Pratos de Natal: Produção antecipada para as festas

Pratos de Natal: Produção antecipada para as festas

pratos de natal

Pratos de Natal: Produção antecipada para as festas

Planejar e preparar um cardápio, mesmo que simples, para a ceia de Natal ou de ano novo com suas receitas tradicionais é uma grande tarefa que faz parte dessas festividades anuais que celebram bons momentos com a família e amigos.

Porém, precisamos destacar alguns aspectos importantes, como, por exemplo, os custos. Uma pesquisa foi feita pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas do Procon-SP, em 2020, apontou diferenças de 122% nos preços dos itens consumidos no final do ano, fazendo das compras uma tarefa de habilidade financeira.

Além disso, a principal e mais complexa tarefa é toda a preparação da ceia, que demanda tempo. Porém, para a alegria de quem vai montar a ceia e de quem vai vender os alimentos presentes nela, existem opções para facilitar essa produção.

Para isto, uma excelente ideia é vender os pratos e sobremesas já produzidos e congelados ou resfriados, oferecendo-os a pronta entrega ou por encomenda, para serem somente aquecidos e servidos.

Acompanhe nossa postagem e entenda como e porque oferecer seus produtos dessa forma.

Quais são as proteínas tradicionais da temporada?

Existem inúmeras receitas para uma ceia, por isso, primeiramente precisamos entender quais fazem sucesso no fim de ano, confira nossas sugestões:

Peru: é a opção mais comum e as pessoas a buscam por seu preço acessível e pela possibilidade de encomendá-la já decorada.

Aves em geral: bem temperadas, preparadas corretamente e vendidas com acompanhamentos como a boa e tradicional farofa, elas podem representar uma deliciosa opção na ceia.

Tender: uma boa sugestão é oferecê-lo com mostarda e mel, molho de laranja e abacaxi ou outras frutas.

Lombo suíno: podemos oferecê-lo já fatiado e com algum molho agridoce, acompanhado por uma farofa.

Pernil suíno: temperado e marinado o pernil assado fica macio, suculento e muito saboroso.

Leitoa: seja a caipira, à puruca, inteira ou em pedaços, é uma opção que os clientes apreciam bastante.

Tendências da atualidade

Porções menores para duas, seis e doze pessoas, seguindo o modelo de reuniões mais restritas.

Proteínas e pratos prontos para servir: deixando para o cliente apenas a tarefa de decorar os pratos para, por fim, dispô-los na ceia.

Entrega congelada ou resfriada: quando congelado, o alimento tem até 30 dias de validade e resfriado 5, o que possibilita a venda por demanda e a redução de desperdícios, já que você só prepara o que for solicitado.

Acompanhamentos: também é possível oferecer esses congelados, embalados e etiquetados, o que facilita a montagem das ceias. Nisso também podemos incluir diversos tipos e sabores de molhos à parte.

Sobremesas: essas também podem ser preparadas, ultracongeladas e vendidas da mesma forma, complementando a refeição.

Outras oportunidades: um fato importante é que as festas não se restringem somente às duas ceias, mas contam com outros momentos, em outros dias ou até ocasiões fora do ambiente familiar, em empresas ou casa de amigos, aumentando as vendas.

Como fazer a produção antecipada de pratos de Natal?

Para conseguirmos atender o alto volume de pedidos no fim do ano, precisamos ter uma alta produtividade, e, para isso, nós utilizamos a tecnologia, confira:

Fornos combinados: diferentes dos convencionais, esses equipamentos possuem maior capacidade, permitindo a preparação alimentos ao mesmo tempo, e podem produzir diversos itens como o arroz, os legumes e, claro, os assados.

Ultracongelador: esse equipamento faz o congelamento rápido dos produtos até o núcleo a -18°C, dentro do tempo máximo, permitido pela legislação sanitária, de até 240 minutos. Isso preserva a qualidade original e as propriedades nutricionais dos alimentos após esses serem regenerados.

Vantagens de produzir com um forno combinado

Vários processos em um só equipamento: no forno combinado é possível assar, cozinhar com ou sem vapor, fritar, desidratar, grelhar e fazer muitas outras preparações.

Padronização dos processos e produtos: com controle preciso de tempo e temperatura, utilizando, por exemplo, a sonda de núcleo, que monitora o interior do alimento.

Automação: a programação de receitas permite que os produtos sejam assados sem necessidade de acompanhamento constante, o que facilita o trabalho.

Melhoria da qualidade, com o uso de vapor, ar quente ou a combinação dos dois: os alimentos ficam bem assados tanto no interior quanto no exterior e, no caso de proteínas, preserva-se a umidade, mantendo a carne suculenta e com mais peso.

Maior rendimento: com a padronização da temperatura e do tempo pode-se reduzir a perda de peso em até 20% dependendo do tipo de proteína ou produto.

Algumas dicas de como se preparar para fornecer pratos de Natal

Faça um planejamento: escolha um número limitado de receitas que possam ser facilmente combinadas com os acompanhamentos, facilitando a compra, o preparo e a venda.

Fique atento a preços e qualidade: opte por bons insumos que possam dar uma margem de lucro e que não resultem em preço pouco atrativo.

Monte um cardápio digital: envie para seus clientes uma lista de produtos, preços e possíveis combinações de pacotes (combos) para diferentes tamanhos e perfis de refeições.

Organize sua equipe: são comuns as horas extras nesses feriados, mas, com o ultracongelamento, é possível que seus colaboradores possam estar com seus familiares sem afetar na produção e na venda.

Asse e ultracongele com antecedência: como é um período de intensa movimentação no comércio, é bom que se faça todos os processos com dias ou até semanas antes das datas.

Prepare sua armazenagem: faça a embalagem e a identificação por meio de etiquetas e reserve espaço na sua câmara de congelados para esses produtos.

Tenha uma boa logística: tenha uma equipe para entregas e veículos adequados. Se houver finalização, deixe alguém responsável pelo forno, a retirada e a embalagem para expedição no local, o que será bem mais fácil uma vez que não há preparo, apenas aquecimento e montagem ou decoração.

Respeite os prazos e compromissos: seus clientes terão hábitos e horários diferentes, por isso é importante estar preparado para não atrasar ou deixar de atender nenhum deles. Caso ocorra algum problema, comunique-os e ofereça alternativas ou até brindes (como uma bebida ou sobremesa).

Outra dica importante no preparo é ficar atento em como diminuir a perda de peso das proteínas e melhorar o índice de cocção dos alimentos

Gostou das dicas para preparar os pratos de natal? Então acompanhe nosso Blog Prática para se manter em dia com o que acontece no mundo da alimentação. Até mais!

Tags:
Deixe um comentário

error: Content is protected !!