminuir os gastos com eletricidade e com o espaço que seria ocupado por essas máquinas.
Problemas, como muita demanda para pouca oferta serão resolvidos, visto que é possível ter uma grande quantidade de pães congelados em estoque. Desse modo, sempre haverá uma grande oferta disponível, potencializando ainda mais os lucros de seu estabelecimento.
Para os dias de pouco movimento, também não haverá desperdícios, já que os pães congelados têm mais durabilidade e podem ser assados sob demanda.
Com processos mais automatizados, os colaboradores podem ser realocados em outras tarefas, o que impacta positivamente no bem-estar desses e nos resultados da padaria. Já que você pode, por exemplo, ter um colaborador a mais no atendimento.
Além disso, com mais tempo você pode proporcionar cursos de qualificação aos trabalhadores, para que eles fiquem mais preparados no ramo da panificação.
Neste post apresentamos algumas vantagens de usar o pão congelado no seu negócio. Essa é uma boa forma de melhorar as suas vendas e reduzir custos, porque o pão congelado mantém o sabor e a consistência original, como se tivesse sido feito na hora e sem congelar.
Quer aprender mais sobre gastronomia e, em especial, sobre panificação? Leia outros posts do nosso blog, assim será mais fácil entender como o seu empreendimento pode crescer e ganhar visibilidade no mercado!
O post Pão congelado: as características se mantêm? apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT