Há séculos, os temperos, ingredientes aromáticos e saborosos têm encantado paladares ao redor do mundo, enriquecendo as tradições culinárias de diversas culturas.
De origens diversas e trajetórias fascinantes, essas preciosidades naturais não apenas agradam nossos sentidos, mas também adicionam profundidade e personalidade aos pratos que preparamos e degustamos.
Vamos mergulhar pelo universo das especiarias e temperos ao redor do mundo, descobrir suas origens e aprender um pouco sobre suas características.
Confira a seguir os que selecionamos para você!
Originário do Mediterrâneo Oriental e do norte da África, o cominho tem sabor terroso e ligeiramente amargo. É uma especiaria importante na culinária indiana, do Oriente Médio e em pratos mexicanos.
Nativa da América do Sul, é obtida das bagas da árvore aroeira vermelha. Apesar de ser chamada de “pimenta”, não é da família. Possui sabor suave e adocicado, lembrando frutas vermelhas.
Da América Central, ela é feita a partir de pimentões secos e moídos. Há diversos tipos de páprica, incluindo doce, defumada e picante. É muito usada para adicionar cor e sabor suave em pratos.
Ele é uma erva muito utilizada em pratos italianos, como pizzas e massas. Seu sabor é levemente amargo e picante.
Vindo da Ásia, o manjericão é uma erva aromática popular na culinária italiana, tailandesa e indiana. Seu sabor é doce e levemente picante, sendo usado em saladas, molhos e pratos diversos.
É uma erva aromática com sabor levemente picante e terroso. É frequentemente utilizado em pratos de carne, ensopados, sopas e molhos.
É uma erva com sabor marcante e aroma delicioso. É muito utilizado em carnes assadas, marinadas, pães queijos mas também sopas, molhos, batatas e outros vegetais.
É uma folha aromática proveniente da região do Mediterrâneo. É usado principalmente como tempero para sopas, caldos, ensopados e cozidos.
Da Ásia, o gengibre é uma raiz com sabor picante e levemente doce. Muito presente em pratos asiáticos, como refogados, molhos, chás e sobremesas.
Do Sri Lanka e outras regiões da Ásia, a canela é uma especiaria doce e aromática. Perefeita em sobremesas, bebidas quentes, como o café e chás, e também em pratos salgados.
Das ilhas Molucas, na Indonésia, a noz-moscada é uma semente com sabor doce e aroma característico. Combina com sopas, molhos, guisados, assados, bolos, biscoitos e até bebidas quentes.
Vinda do sul da Ásia, a cúrcuma é uma raiz alaranjada que, quando seca e moída, vira um pó amarelo intenso. É um ingrediente chave em pratos indianos e asiáticos, além de dar cor aos alimentos.
Nativo também das ilhas Molucas e Nova Guiné. É um botão floral seco com sabor doce e levemente picante. Perfeito em sobremesas, chás, marinadas e pratos salgados.
Não somente para fazer o famoso molho, é um tempero comum em pratos indianos e europeus. Já a mostarda de Dijon ganhou a denominação de origem controlada, devido a sua longa tradição.
Erva com sabor suave de cebola, é um dos temperos mais usados pelos Brasileiros. Entra como guarnição em saladas, sopas, pratos asiáticos e omeletes.
Originário da região do Mediterrâneo e do sudoeste da Ásia, suas flores vibrantes produzem estigmas vermelhos conhecidos como “fios de açafrão” que dão cor e leve aroma aos alimentos.
É a parte seca da planta Coriandrum sativum , da mesma planta cujas folhas frescas são conhecidas como coentro. As sementes têm um sabor diferente das folhas, com notas cítricas e levemente picantes.
De sabor refrescante e mentolado. Excelente para saladas, chás, sobremesas e pratos do Oriente Médio. Duas variedades, a mais comum, Mentha spicata , e a hortelã-pimenta ( Mentha piperita ), mais forte.
É uma variedade de pimenta vermelha com sabor muito picante. Ela dá um toque ardente em diversas preparações como refogados, legumes salteados ou grelhados.
Originário da China, o anis estrelado é uma especiaria com sabor doce e aroma de alcaçuz. É comum em pratos asiáticos, chás e licores.
É uma especiaria moída feita a partir das bagas secas da planta Rhus coriaria , nativa do Oriente Médio e do Mediterrâneo. Elas têm uma cor vermelha escura e resultam em um pó de sabor cítrico e levemente ácido.
É uma semente rica em óleo e com sabor de nozes. Você pode usá-lo para dar crocância em pratos e no preparo de pastas como o tahine.
Originária do Mediterrâneo, a sálvia é uma erva com sabor terroso e levemente picante. Você pode usá-la em pratos com carnes, sopas, molhos e recheios.
Originário da Ásia e da Europa, o estragão é uma erva com sabor levemente anisado. Combina com molhos, saladas e pratos com ovos e peixes.
Originário do Mediterrâneo, o feno-grego é uma semente com sabor amargo e levemente doce. Comum em pratos indianos, pães e ensopados.
Suas folhas, sementes e bulbos vão bem em pratos salgados e sobremesas. As sementes têm sabor adocicado e aroma anisado. Combinam com pães, bolos, chás e pratos salgados.
Originário da Índia, o cardamomo é uma especiaria com sabor doce e aromático. Entram em pratos doces e salgados, além de serem uma parte essencial do masala chai indiano.
Também conhecido como “flor de noz-moscada”, o macis é a casca que envolve a semente da noz-moscada. Tem um sabor semelhante, mas mais suave e delicado.
Originário da Europa, o zimbro é uma baga pequena e escura com sabor amadeirado e ligeiramente picante. Vai bem com carnes, especialmente em marinadas para realçar o sabor.
Em síntese, os temperos, cada qual com suas características singulares e raízes culturais, desempenham um papel essencial na criação de pratos verdadeiramente saborosos. Ao explorar e valorizar a riqueza e a diversidade dos temperos em nossas cozinhas honrarmos suas tradições e sabores e elevamos nossas criações culinárias a níveis de requinte e sabor inigualáveis.
Confira também nosso conteúdo sobre os pães aromatizados com ervas e não deixe de agregar valor aos seus produtos.
O post Temperos: quais destes você conhece e já utiliza? apareceu primeiro em Blog Prática | Gastronomia e Panificação.
MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO
NEWSLETTER
Receba nossas novidades por email:
Obrigado!
SOBRE O BLOG
Focada em auxiliar na produção de comida boa e de qualidade, a Prática desenvolveu um blog para levar dicas e conhecimentos para tornar o setor de food service cada vez mais sustentável e lucrativo.
PRÁTICA PRODUTOS S/A. TODOS OS DIREIROS RESERVADOS COPYRIGHT