Calendário gastronômico: datas para não esquecer!

Prática • jun. 04, 2018

Fique atento ao calendário gastronômico! Afinal, para o consumidor, um feriado ou uma data especial é o motivo perfeito para uma ida ao restaurante ou para encomendar algo especial. Datas comemorativas são ótimas oportunidades para quem trabalha no ramo de alimentação ter um faturamento extra. Por isso, é muito importante ficar atento ao calendário.

Um cardápio especial tende a atrair mais e mais clientes. Muitas comidas típicas presentes no calendário gastronômico carregam significados e trazem à tona lembranças guardadas na memória afetiva. Há pratos que só de ouvir o nome aguçam o paladar. Use isso a seu favor, seduza a clientela!

Separamos neste post algumas datas que não podem faltar no seu calendário gastronômico. Confira também outras dicas para o seu planejamento!

Como se preparar para vender 

Antes de mais nada, planeje com bastante antecedência e escolha as datas que serão contempladas no calendário gastronômico. Obviamente, não dá para incluir todas. Escolha então as que mais têm a ver com a atmosfera do restaurante e que dialogam com o menu fixo da casa.

Em seguida, elabore um cronograma para o seu calendário. Isso o ajudará a se organizar melhor. Depois, busque formas criativas para divulgar as novidades. Mostre ao cliente que o seu estabelecimento é o local mais aprazível para ele desfrutar daquela comemoração.

Marketing sazonal 

Em segundo lugar, divulgar é preciso! Em datas comemorativas, o marketing sazonal é uma excelente oportunidade para aquecer o negócio e aumentar as vendas. Há vários tipos de estratégias de marketing sazonal como campanhas temporárias relacionadas a determinado período do ano.

Entretanto, para ser eficiente, a campanha sazonal deve envolver mais do que a simples listagem das datas. Invista em templates temáticos, com um design relacionado à comemoração. Envie e-mails convidativos aos clientes e, claro, use as redes sociais.

Como montar o cardápio de acordo com o calendário gastronômico

Algumas datas estão intimamente relacionadas à mesa posta e decorada! O peru de Natal e a ceia repleta de guloseimas são um bom exemplo disso.

Cada data tem sua característica, seu tempero marcante. Algumas, porém, não estão tão atreladas ao alimento: não há uma tradição de pratos e preparos, por exemplo, para o dia dos pais.

No dia das crianças, o estabelecimento pode incluir no cardápio opções agradáveis ao paladar infantil e oferecer lembrancinhas e mimos aos pequenos. Outra opção é ir além do cardápio e disponibilizar monitores para brincar com a criançada enquanto os pais apreciam uma boa e tranquila refeição.

Confira abaixo, em ordem cronológica, as datas que não podem faltar no seu calendário gastronômico!

Dia do espaguete

No dia 4 se comemora o dia nacional do espaguete. Já o dia 25 de outubro é o dia do macarrão. Essas são oportunidades para caprichar nas massas do menu. Variar nos formatos, molhos, queijos e apresentações.

Dias de folia

Fevereiro, o tradicional mês do carnaval , pode render um cardápio alegre e leve para os dias da folia. Invista na decoração colorida dos pratos e capriche também na oferta de drinks para incrementar ainda mais.

Pão nosso de cada dia

No dia 21 de março comemora-se o dia nacional do pão francês. Já o dia 16 de Outubro é o dia Mundial do Pão. Esse alimento tão estimado pela família brasileira merece ganhar versões nas entradas, junto dos antepastos. As versões artesanais vão agradar a clientela.

Dia das mães

O segundo domingo de maio é dedicado às mães. É uma ótima oportunidade de oferecer às famílias um cardápio convidativo para a confraternização. O mês das mães também reserva um dia para a comida orgânica, 25 de maio. Um motivo para pensar em opções de alimentação saudável.

Dias de festejos juninos e julinos

A festa junina impera no meio do ano. O cardápio é diversificado: caldos, canjiquinha com costelinha de porco, pipoca, canjica branca com amendoim, mingau de milho verde etc. A estação com temperaturas amenas convida para saborear um bom vinho, cujo dia nacional é 7 de junho. E não param por aí, julho também tem festas!

Dia dos Namorados

Começando nas últimas semanas de maio até o dia 12 de junho, o ticket médio da data é considerável. A estimativa em 2022 foi de que os consumidores gastariam 74% a mais. Agora imagine este ano. Vale a pena pensar em algo.

Dia da comida mineira

O mês de julho oferece um leque de opções: no dia 6, comemora-se o dia da gastronomia mineira. A diversidade e os sabores inigualáveis marcam a culinária típica de Minas Gerais. O dia 10 é reservado à pizza. No dia 29, é a vez da lasanha. Julho é também mês de férias para as crianças. Que tal elaborar uma programação especial para fazer de uma refeição um passeio de férias?

Dia dos pais

Uma das bebidas preferidas pelo brasileiro é celebrada em agosto. O dia 7 é todo da cerveja! Invista no tira-gosto para acompanhá-la. O segundo domingo desse mês é dedicado aos pais. Elabore um cardápio para receber as famílias.

Natal

Por fim, o Natal, celebrado em 25 de dezembro, movimenta essa época do ano. Então, todo mês pode ser dedicado aos quitutes típicos dessa data: panetones, rabanadas etc. São comidas presentes na memória afetiva de muitas famílias.

Ano Novo

Eventos empresariais e familiares de fim de ano, ceias, jantares e bufês especializados para comemorar o fim do ano, não podem ficar de fora. Comece a divulgar seus serviços com antecedência, em geral em Novembro, para já fechar o próximo mês.

Conquistando novos clientes 

Além disso, oferecer novidades é uma ótima forma de sair na frente da concorrência. O mercado de alimentação é disputado e pede inovações. Um bom calendário gastronômico possibilita isso e aquece as vendas. Os menus sazonais também ajudam a captar novos clientes e a gerar interesse no estabelecimento.

O que achou dessas dicas? Veja também como fazer o marketing digital de seu negócio e como conquistar os clientes no delivery. Continue a leitura.

filés empanados fritos à milanesa
Por Prática 26 abr., 2024
Os empanados são sempre saborosos seja como aperitivos ou pratos principais! Aprenda as diferentes técnicas neste artigo.
pavlova com morangos, kiwis e calda de morango
Por Prática 25 abr., 2024
A Pavlova é outra sobremesa que não pode faltar nas vitrines das padarias e confeitarias. Aprenda mais sobre ela.
molheira com molho madeira, cogumelos, cebolas, pimenta, louro e vinho Madeira
Por Prática 24 abr., 2024
O molho madeira combina vinho, caldo de carne e ervas, criando um sabor rico e para acompanhar muitos pratos. Aprenda mais sobre ele.
pistaches com casca
Por Mauro Costa 23 abr., 2024
Ele dá sabor e cor a qualquer receita. O pistache é um ingrediente versátil, que chama atenção e conquista os paladares. Aprenda mais!
Por Prática 22 abr., 2024
Você sabia que pode fazer sous vide em fornos combinados? Veja os benefícios, dicas dicas para não errar neste artigo.
mulher segurando assadeira com croissants
Por Prática 19 abr., 2024
Mini padaria, boulangerie e ponto quente são apenas alguns modelos de negócios no ramo. Aprenda mais sobre eles neste artigo.
diferentes tipos de fornos Prática
Por Prática 18 abr., 2024
Como escolher um forno industrial? Este é um ponto crítico ao começar ou redimensionar seu negócio. Confira as dicas do nosso artigo.
Mãe e filha sorrindo abraçadas.
Por Prática 17 abr., 2024
Prepare seu estabelecimento para receber muitos clientes com algumas ações para o Dia das Mães. Confira nosso artigo!
Por Prática 16 abr., 2024
O bake and chill é uma técnica que utiliza o ultracongelamento para o preparo de pães garantindo a qualidade e eliminando perdas. Saiba mais!
prato decorado com barriga de porco grelhada
Por Prática 15 abr., 2024
Descubra as técnicas essenciais de empratamento e eleve a apresentação dos seus pratos. Confira nosso artigo!
xícara de café espresso sobre mesa
Por Prática 12 abr., 2024
Celebre o Dia do Café com aromas envolventes e sabores irresistíveis, honrando uma das bebidas mais amadas do mundo. Confira nosso artigo.
Por Prática 11 abr., 2024
A temperatura nos ambientes de preparo influencia não só a segurança e qualidade dos produtos, mas também das pessoas. Aprenda mais.
MAIS POSTS
Share by: