Administrar os perfis nas redes sociais de seu negócio nunca foi tão importante quanto na atualidade. Segundo dados de um estudo de 2021 feito pela Zendesk , com mais de 90.000 empresas, de 175 países diferentes, a experiência digital é um grande diferencial para os consumidores.
É através destas que sua marca conhecida e claro, vender seu produto com o mínimo de esforços e baixíssimo custo. Em outras palavras, com um bom trabalho, o seu produto pode vender por si só.
Por esta razão, preparamos a postagem de hoje com algumas dicas para você criar e gerir os perfis nas redes sociais da sua empresa. Leia o texto abaixo e confira.
Inicialmente, elabore toda a comunicação visual do seu empreendimento antes dos contatos e redes. Esta deverá ser uniforme em todos os campos e será a “cara” da sua empresa diante de seus clientes. Conte com apoio de um profissional designer gráfico ou uma agência de publicidade e propaganda, antes de se apresentar ao mercado.
A “persona” é uma pessoa fictícia, com características e personalidade própria, para orientar a forma como sua empresa se comunica. Esta deve ser de acordo com seu público. Por exemplo, se jovem, um discurso mais descontraído e animado, se um público maduro, uma linguagem formal e assim por diante.
Em primeiro lugar, crie telefones, e-mail, WhatsApp e Telegram exclusivos para seu negócio e evite utilizar seu contato pessoal para interações com seus clientes, inclusive por questões de segurança. Imagine que sua empresa agora é uma pessoa e você e seus colaboradores, falarão em nome dela.
Em segundo lugar, crie perfis exclusivos do seu empreendimento . Seja no Instagram, Facebook, LinkedIn utilizando a identidade visual e fotos de suas instalações, a ideia é mostrar sua empresa como ela é. Já para os produtos, evite ulizar fotos de bancos de imagens. Mostre-os como ele é e não algo que não corresponde à realidade.
Em terceiro lugar, abasteça estes dois com todos os dados possíveis e atualizados da sua marca para que seus clientes saibam como encontrá-lo e consigam compartilhar onde você está facilmente. Da mesma forma, mantenha seu cardápio ou lista de preços atualizados. Isto ajuda na divulgação e claro, nas vendas.
Em seguida, escolha alguém da sua equipe para ser o administrador. No dia a dia ficará difícil você produzir e ainda administrar redes sociais e responder mensagens e pedidos. Continue acompanhando e orientando o trabalho de triagem e retorno a todos. Uma dica, pessoas utilizam redes sociais com maior frequência, têm mais facilidade para usar todos os recursos de cada uma delas.
Mantenha sempre uma atitude gentil, positiva e conciliadora com seus clientes e pessoas que interagirem com suas páginas. Tente responder rapidamente todas as mensagens. Por esta razão, a importância de ter um administrador de redes definido e um substituto caso este não possa responder.
Ao desenvolver o material de comunicação, já solicite capas de redes nos tamanhos corretos, os modelos de publicações padrão de modo que você faça apenas a edição do texto e troca da foto. Isto facilita a rotina de quem não domina softwares de design gráfico e padroniza o visual das suas redes.
Separe um cantinho na sua empresa, loja ou escritório para fotografar seus produtos e fazer vídeos. Não precisa ser nada caro, um fundo neutro de tecido e boa iluminação já ajudam bem. O uso de luzes para este fim já está bem difundido e você pode adquiri-las por um preço bem acessível.
Coloque em suas postagens o nome do produto, ingredientes, o que há de diferente, ou se utilizou um método novo, e claro, o preço. Este muitos perguntarão de qualquer forma. Caso não queira divulgar valores, responda particularmente cada cliente e passe todas as promoções e condições.
O foco é a venda de seu produto e divulgação de sua marca e os posts devem ser constantes e pensados para terem aderência com o público-alvo. O que você pode fazer é a divulgação personalizada de mensagens em datas comemorativas como dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados, Natal, Ano Novo etc. Evite mensagens com conteúdo de auto-ajuda, copiadas da internet ou “repostagens” ( repost) de terceiros.
Não poste assuntos de caráter pessoal nos perfis de seu negócio. Reserve-os para o seu perfil particular. Evite fotos pessoais, mesmo que de família e terceiros. Bom reforçar que fotos de pessoas, necessitam da autorização destas. É uma forma de preservar sua privacidade. Afinal a empresa não é você.
Em síntese, esperamos que nossas dicas para você cuidar dos perfis nas redes sociais da sua empresa tenham ajudado. Ademais, acompanhe diariamente o desempenho destas, quantas pessoas estão alcançando, níveis de interação e o mais importante, o retorno financeiro.
Além disso, outro fenômeno é que ao longo dos anos, estas redes mudam, conforme tendências e preferências das pessoas. Fique de olho porque algumas podem não estar mais trazendo a mesma projeção para seu negócio.
Por fim, veja também nossa postagem especial sobre Fotografia de Alimentos e até uma com dicas específicas para fotografia de pães. Continue a leitura.
O post Perfis nas redes sociais: dicas para seu empreendimento apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT